cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Com certeza absoluta, em algum momento você pode ter dito ou ouvido alguém dizer: “ele é um narcisista” ou “ela é tão narcisista”. No campo da psicologia, existe o distúrbio da personalidade narcísica, diagnosticado mediante o cumprimento de vários critérios distintos.

Os principais recursos de diagnóstico são os seguintes:

  1. “Tem um senso grandioso de auto-importância;
  2. está preocupado com fantasias de sucesso ilimitado, poder, brilho, beleza ou amor ideal;
  3. acredita que ele é “especial” e único e só pode ser entendido por, ou deve se associar a outras pessoas especiais ou de alto status;
  4. requer admiração excessiva;
  5. tem um senso de direito;
  6. é interpessoalmente explorador;
  7. falta empatia; não está disposto a reconhecer ou se identificar com os sentimentos e necessidades de outras pessoas;
  8. freqüentemente inveja dos outros ou acredita que os outros invejam dele;
  9. mostra comportamentos ou atitudes arrogantes e arrogantes. ” (American Psychiatric Association, 2013, p. 669-670).

A maioria das pessoas envolvidas em relacionamentos com indivíduos com transtorno de personalidade narcisista frequentemente descreve a interação como caminhar sobre cascas de ovos. Para imaginar esse tipo de indivíduo, existem alguns filmes que retratam personagens com esse tipo de personalidade; acho que Meryl Streep em O diabo veste Prada. Outros exemplos incluem Christian Bale no American Psycho, Ben Stiller no Zoolander, Vivien Leigh em Gone With the Wind e Michelle Pfeiffer no White Oleander.

Existem algumas interações muito típicas que alguém provavelmente experimentaria se estivesse envolvido com alguém com transtorno de personalidade narcisista. Um desses tipos de interações é conhecido como Love Bombing. Utilizado como um método para atrair suas vítimas, isso se manifesta como gestos ou palavras muito românticos, lisonjas intensas e demonstrações constantes de afeto. Isso tende a inflar a confiança da vítima e impulsiona seu desejo de ter esse nível contínuo de afeto e atenção. Enquanto a vítima acredita que todos esses grandes gestos são sobre ele ou ela, a realidade é que essas técnicas são usadas pelo narcisista para inflar seu próprio senso de admiração e auto-estima. O espelhamento é outra estratégia usada por indivíduos com transtorno de personalidade narcisista. Os narcisistas envidarão esforços para que suas vítimas percebam que são como eles e os dois têm muito em comum. As vítimas geralmente sentem que encontraram suas almas gêmeas. Através desse espelhamento inspirado na inveja, as vítimas perdem o senso de singularidade e a auto-estima diminui com o tempo. Os narcisistas também são versados ​​no tratamento silencioso. Além disso, muitas vezes projetam suas próprias crenças ou percepções indesejáveis ​​sobre suas vítimas. Outra estratégia comum, conhecida como Gaslighting, envolve o uso de abuso psicológico, em que o narcisista apresenta informações imprecisas à vítima, para que ela se questione ou duvide de si mesma, de sua memória ou percepção e, às vezes, até de sanidade.

READ  O que fazer quando o COVID-19 cancela a escola
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Isso parece familiar ou ressoa com você? Se você realmente se identificar com as características e comportamentos detalhados acima, provavelmente também reconhecerá instabilidade em seus relacionamentos interpessoais e uma quantidade razoável de insatisfação. Se você deseja aprender mais sobre si mesmo, o que motiva seus comportamentos e, possivelmente, considera a mudança, sugiro conversar com um profissional; encontre um terapeuta, como eu, confiante em distúrbios de personalidade. Se você se encontra do outro lado do espectro, acreditando que pode ser uma vítima, também há ajuda para você. Eu também sugiro que você procure um terapeuta e alguém bem treinado para lidar com transtornos de personalidade. Enquanto isso, consulte a lista abaixo para obter alguns recursos úteis para as vítimas, mas não tente apenas resolver isso sozinho. Pode ser imensamente útil obter apoio e ajuda nesse processo de desapego e cura.

Site útil:

Out of the Fog: Informações para pessoas com um membro da família ou amado que sofrem de um distúrbio de personalidade.

Leituras úteis:

Desarmar o narcisista: sobreviver e prosperar com os auto-absorvidos de Wendy T. Behary
Narcisismo: sobreviver aos auto-envolvidos – um pouco de cartilha sobre narcisismo e autocuidado por Meredith Resnick
Como sobreviver amando um narcisista por Dr. Andrew M. Goodman
Por que é sempre sobre você ?: Os sete pecados capitais do narcisismo de Sandy Hotchkiss
Narcisismo: entre na mente de um narcisista! de Clarence T. Rivers
Quem está puxando suas cordas ?: Como quebrar o ciclo de manipulação e recuperar o controle de sua vida por Harriet B. Braiker, Ph.D.

Referências

Associação Americana de Psiquiatria. (2013). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Washington, DC: American Psychiatric Association.

READ  Seis razões pelas quais é importante que os casais compartilhem sentimentos - TherapyTribe

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *