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Na meditação, a sugestão de “deixar ir” pode parecer um pouco abstrata, um pouco de um ou outro. O amolecimento, por outro lado, é diferente. Você não pode errar.

Eu notei algo enquanto meditava com outras pessoas recentemente: muitas pessoas comentaram que acham a sugestão de amolecer seus corpos por dentro enquanto meditam mais útil do que as instruções mais comuns para “deixar ir” a tensão. Também é bastante comum nas meditações guiadas de relaxamento e atenção plena, serem solicitadas primeiro a tensionar seus músculos, a fim de depois relaxá-los. A idéia é que é difícil identificar áreas que se tornaram tensas e rígidas – apenas parece normal – então, depois de apertar intencionalmente algo, você aprende a parar de fazê-lo intencionalmente e deixa-o ir. O fato é que fazer algo de propósito e depois parar de fazê-lo é uma ação bem diferente de relaxar uma parte que simplesmente não responde, habitualmente tensa.

Durante o processo dessas meditações, podemos nos acostumar com o ritual de cerrar e depois deixar ir e associar relaxamento a ficar tenso primeiro. É assim que funciona a vida normal, também, para que nenhum dano seja realmente causado, mas perdemos a oportunidade de aprender um movimento completamente diferente – como tratar a nós mesmos como um todo, não nos preocupar em identificar ou isolar determinados aspectos. áreas ou problemas particulares, apenas amolecendo tudo e depois aproveitando a direção geral. Essa também parece ser uma boa maneira nova de abordar a vida em geral, e iniciá-la em um nível visceral significa que é mais provável que a nova maneira se mantenha – o corpo se acostuma.

O comando de deixar ir também pode parecer um desafio mental, como a aplicação de um conceito abstrato, particularmente à medida que se aprofunda, no abandono de pensamentos ou sentimentos. Também parece uma ação de ou / ou: você gerencia ou não. Se você está se esforçando, até certo ponto – você não se solta, falha. A própria perspectiva de sucesso ou fracasso que paira sobre a experiência da meditação parece preparar uma maneira realmente inútil de pensar. Um certo grau de “estou fazendo certo?” É inevitável, mas incentivar isso está se movendo na direção oposta do estado meditativo.

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O amolecimento é diferente. Você não pode errar. Você pode sempre, sempre amolecer um pouco. É uma intenção, uma direção e, como tal, é uma questão de graus. E o próprio fato de que você sempre pode amolecer um pouco mais também significa que você nunca teve sucesso total.

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É tudo progresso e palpável também: você realmente se sente melhor a cada pequeno amolecimento.

O aspecto sensual disso, essa falta de abstração, é impressionante. Você pode se perguntar exatamente o que se quer dizer com desapego quando se trata de tensão muscular, porque pode desconhecer o processo de mantê-lo. Essa dúvida concentra a atenção na cabeça, por isso é fácil iniciar uma discussão interna ou até uma discussão sobre isso. Let Deixei ir o suficiente? Estou indo tão bem quanto as outras pessoas? Eu entendi as instruções corretamente? Meus músculos ainda estão tensos ou estou apenas sentindo dor? Está tensão ou está apenas chamando a atenção para a área? ‘Você pode continuar. Ainda mais com o desapego dos pensamentos ou sentimentos – como podemos dizer que deixamos o ir definitivamente? Isso é realmente normal, saudável ou possível, durará para sempre, durará para sempre, quem eu seria sem meus pensamentos e sentimentos? É o suficiente para deixá-lo tenso.

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Enquanto que quando algo amolece um pouco, ele amacia. Você pode sentir que tem, e isso é tudo o que é necessário. A ordem de relaxar também pode parecer conter algum tipo de julgamento e ser difícil de alcançar, inteiramente. Soft é uma palavra sobre a qualidade das coisas. É muito relativo e muito real.

De uma chance. Sente-se como está sentado, pense no que está pensando, sinta o que está sentindo … apenas suavize tudo um pouco. Suavize o interior, as paredes internas da cabeça, peito, barriga, braços e pernas ou a parte interna do rosto. Deixe tudo ser um pouco mais suave.

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Como é isso?

Todo o material clínico deste site é revisado por um ou mais psicólogos clínicos ou outros profissionais qualificados em saúde mental. Este artigo específico foi publicado originalmente por em e foi revisado ou atualizado pela última vez por Dr. Greg Mulhauser, Editor-Chefe em .

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