Man sitting and staring into the distance thoughtfully
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Homem sentado e olhando para a distância, pensativoÀ medida que o surto do novo coronavírus avança, o número de novos casos não é a única coisa a aumentar. À medida que os especialistas médicos continuam enfatizando a gravidade do vírus, as pessoas em todo o mundo enfrentam níveis crescentes de medo e ansiedade sobre o possível impacto econômico e à saúde do COVID-19.

É normal experimentar turbulências emocionais em tempos incertos. Mesmo que você nunca tenha experimentado mais do que níveis leves de ansiedade e estresse, pode estar começando a perceber que as atualizações diárias do COVID-19 estão começando a afetar sua saúde mental.

Os problemas de saúde mental existentes – depressão, ansiedade ou obsessões e compulsões, para citar alguns – geralmente pioram em tempos de estresse ou tensão. Se você vive com essas preocupações, enfrentar a realidade de uma pandemia global pode facilmente desencadear sintomas que você geralmente consegue gerenciar. Para complicar ainda mais, encontrar um terapeuta ou marcar uma consulta com o terapeuta atual pode apresentar um desafio maior do que normalmente.

Como encontrar um terapeuta durante o distanciamento social

À medida que as pessoas em todo o país começam a apreciar a gravidade do vírus, as autoridades governamentais começam a estabelecer restrições quanto à reunião e reunião em espaços fechados.

Embora as sessões de aconselhamento em grupo possam ter sido suspensas, a terapia individual envolve apenas duas pessoas. Também é um tipo de assistência médica, portanto, não importa em que estado você mora, a terapia é considerada um serviço essencial. Em outras palavras, você pode sair de casa para ver seu terapeuta.

Mas o que acontece se você, seu terapeuta ou alguém de uma de suas famílias começar a mostrar sintomas do COVID-19? Se você precisar colocar em quarentena ou se auto-isolar, a terapia em pessoa não será mais possível. Você ou seu terapeuta também podem querer evitar se aventurar, mesmo que seu estado ainda não tenha emitido um pedido que o impeça.

Muitos terapeutas já adotaram suas práticas digitais como medida de precaução. A saúde telemental ou terapia on-line pode ser perfeitamente segura e privada, desde que o seu terapeuta tome medidas para encontrar uma plataforma compatível com HIPAA para fornecer terapia.

Se você ainda não tem um terapeuta, iniciar sua pesquisa mais cedo ou mais tarde pode ser uma opção inteligente. Alguns terapeutas podem ter horários mais ocupados do que o habitual, à medida que mais pessoas precisam de apoio profissional. Você pode começar sua pesquisa no diretório de terapeutas da GoodTherapy, onde poderá encontrar vários terapeutas que fornecem teleterapia. Mais terapeutas podem estar se voltando para esse formato, à medida que o COVID-19 continua se espalhando.

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Os serviços de terapia on-line também conectam você a um provedor licenciado para aconselhamento que ocorre por meio de software de vídeo seguro. Embora seu provedor de seguros possa não cobrir serviços de terapia virtual, a terapia on-line pode custar menos que a terapia presencial, algo que você pode achar particularmente importante se estiver enfrentando incerteza financeira.

Embora alguns especialistas acreditem que a terapia em pessoa possa ser o modo de tratamento preferido em muitos casos, quando o acesso ao tratamento em pessoa se torna difícil, a terapia on-line ainda pode oferecer benefícios significativos. Mesmo se você preferir se encontrar com um terapeuta pessoalmente, o aconselhamento a distância pode ajudá-lo a gerenciar sintomas graves durante a pandemia.

Gerenciamento de sintomas difíceis de saúde mental por meio do COVID-19

Além de se preocupar com a possibilidade de você (ou seus entes queridos) contrair o vírus, você também pode estar preocupado com o futuro do seu trabalho, se perguntando quando o surto desaparecerá e começando a sentir o fardo do isolamento prolongado, se você estiver se distanciando social sozinho.

Essas peças se encaixam para formar uma imagem não tão bonita. E isso se você já não tiver problemas de saúde física ou mental.

