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“Autocuidado significa dar a si mesmo permissão para fazer uma pausa.”

~ Cecilia Tran

“Ao cuidar de mim mesmo, tenho muito mais a oferecer ao mundo do que quando estou correndo vazio.”

~ Ali Washington

O surto do coronavírus pode ser estressante para as pessoas. Medo e ansiedade podem fazer com que se sinta sobrecarregado e causar emoções fortes em adultos e crianças. Encontrar maneiras saudáveis ​​de lidar e cuidar de si mesmo pode fortalecer você e as pessoas de quem gosta. Muitas pessoas não sabem o que o dia seguinte, a semana ou até o mês reserva para eles. Essa incerteza é garantida e compreensível. Pode-se consumir o “e se” da pandemia e o que as conseqüências duradouras significam para eles e sua família.

Preocupações como “como lidar com esse período de incerteza, medo e estresse?” são um tema retumbante que ouvi ao trabalhar com clientes. Costumo responder com: “o que você fez para cuidar de si mesmo durante esse período?”, “Como você se mostrou graça?” E “como você demonstrou gratidão?”. A vida tem uma maneira de pressionar o botão “pausar”, a fim de nos forçar a tirar um tempo e a nos derramarmos. Se você se lembrar antes da COVID-19, estava gastando tempo para garantir que estava recarregando? Cuidando do seu eu mental, emocional e espiritual? A família e os amigos estavam obtendo a melhor versão de você? Sim, desta vez é assustador e difícil, mas não podemos parar de cuidar de nós mesmos. O risco de fazer isso pode nos deixar superados com estresse, ansiedade ou até depressão. Durante esse período, podemos descobrir ou redescobrir quem somos, do que gostamos e onde queremos estar neste mundo. Somente quando temos um senso seguro de si e do propósito é que podemos nos dar aos outros.

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Como somos obrigados a ficar em casa para estar seguro, é importante praticar o autocuidado para manter a saúde mental e emocional. Abaixo, você encontrará maneiras de praticar o autocuidado durante esse “intervalo”. O autocuidado não é apenas para você, mas também para aqueles que o rodeiam durante esses tempos difíceis e incertos.

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  • Entre em contato com um conselheiro de saúde mental – É importante reconhecer que você não está sozinho durante esse período. Durante essa pandemia, muitos profissionais de saúde mental prestam serviços de telessaúde para garantir que os indivíduos possam satisfazer suas necessidades mentais e emocionais. Reservar um tempo para conversar com alguém para ajudá-lo a processar seus pensamentos e sentimentos pode ajudar a desenvolver habilidades de enfrentamento para gerenciar o estresse e / ou a ansiedade.
  • Pratique técnicas de mindfulness – corte 15-20 minutos na maioria dos dias da semana para praticar mindfulness / meditação. Por exemplo, existem meditações guiadas gratuitas de Deepak Chopra e Oprah, Dr. Tara Brach ou outros meditadores no aplicativo InsightTimer.
  • Descanse bastante – Você se lembra quando disse: “Gostaria de poder dormir!”? Bem, aqui está a hora de tirar o máximo proveito de acordar tarde ou ir dormir cedo. Alguns de nós podem até ter a oportunidade de tirar uma soneca. Use esse tempo para dormir quando estiver cansado para energizar seu corpo e mente.
  • Dê a si mesmo afirmações positivas diariamente – Você está fazendo o seu melhor! Não há problema em reconhecê-lo! Estes são tempos difíceis, e todo mundo está tentando descobrir um novo normal. Mostre-se compaixão nos dias em que se sentir inadequado ou improdutivo. Dizendo a si mesmo: “Estou no controle dos meus sentimentos”, “sou grato pelo que tenho” ou “estou fazendo o meu melhor”. Esses tipos de palavras de incentivo aumentam o bem-estar emocional e diminuem a intensidade do estresse negativo da frequência.
  • Conecte-se com amigos e familiares – Embora sejamos obrigados a praticar o distanciamento social, isso não significa que devemos nos desconectar completamente daqueles a quem amamos. Aproveite esse tempo para usar a família e os amigos como um sistema de suporte. Continue mantendo as linhas de comunicação abertas entre si, usando as diferentes plataformas oferecidas, como Zoom, Google Hangout ou o aplicativo Houseparty.
  • Descubra novas maneiras de entreter – Você está em casa com as crianças? Como você pode mantê-los entretidos e distraídos? Incorpore novas atividades familiares! Isso pode incluir uma caçada familiar, pintar obras de arte, cadeiras musicais para a família ou criar vídeos caseiros. Você está sozinho em casa? Que novo hobby você pode aprender? Isso pode incluir criar um novo prato na cozinha, escrever um blog ou capítulo em um livro, aprender uma nova habilidade artística.
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Paciência Ruffin, EdD, LPC-MHSP, NCC

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