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[“considerably larger than $500 to $600 billion”], ou mesmo na faixa de US $ 500 bilhões, é um grande desafio. Embora o estímulo mais eficaz seja o investimento do governo, é difícil identificar projetos viáveis ​​de gastos na escala necessária para estabilizar a macroeconomia. Além disso, existe uma tensão entre a necessidade de gastar o dinheiro rapidamente e o desejo de gastar o dinheiro com sabedoria. Para obter o pacote no tamanho necessário e também para resolver outros problemas, recomendamos combiná-lo com benefícios fiscais estaduais substanciais e reduções de impostos para indivíduos e empresas.

Aqui está o segundo (p. 12):

Peter Orszag e a equipe de carreira da OMB, juntamente com a equipe da NEC, trabalharam com as equipes de política para identificar os gastos e reduções de impostos direcionadas que poderiam ser efetivamente realizadas em seis áreas prioritárias: energia, infraestrutura, saúde, educação, proteção dos vulneráveis ​​e outras prioridades críticas. O imperativo econômico de curto prazo era identificar tantas promessas de campanha ou itens de alta prioridade que gastariam rapidamente e seriam inerentemente temporários. O imperativo econômico de longo prazo, que coincide com o imperativo da mensagem, é identificar itens que seriam transformadores, fazendo uma contribuição duradoura para a economia americana.

Aqui está o terceiro (p. 12, ênfase no original):

[I]É importante reconhecer que só podemos gerar cerca de US $ 225 bilhões em gastos reais em investimentos prioritários nos próximos dois anos, e isso é depois de fazer o que alguns podem argumentar como suposições otimistas sobre a escala de investimentos em áreas como TI de saúde que são viáveis ​​ao longo dos próximos dois anos. esse período.

Eu interpreto:

  • Os consultores selecionaram suas principais prioridades de gastos “identificando[ing] tantas promessas de campanha ou itens de alta prioridade que acabariam rapidamente e seriam inerentemente temporários “. Eles iniciaram seu processo de decisão de gastos cumprindo as promessas da campanha.
  • Eles podiam identificar US $ 225 bilhões em gastos que eles pensavam que cumpriam seus critérios. Mesmo esse número incluía suposições otimistas sobre quanto eles poderiam gastar rapidamente para a área de TI em saúde e outras áreas.
  • Do ponto de vista macro, eles achavam que precisavam de um número agregado maior e passaram para itens de menor prioridade. O presidente escolheu um grande efeito macro (esperado) em vez de um projeto de lei menor que usava o dinheiro dos contribuintes com mais eficiência.
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O Sr. Lizza descreve o Presidente pressionando seus consultores econômicos:

Em uma reunião em Chicago, no dia 16 de dezembro, para discutir o memorando, Obama não pressionou por um estímulo maior do que o recomendado por Summers. Em vez disso, ele pressionou seus consultores a incluir uma iniciativa inspiradora de “tiro na lua”, como a construção de uma “rede inteligente” nacional – um sistema de transmissão de alta tensão, às vezes conhecido como “superestrada da eletricidade”, que tornaria a fonte de energia dos EUA muito mais eficiente e confiável. Obama, ainda pensando que poderia ser diretor de mudança, estava procurando algo ousado e icônico – sua versão da Represa Hoover -, mas Romer e outros finalmente tiveram uma conversa “franca” com ele, explicando que grandes iniciativas para o estímulo eram importantes. não é viável. Eles custariam muito, e não seriam suficientes no curto prazo. As idéias mais eficazes eram menos sensuais, como enviar centenas de milhões de dólares para as dezenas de estados que estavam enfrentando suas próprias crises orçamentárias.

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Lizza sugere que o presidente se preocupou mais com as mensagens e os gastos “inspiradores ‘da lua’ ‘, enquanto seus conselheiros se concentraram no fortalecimento da economia. Observe que a descrição do Sr. Lizza dos conselhos do Dr. Romer sobre a eficácia da ajuda aos estados contradiz o memorando de Summers.

O Sr. Lizza relata que, em 1º de fevereiro de 2009, os assessores do Presidente pediram que ele dissesse aos líderes do Congresso Democrata que o pacote não deve exceder US $ 900 B. Veja mais do Sr. Lizza:

Os senadores provavelmente alterariam o projeto de lei para adicionar cerca de quarenta bilhões de dólares em projetos pessoais – alguns dignos, outros inúteis. Ao mesmo tempo, Obama não havia abandonado o sonho de um projeto de lua cheia. Ele havia substituído a rede inteligente por um pedido de US $ 20 bilhões em financiamento para trens de alta velocidade. Mas incluir esse pedido era arriscado. “Os críticos podem argumentar que essa proposta não é apropriada para uma conta de recuperação, porque o financiamento que propomos provavelmente será gasto em mais de 10 anos”, escreveram os consultores.

Para encontrar o dinheiro extra – quarenta bilhões para satisfazer os senadores e vinte bilhões para Obama – o presidente precisou cortar sessenta bilhões de dólares do projeto. Ele recebeu duas opções: ele poderia exigir que o Congresso removesse uma provisão tributária de setenta bilhões de dólares que não servia de estímulo, mas era importante para a liderança da Câmara, ou ele poderia cortar sessenta bilhões de dólares em gastos altamente estimulantes. Ele decidiu o último.

Se as reportagens de Lizza estiverem corretas, por causa da objeção de seus assessores econômicos, o presidente Obama substituiu US $ 60 bilhões em “gastos altamente estimulantes” por gastos lentos, mas “inspiradores” US $ 20 bilhões em trens de alta velocidade e US $ 40 bilhões em carne de porco para o Senado. Aliados democratas. E isso está começando a partir de um ponto em que ele sabia que seus conselheiros pensavam que não mais de US $ 225 bilhões do total de US $ 826 bilhões eram estímulos eficientes, de alta qualidade e gastos rápidos.

p.s. Esta postagem mostra por que você não divulga memorandos públicos escritos ao Presidente por seus conselheiros seniores. Os assessores presidenciais devem proteger os conselhos que dão ao presidente. A decisão de dar ao Sr. Lizza acesso a tantos memorandos confidenciais ao Presidente foi cegamente estúpida ou chocantemente desleal e prejudicou a instituição da Presidência.

(crédito da foto: Trey Ratcliff)



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