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As últimas semanas foram sem precedentes para todos nós. A pandemia de Covid-19 está afetando nossas rotinas diárias e mudando a maneira como trabalhamos e vivemos. Esses são tempos incomuns que podem impor estresse e desafios adicionais a todos. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a permanecer resiliente neste momento difícil.

  1. Limite seu consumo de mídia social e notícias

Para a maioria de nós, nunca experimentamos algo assim antes – um desligamento global da economia, medidas de distanciamento social e bloqueios indefinidos. Quando as coisas estão mudando minuto a minuto, podemos inevitavelmente experimentar sentimentos de impotência e desamparo. Em tempos de incerteza, nossa mente, que é naturalmente orientada para nos ajudar a sobreviver, buscará desesperadamente qualquer informação ou solução que nos ajude a obter clareza. O que está claro, no entanto, é que nos sentiremos ainda mais sobrecarregados quando consumirmos excessivamente as mídias sociais e as notícias no Covid-19, que muitas vezes são distorcidas e sensacionalistas negativamente. Más notícias podem se tornar mais angustiantes quando nossas mentes ansiosas gravitam em direção aos piores cenários.

Dica: Mantenha-se informado, mas não sobrecarregado. Limitar a exposição às mídias sociais e às novidades não significa que precisamos adotar a abordagem clássica “de cabeça na areia” e fingir que nada está acontecendo. Encontre fontes de informações confiáveis ​​e confiáveis ​​e leia as informações necessárias (ou seja, anúncios do governo) no máximo em 1 hora. cada dia.

  1. Encontre uma nova rotina

Também podemos notar que há mudanças no nosso dia a dia. Não podemos mais ter nossas reuniões ou festas normais de amigos. As crianças estão em casa o tempo todo. A pior parte disso é que não sabemos quanto tempo isso vai durar. Não existe um roteiro para isso. Ter um pouco de previsibilidade e um senso de controle pode ajudar quando não tivermos certeza de como isso será daqui a 1 semana ou 1 mês.

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Dica: Tente encontrar uma nova rotina. Vá para a cama e acorde regularmente. Equilibre o trabalho, o autocuidado, a alimentação e o exercício, para que você se sinta um pouco mais no controle do seu dia. Se você tem filhos, também pode ajudá-los a construir uma nova rotina, pois eles podem experimentar aumento de ansiedade, preocupações e medos ou tédio devido à interrupção de suas rotinas escolares regulares.

  1. Concentre-se em planos e metas pequenas e factíveis

A quarentena mudou definitivamente o timing de nossas metas e planos. As pessoas têm que cancelar seus grandes planos, como casamentos e viagens. Tais mudanças rápidas no nível global devido à pandemia podem nos fazer sentir impotentes e desorientados em relação aos objetivos de vida que estabelecemos.

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Dica: Deixe de lado os planos que você não tem controle e repriorize o que é pequeno, mas factível. Faça uma pausa nas metas que estão atualmente fora de seu controle. Por exemplo, é impossível manter o rigoroso programa de exercícios de academia quando todas as academias da cidade estão fechadas, mas você pode adotar exercícios em casa como uma alternativa eficaz.

  1. Encontre seu próprio espaço para respirar

Devido a medidas de desligamento, a maioria de nós está passando a maior parte do tempo em casa. Seu espaço e tempo pessoais provavelmente são significativamente limitados se você estiver morando com outras pessoas. De repente, seu parceiro, pais ou filhos estão com você 24/7. Se você está se sentindo sufocado, definitivamente não está sozinho. Apesar do quanto amamos nossa família e amigos, todos precisamos deste pequeno espaço de retiro para respirarmos e nos sentirmos novamente.

Dica: Encontre um espaço em sua casa onde você possa fazer uma pausa quando estiver estressado. Não há problema em você se desculpar por uma pausa no autocuidado. Você não está sendo egoísta. Você está simplesmente tentando se cuidar antes de poder cuidar dos outros. Pense nisso como manutenção obrigatória para seu próprio bem-estar.

  1. Distanciamento social não é igual a zero interação social

Existem regras de distanciamento social para proteger nossa saúde física, mas isso tem um enorme impacto negativo em nosso bem-estar mental. Pode facilmente fazer com que nos sintamos extremamente solitários e deprimidos em um momento de incerteza e medo. Afinal, somos criaturas sociais e precisamos de conexões emocionais, especialmente quando o medo e a ansiedade prevalecem. Naturalmente, nos sentimos mais seguros quando estamos conectados como uma comunidade. Nossa dor e ansiedade podem ser aliviadas quando ouvidas por outros.

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Dica: Entre em contato com sua família, amigos e colegas de trabalho. Tente manter contato com as pessoas importantes da sua vida via FaceTime, Skype, telefonemas ou mensagens de texto. Explore atividades sociais virtuais como jogos online, fóruns de hobby, shows virtuais etc. Se você tem filhos, também pode ajudá-los a configurar datas de reprodução virtuais!

  1. Peça ajuda e apoio

Muitas pessoas podem achar difícil manter seus tratamentos físicos ou psicológicos regulares devido à pandemia. Este é um momento psicologicamente desafiador para todos. Sentir-se vulnerável não significa que você é fraco. Significa simplesmente que você é um ser humano e precisa de algum apoio e ajuda durante esse período sem precedentes.

Dica: Acompanhe as suas sessões de terapia da melhor maneira possível. Se você não se sentir confortável com as consultas pessoalmente, pergunte ao seu terapeuta se ele oferece terapias virtuais. Muitos deles ainda estão disponíveis para você, mesmo à distância. Se você nunca fez terapia, não há problema em procurar ajuda pela primeira vez.

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