Dois erros presidenciais no seguro-desemprego
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[extending additional unemployment insurance benefits], também. Economistas independentes mostraram que estender o seguro-desemprego de emergência realmente ajuda a economia, na verdade cria novos empregos. Quando pessoas como Katherine têm um pouco mais para gastar para aumentar o calor em sua casa ou comprar alguns mantimentos extras, isso significa mais gastos com empresas da comunidade local, o que por sua vez pode inspirar essa empresa a contratar mais uma pessoa – talvez Kathy.

Ao deixar de fora uma palavra, o presidente Obama entendeu exatamente isso. A palavra que falta é temporariamente.

O argumento “ajuda a economia” a aumentar os gastos do governo com benefícios adicionais de desemprego é um argumento tradicional de estímulo fiscal: se o governo aumentar os gastos, as pessoas terão mais renda. Eles gastarão parte / a maior parte dela, gerando mais renda para outras pessoas e assim por diante. Dependendo do tipo de gasto, os economistas estimam / adivinham multiplicador fiscal de um dólar de aumento dos gastos do governo (ou cortes de impostos!), depois calcule o aumento do PIB que resultará. A partir disso, eles estimam o aumento do emprego que fluirá do estímulo fiscal do governo.

Os economistas gostam de discutir sobre o tamanho dos multiplicadores para vários tipos de estímulos fiscais. Mas, o melhor que posso dizer, eles não argumentam que um estímulo fiscal temporário resulte em crescimento econômico permanente. Quando o governo deixa de gastar dinheiro, o efeito benéfico do crescimento, por maior ou menor que seja, se dissipa.

Agora, a esperança de um estímulo fiscal tradicional é que ele inicie uma economia emperrada, fornecendo um impulso temporário suficientemente grande para que a recuperação se torne auto-sustentável, mesmo após a retirada do estímulo. Pense nisso como uma forte xícara de café de manhã cedo. Se tudo correr bem, o choque inicial faz você avançar o suficiente para manter um alto nível de energia, mesmo depois que a cafeína acaba.

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É bastante difícil argumentar sobre uma mudança política tão pequena proposta. Outros US $ 25 bilhões em gastos do governo, em uma economia de US $ 16,6 trilhões, não chegam nem perto. Seria como esperar que um gole de café salte no seu dia. Qualitativamente, o argumento pode valer, mas não é grande o suficiente para ser credível (desde que você compre os multiplicadores fiscais assumidos em primeiro lugar).

O presidente Obama deveria ter dito “estender o seguro de desemprego de emergência temporariamente ajuda a economia. ” Mas ele não disse isso porque é um argumento muito mais fraco. Ao omitir essa palavra-chave, ele sugeriu que essa política é inequivocamente boa para a economia como um todo, e não apenas para os beneficiários dos benefícios adicionais.

O presidente Obama, em seguida, dobrou seu argumento falho acrescentando:

É por isso que, no passado, ambas as partes deixaram repetidamente o partidarismo e a ideologia para oferecer alguma segurança aos candidatos a emprego sem amarras. Isso foi feito independentemente de democratas ou republicanos estarem na Casa Branca. Isso foi feito independentemente de democratas ou republicanos controlarem o Congresso. E, a propósito, isso foi feito várias vezes quando a taxa de desemprego era significativamente menor do que é hoje.

No atual contexto legislativo, “sem restrições” significa principalmente “sem cortar outros gastos do governo, agora ou no futuro, para que não haja aumento do déficit líquido”. O presidente Obama quer aumentar os gastos do governo em US $ 6 bilhões nos próximos três meses (ou US $ 25 bilhões no próximo ano, quando inevitavelmente for estendido) sem compensações orçamentárias. Déficits e dívidas seriam maiores se ele conseguisse o que queria.

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Seu problema é que isso transforma seu estímulo fiscal em um perdedor econômico líquido ao longo do tempo. Se você compra os modelos keynesianos, o impulso positivo inicial para o PIB do estímulo fiscal é temporário, mas em troca disso, você obtém um aumento permanente da dívida porque não está compensando os gastos adicionais do governo.

Essa dívida adicional cria uma carga fiscal adicional (pagamentos de juros mais altos) e os déficits orçamentários mais altos também geram um custo econômico, já que uma economia nacional mais baixa leva a um estoque de capital futuro menor, a um crescimento mais lento da produtividade e a salários futuros mais baixos.

Assim, mesmo em uma visão de mundo pontuada pela CBO, na qual os estímulos fiscais funcionam e os multiplicadores fiscais são grandes o suficiente para importar, um aumento temporário e não compensado nos gastos do governo, como o proposto pelo Presidente, resulta em:

  • um aumento temporário do crescimento econômico e do emprego;
  • um aumento permanente nos custos de dívida e juros líquidos;
  • e um declínio líquido no crescimento econômico e na renda ao longo do tempo, à medida que os benefícios a curto prazo se dissipam e os custos a longo prazo se acumulam gradualmente.

Isso não significa definitivamente que você não deve seguir a política. Você pode concluir que um pouco mais de crescimento e criação de empregos vale agora uma maior desvantagem econômica e fiscal no futuro. Ou você pode pensar que o benefício compassivo de ajudar os desempregados vale as desvantagens agregadas de uma política que é um prejuízo fiscal e macro negativo líquido em um período mais longo. O presidente disse isso ontem, quando disse que ajudar alguns americanos (desempregados) é mais importante que o crescimento econômico para todos Americanos. Mesmo se você concorda com as opções de valor do presidente, isso não desculpa seus argumentos econômicos falhos.

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Se você limitar sua visão apenas ao próximo ano, então o que o presidente Obama disse é verdade: os modelos macro tradicionais mostram um aumento do crescimento econômico e de emprego com a mudança de política proposta. Uma visão mais abrangente e mais longa permite que você veja os custos e os benefícios da política do presidente e precisa decidir se bater um par de Red Bulls agora vale a pena pela queda de cafeína mais tarde.

Embora, dado o tamanho dessa política, talvez seja mais como tomar alguns goles da Red Bull. Embora o presidente tenha sustentado seus argumentos econômicos precisamente ao contrário, porque ignorou os custos durante o ano, este é um debate sobre uma mudança política bastante pequena. Em relação a uma economia de US $ 16 bilhões ou mais, isso realmente não é grande o suficiente para importar muito de qualquer maneira.

Ainda assim, isso não desculpa argumentos econômicos ruins.

(Foto oficial da Casa Branca de Pete Souza)



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