3 lições de liderança de uma pandemia global
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Por Cyndee Miller

Em questão de meros meses, o coronavírus mudou tudo. Nesse ponto, mal consigo me lembrar de como era a vida pré-pandêmica – ou que dia é hoje.

Oh espera, é o Dia da Terra. E o COVID-19 também transformou isso. Algo estranho – e bom – está acontecendo.

Na Índia fechada, lar de 21 das 30 cidades mais poluídas do mundo, o ar em Délhi é mais limpo do que em décadas e os índios podem mais uma vez vislumbrar o Himalaia. A Agência Espacial Européia divulgou na semana passada imagens de satélite mostrando como Veneza, os famosos canais da Itália, foram praticamente esvaziados do tráfego de barcos, deixando águas azuis claras e vida marinha visível. No Parque Nacional de Yosemite, agora calmo e sem turistas, a população de ursos quadruplicou. Dos EUA à Tailândia, as tartarugas marinhas estão prosperando na ausência de humanos em praias fechadas.

E na China, a inatividade industrial levou a uma queda nas emissões de CO2 em 100 milhões de toneladas em fevereiro. Com o surto de coronavírus que paralisa as economias, as emissões de dióxido de carbono podem cair mais de 5% este ano – a maior queda global desde a Segunda Guerra Mundial, de acordo com Rob Jackson, presidente do Global Carbon Project e professor da Universidade de Stanford. .

Mas esse progresso ambiental é construído para durar? Ou desaparecerá quando a economia mundial começar a se reconstruir?

Depois que as emissões mundiais de gases de efeito estufa caíram ao lado da crise financeira global de 2008, elas subiram 5,1% em meio à recuperação, disse Jackson à Reuters. O efeito rebote já está ocorrendo na China: até o final de março, o consumo de carvão e a poluição por dióxido de nitrogênio haviam retornado aos níveis normais.

READ  A morte do gerenciamento de projetos • Guia para meninas de gerenciamento de projetos

Sem uma estratégia para suportar mudanças estruturais, qualquer melhoria ambiental na era do COVID-19 provavelmente terá vida curta. Eu entendo que a luta contra a mudança climática provavelmente não está no topo agora. Mas esse é o verdadeiro perigo – que o problema mude para segundo plano e que cegamente voltemos aos negócios como sempre, quando há claramente muito trabalho a ser feito. As Nações Unidas em novembro pediram uma redução de 7,6% nas emissões todos os anos entre agora e 2030, para dar ao mundo uma chance viável de alcançar a meta do Acordo de Paris e limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

A paralisação induzida por coronavírus mostrou ao mundo como a ação climática pode parecer em hiper-foco. Mas será apenas um momento fugaz, sem um compromisso real com as mudanças fortes e sustentáveis ​​realizadas pelos líderes do projeto. Um exemplo principal: um projeto em Milão, na Itália, tem como objetivo realocar o espaço das ruas de carros para andar de bicicleta e caminhar. Sob o bloqueio nacional, o congestionamento do tráfego – e a poluição do ar – tiveram uma queda drástica. E agora os líderes do governo querem continuar assim.

Cabe aos líderes prospectivos usar esse momento para financiar projetos que promovam ações ambientais e crescimento econômico.

Uma mudança agressiva para as energias renováveis ​​pode impulsionar uma recuperação pós-pandemia com um aumento de US $ 98 trilhões no PIB entre agora e 2050, de acordo com um novo relatório da Agência Internacional de Energia Renovável. O investimento em energias renováveis ​​também quase quadruplicaria os empregos em energia renovável para 42 milhões, ao mesmo tempo em que enfrentava as mudanças climáticas.

READ  Liderando o caminho através desta crise

“Os pacotes de estímulo e recuperação também podem acelerar a mudança para economias sustentáveis, descarbonizadas e sociedades inclusivas resilientes”, disse Francesco La Camera, diretor-geral do grupo em comunicado. “Como a crise atual deixa claro, não podemos mais tomar decisões políticas e investimentos isoladamente em meio a desafios sociais, econômicos e ambientais entrelaçados.”

A batalha para conquistar o COVID-19 é um poderoso testemunho da força da colaboração global. E especialmente neste Dia da Terra, vale a pena pensar em como os líderes do projeto podem ajudar o mundo a se recuperar e reconstruir um futuro mais sustentável. Você está pronto?

Postou
                por Cyndee Miller
em: 22 de abril de 2020 12:29 |
Permalink



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *