Dicas de planejamento de incremento de programa para engenheiros de trem de liberação (RTE) no SAFe – Yodiz Project Management Blog

Dicas de planejamento de incremento de programa para engenheiros de trem de liberação (RTE) no SAFe - Yodiz Project Management Blog
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Dicas de planejamento de incremento de programa para engenheiros de trens de liberação (RTE) no SAFe

Dicas de planejamento de incremento de programa para engenheiros de trem de liberação (RTE) no SAFe - Yodiz Project Management Blog 1

Como Engenheiro de Trem de Liberação (RTE), é seu trabalho facilitar a sessão de planejamento do PI (Incremento do Programa), que pode parecer esmagadora se você não tiver feito isso antes. Aqui estão algumas dicas úteis para prepará-lo para a sessão de planejamento do PI, seja na sua primeira vez ou se você simplesmente deseja aprimorar sua “unidade de aprimoramento implacável”.

1. Garanta um patrocinador executivo

Ter um patrocinador executivo em sua sessão é uma ótima maneira de obter o envolvimento de cima para baixo e de baixo para cima. Peça ao seu executivo para participar, mesmo que seja apenas para abrir a sessão de planejamento do PI. Peça-lhes que forneçam uma breve visão geral do motivo pelo qual você está executando esse programa e isso ajudará as equipes a ver o engajamento e o compromisso em toda a empresa e o executivo a entender como o trabalho do dia a dia é feito. Os patrocinadores executivos geralmente estão muito ocupados; portanto, tenha um espaço nos calendários o mais cedo possível para garantir a participação.

READ  O Agile pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo os membros da equipe milenar?

2. Agende uma sessão de pré-planejamento

Convide todos os membros relevantes da equipe, que podem incluir (mas não se limitam a) mestres de scrum, desenvolvedores líderes, arquitetos líderes e proprietários de produtos para todas as equipes que estarão na sessão de PI.

3. Durante a sessão de pré-planejamento

  • Encontre uma sala grande o suficiente para acomodar toda a equipe. Organize a disponibilidade de comida e café durante o dia.
  • Prepare a agenda da sessão de PI de dois dias.
  • Envie a agenda para toda a equipe com antecedência.
  • Após a conclusão da sessão, é sempre uma boa ideia tomar bebidas ou sair para comer juntos para garantir a formação de equipes.

4. Organize (pelo menos) duas sessões separadas de informações sobre recursos

Programe essas duas sessões de briefing de recursos pelo menos duas semanas antes da sessão do PI para garantir que todos, de negócios, arquitetura, equipes de desenvolvimento e gerenciamento, estejam totalmente alinhados com o escopo.

5. Verifique se os recursos estão prontos como candidatos para a sessão PI

Garanta que os proprietários e gerentes de produtos estejam tendo sessões de aprimoramento contínuo e envolvendo os negócios e todas as equipes necessárias, para que haja o menor número possível de pontos em aberto na sessão PI. A visualização de recursos e suas dependências em uma única placa destacará os problemas subjacentes nos quais o RTE deve se concentrar. Isso também ajudará a preparar uma lista de itens que são cruciais para o próximo PI.

6. Garanta o envolvimento com a equipe de arquitetura do sistema

Envolva a equipe de arquitetura do sistema para garantir que a pista da arquitetura e os facilitadores estejam em boa forma para a sessão de planejamento.

READ  Scrum Master vs Product Owner Diferenças em habilidades, deveres e responsabilidades (Metodologia Ágil) - Yodiz Project Management Blog
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

7. Execução do PI

  • Garanta que todos os participantes estejam envolvidos. O primeiro passo para garantir isso é garantir que você tenha as pessoas certas na sala.
  • Assegure-se de que haja um diálogo constante entre os membros da equipe, andando pela sala e fazendo perguntas às equipes, como “algum de seus recursos / histórias tem dependências de alguma das outras equipes?” Se o fizerem, garanta que as duas equipes discutam.
  • Faça reuniões periódicas de 15 minutos no Scrum of Scrums durante as sessões de grupo para garantir que todas as equipes estejam trabalhando em direção a um objetivo comum.
  • Certifique-se de que as dependências sejam identificadas, compreendidas e marcadas na placa do programa.
  • Verifique se o quadro de programas está visível na sessão PI, indicando o progresso da colaboração e do brainstorming das equipes.
  • Tenha uma raia designada para cada equipe que estiver participando do quadro do programa.
  • Improvise e se coisas não convencionais, como ambientes, dependências legais ou outras forem necessárias, crie uma pista de natação especial e coloque todas essas atividades como facilitadores para torná-las dependências visíveis no quadro do programa.

8. Ferramentas

Use uma ferramenta que sincronize o status das histórias de usuário no nível da equipe e o progresso no quadro no nível do programa. Confira o Kendis, uma poderosa ferramenta de planejamento de Incremento de Programa para conduzir trens de liberação Agile promissores.

9. Organize uma atividade noturna após o primeiro dia da sessão de PI

Aproveite a oportunidade de reunir todos para organizar o jantar, beber e criar um ambiente em que as pessoas possam se divertir e construir relacionamentos com as outras equipes. Você descobrirá que esse é um ótimo benefício colateral da sessão do PI e, com frequência, os problemas que surgirem durante o PI serão resolvidos mais cedo se os indivíduos tiverem um relacionamento pessoal entre si.

READ  Como delegar tarefas • Guia das meninas para gerenciamento de projetos

10. Fechamento de PI

  • Execute uma pequena retrospectiva na sessão PI no final do segundo dia. Isso garantirá que você melhore constantemente.
  • Concorde nos dias e datas das sessões regulares, como Scrum of Scrums, Inspect & Adapt, reuniões de PO, reuniões da equipe de integração etc.
  • Concorde nas próximas datas da sessão do PI
  • Limpe o quarto e dê adeus
yodiz-logo

Yodiz é líder em inovação em ferramentas de gerenciamento ágil de projetos. Temos clientes de mais de 60 países que se beneficiam com a experiência contínua de práticas ágeis sem se preocupar com as configurações e a administração.
Se você gostaria de conversar com a Yodiz para ver como você pode se beneficiar de uma ferramenta de gerenciamento ágil, entre em contato conosco e marcaremos uma reunião para você com um de nossos especialistas.

Contate-Nos

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *