Uma visão panorâmica da floresta de estruturas ágeis
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O treinamento e desenvolvimento do PPM é um tópico importante e já existe há algum tempo. O quarto Pesquisa Global PPM da PwC revelou que na maioria das organizações, menos de 40% das pessoas são certificadas na metodologia de entrega de programas da organização e 55% consideraram que sua organização não forneceu treinamento suficiente em gerenciamento de programas.

Parece que os profissionais de PPM estão clamando por treinamento e desenvolvimento, mas qual é a melhor maneira de fornecer isso e pode ser criado um profissional perfeito?

A PwC compartilha os mesmos desafios que muitos de nossos clientes em encontrar a combinação ideal de desenvolvimento para produzir profissionais de PPM bem-arredondados e de alto desempenho.

Independentemente da nota ou experiência, nossa abordagem de desenvolvimento se alinha amplamente ao modelo de aprendizado e desenvolvimento ’70: 20: 10′, ilustrado abaixo.

A maior parte do crescimento pessoal e profissional é realizada “no trabalho” – à medida que as pessoas realizam um de nossos muitos compromissos desafiadores, fascinantes e diversificados. O desenvolvimento também é promovido pelos pares por meio da aprendizagem social com os colegas, informalmente e por meio de métodos formais, como acordos de orientação e feedback por escrito.

aprendizagem formal

Acreditamos que excelentes colegas e trabalho desafiador e interessante são os principais catalisadores e facilitadores para a progressão das habilidades de uma pessoa. Se dermos às pessoas talentosas e dedicadas o ambiente certo, elas se aperfeiçoarão através da experiência, observação, auto-reflexão e discussão com seus colegas de trabalho.

Para complementar essa abordagem, também oferecemos uma ampla gama de oportunidades formais de aprendizado. Alguns são específicos da nossa prática de PPM, baseados em nossos 12 elementos de excelência em programas, enquanto outros são oportunidades mais amplas para todos na PwC – e, é claro, incentivamos as pessoas a fazerem qualificações profissionais.

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excelência na entrega

Incentivamos nosso pessoal a adquirir qualificações profissionais, pois destila e confere uma enorme quantidade de melhores práticas; forneça uma estrutura na qual o trabalho seja amplamente reconhecido e as abordagens que promulgam sejam experimentadas e testadas. Eles também são úteis para credenciar o indivíduo e mostrar a capacidade da nossa empresa.

Em nossa busca para descobrir a abordagem ideal para o desenvolvimento de PPM e em nossos esforços para aplicar o modelo 70:20:10, ficou claro que o valor que um indivíduo recebe de cada tipo de aprendizado depende de muitos fatores, inclusive onde eles estão. suas carreiras e seu nível de experiência.

Em geral, descobrimos que aqueles que estão no início de suas carreiras tendem a valorizar as qualificações profissionais e o aprendizado formal mais do que aqueles que estão um pouco mais tempo no dente.

Mas queríamos entender ainda melhor como nosso pessoal se relacionava com a abordagem 70:20:10 e quanto valorizavam cada tipo de oportunidade de desenvolvimento. Para esse fim, pesquisamos nossa competência do Reino Unido em Gerenciamento de Portfólio e Programa em Consultoria, um grupo de cerca de 160 pessoas.

Nossa pesquisa disse (perdoe a referência ‘Family Fortunes’) que temos um grande número de funcionários com qualificações profissionais de PPM, com uma ampla gama de corpos profissionais e conselhos examinados refletidos.

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Esses funcionários disseram que usaram suas qualificações em seu trabalho e com os clientes, no entanto, quando solicitados a descrever o aplicativo específico, não obtivemos respostas altamente impactantes, com uma metodologia compartilhada e linguagem comum sendo os exemplos de uso mais citados.

‘Acredito que completar o profissional de PPM as qualificações me deram uma boa base de entendimento de como o PPM pode ser usado; no entanto, acho que é limitado pela experiência prática mínima que você obtém com a qualificação. “

Curiosamente, eles pensaram que seus clientes valorizavam suas qualificações, mas apenas quando combinados com uma experiência técnica e específica de contexto relevante.

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Ients Os clientes querem ouvir e confiar na experiência (histórias de guerra) de outros clientes. Eles também se beneficiam da nossa capacidade de aproveitar a experiência em setores ou setores específicos. “

O que ficou claro com as respostas da pesquisa foi que, à medida que as pessoas ganhavam mais experiência e antiguidade, atribuíam seu aprendizado e seu sucesso ao trabalho à experiência pessoal ‘no trabalho’.

Isso não é surpreendente, já que as pessoas tendem a realizar um treinamento menos formal, quanto mais experientes se tornam e são os funcionários mais jovens que realizam – e são incentivados (em parte devido aos custos mais baixos de abstração) – a se engajarem em treinamento.

‘Quanto mais você envelhece, menos valiosos eles [qualifications] tornar-se desde que você cresceu sua rede e reputação e pode aproveitar as experiências de seus clientes, o que, em muitos casos, é mais desejável para os clientes do que algumas letras próximas ao seu nome. ‘

As opiniões expressas em nossa pesquisa parecem dar peso aos comentários feitos por John Wooden, o educador e treinador de basquete americano, que disse, ao falar sobre o valor da experiência: “É o que você aprende depois de saber tudo o que conta”.

De muitas maneiras, o treinamento formal e as qualificações profissionais são frequentemente usados ​​como proxy da experiência. As organizações que administram algumas qualificações profissionais visam resolver isso estabelecendo datas de vencimento em seus cursos (por exemplo, o PRINCE2 Practitioner expira após três anos), incentivando as pessoas a continuar estudando ao longo de sua carreira.

No entanto, não deve ser “um ou outro” ao considerar treinamento e experiência formais. Em vez disso, a experiência e o aprendizado formal formam um círculo virtuoso, com o valor do treinamento formal aumentando à medida que o aluno aumenta a experiência.

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Experiência significa que eles têm algo sobre o qual aplicar novos conceitos e é mais provável que tenham a oportunidade de aplicar diretamente o aprendizado quando voltarem aos negócios. Seu custo de abstração pode ser alto, mas o valor e o impacto que eles podem trazer também são exponencialmente mais altos.

A abordagem ideal de aprendizado e desenvolvimento para profissionais de PPM depende do indivíduo e de onde eles estão em sua carreira.

Indubitavelmente, é necessário combinar todas as abordagens e intervenções à disposição de uma organização, e o aprendizado formal e as qualificações profissionais definitivamente têm um papel a desempenhar, mas seu papel não deve ser enfatizado demais.

Quanto à criação de um profissional perfeito de PPM, claramente não existe. Nas palavras de Salvador Dali: “Não tenha medo da perfeição – você nunca a alcançará.”

Andy Peake é Gerente Sênior e Alex Whitehead é Associado Sênior da PwC.

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