Pessoas que já lutam com os sintomas podem estar tendo um momento ainda mais difícil. Se você tem TOC ou ansiedade na saúde, lembretes constantes do potencial de exposição e da necessidade de lavar as mãos com frequência podem piorar os sintomas, mesmo se você já trabalhou nesses sintomas com a ajuda do terapeuta.

Os pensamentos de depressão podem se tornar mais intensos quando você enfrenta isolamento e solidão, especialmente se você não consegue seguir suas rotinas típicas de enfrentamento, como passar um tempo com os amigos, visitar seus parques favoritos ou fazer um bom treino na academia.

Se você vive com ansiedade ou tem ataques de pânico, também pode observar sintomas mais graves, pois não é incomum que os sintomas piorem quando você enfrenta mais estresse do que o normal. Você pode se sentir preso, sem esperança e com problemas para dormir (ou mais problemas do que o normal).

Se você está se sentindo infeliz agora, pode se perguntar como pode gerenciar seus sintomas. Mas é absolutamente possível cuidar da sua saúde mental, mesmo durante uma pandemia.

Converse com seu terapeuta

Primeiro, é essencial trabalhar com seu terapeuta para determinar como manter sua rotina de tratamento típica. Se a terapia como de costume não for possível, seu terapeuta pode ter algumas sugestões que podem servir de substituto por enquanto.

Se você tomar medicamentos, ligue para a farmácia para saber mais sobre suas opções de receita médica, se não puder sair. Talvez você consiga algumas recargas de medicamentos mais cedo. Algumas farmácias também começaram a oferecer entrega gratuita a pessoas que não podem tomar seus medicamentos. Continue seguindo as orientações do seu médico sobre o uso de medicamentos.

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Atenha-se a uma rotina

Seguir uma rotina pode ajudar a fornecer uma sensação de normalidade. Claro, você não precisa ir a lugar nenhum ou fazer nada. Mas acordar na mesma hora todos os dias, vestir-se e comer refeições regulares pode ajudar a evitar padrões que possam ter um impacto ainda mais negativo no seu bem-estar – pular refeições, dormir o dia todo ou evitar tarefas essenciais como limpeza e lavanderia.

Cuide da sua saúde física

É importante dormir e comer o melhor possível. A ansiedade pode atrapalhar o seu sono, e o sono insuficiente pode piorar a ansiedade. Esse ciclo pode causar problemas mesmo em tempos comuns. Agora mesmo? Provavelmente é a última coisa com a qual você deseja lidar. Desligue os dispositivos à medida que eles se aproximam da hora de dormir e tente se envolver em uma atividade relaxante antes de dormir. Banhos quentes, música relaxante ou a leitura de um livro favorito são ótimas maneiras de relaxar.

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Você pode não ter todos os alimentos que está acostumado a comer. Se você não conseguiu comprar mantimentos frescos, suas refeições podem ser limitadas ao que você tem em mãos. Isso pode dificultar a alimentação nutritiva, mas tente adicionar o máximo possível de alimentos integrais e produtos frescos em suas refeições. Os chamados “alimentos de bom humor” podem trazer muitos benefícios à sua saúde emocional. Se você não conseguir “se alimentar de forma saudável” no momento, não se preocupe. Mas tente evitar pular refeições, pois isso não ajudará seu bem-estar.

Pratique o autocuidado

Alguns de seus métodos típicos de enfrentamento, como passar tempo com amigos, visitar um zoológico ou museu ou ir à biblioteca, podem estar inacessíveis por enquanto. Isso pode ser difícil de lidar e pode até aumentar sentimentos de desesperança.

Encontrar uma atividade de substituição semelhante pode ajudar, no entanto. Por exemplo:

  • Visite o site do seu zoológico local (ou qualquer zoológico) para ver transmissões ao vivo de animais
  • Acesse audiolivros ou e-books no site da sua biblioteca local
  • Conecte-se com seus entes queridos através de mídias sociais e bate-papo por vídeo
  • Confira recursos culturais, como visitas a museus on-line ou transmissões de ópera ao vivo e outras apresentações.

Se possível, desfrute de qualquer passatempo que você possa fazer em casa. Você também pode usar seu tempo em casa para experimentar novos hobbies, como assar, jardinagem, fazer arte, aprender um novo idioma ou escrever.

Mantenha-se ativo

Se você costuma ir a uma academia ou se exercitar em grupo, pode encontrar temporariamente sua rotina de exercícios habitual. Isso pode ser angustiante o suficiente, mas muitas pessoas usam exercícios para ajudar a gerenciar o sofrimento emocional.

No entanto, você ainda tem opções de exercício, mesmo com distanciamento social. Se você tem espaço para se exercitar em casa, muitos sites de fitness e serviços de streaming estão temporariamente oferecendo exercícios gratuitos para pessoas que ficam presas em casa. Você sempre pode encontrar vídeos no YouTube, e seu site favorito de saúde e bem-estar também pode conter alguns artigos sobre o assunto.

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Se você não pode se envolver em muita atividade física, encontre um local tranquilo lá fora, onde poderá desfrutar da mudança de cenário e do ar fresco. Lembre-se de que você ainda é incentivado a sair. Apenas certifique-se de manter distância dos outros.

Tem um plano

Desenvolver um plano de crise pode ser uma medida importante para ajudá-lo a pensar em suicídio ou auto-mutilação. Esse plano pode incluir:

  • nomes de entes queridos para contatar para suporte
  • alguns métodos de enfrentamento que funcionam regularmente para você, como assistir a vídeos engraçados, registrar em diário ou colocar música suave
  • números para o seu terapeuta e uma linha de apoio à crise
  • gatilhos inúteis que você deseja evitar, como atualizações de notícias ou mídias sociais

Quando sentir um sofrimento significativo entre as consultas de terapia, lembre-se de que sempre poderá procurar apoio de uma linha de apoio à crise. Ligar 1-800-273-8255 ou texto CASA para 741741 a qualquer hora do dia ou da noite para obter suporte confidencial.

Uma solução de telessaúde para profissionais de saúde mental

Como obter os cuidados de saúde mental necessários durante o COVID-19 1À medida que os terapeutas e outros profissionais de saúde mental navegam na vida agora, sabemos e entendemos como os eventos atuais podem estar afetando seus compromissos profissionais com os pacientes que você cuida, sua própria família e seu bem-estar pessoal. Queremos ajudá-lo a manter o máximo de normalidade possível durante as próximas semanas. Se você está pronto para começar as sessões exatamente de onde parou, estamos muito empolgados em compartilhar que estamos oferecendo oficialmente aos nossos membros (em planos selecionados *) telessaúde gratuita. Esperamos que isso diminua a distância e facilite o distanciamento social para você e seus pacientes. Saiba mais e comece aqui.

*Incluído sem custo para Planos de associação com faturamento anual e anual. Os membros mensais têm acesso gratuito por 90 dias e serão cobrados US $ 9,99 / mês após o término do período de avaliação.

Referências:

  1. Brewer, K. (2020, 16 de março). Coronavírus: Como proteger sua saúde mental. BBC. Recuperado de https://www.bbc.com/news/health-51873799
  2. Gordon, J. (2020, 16 de março). Lidar com o coronavírus: Gerenciando o estresse, o medo e a ansiedade. Instituto Nacional de Saúde Mental. Recuperado em https://www.nimh.nih.gov/about/director/messages/2020/coping-with-coronavirus-managing-stress-fear-and-anxiety.shtml
  3. Ponte, K. (2020, 20 de março). Coronavírus: estratégias de enfrentamento em saúde mental. Aliança Nacional sobre Doenças Mentais. Recuperado em https://www.nami.org/Blogs/NAMI-Blog/March-2020/Coronavirus-Mental-Health-Coping-Strategies
  4. Estresse e enfrentamento. (2020, 30 de março). Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Recuperado em https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prepare/managing-stress-anxiety.html






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