cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Como o gerenciamento de projetos mudou? • Guia das meninas para gerenciamento de projetos 2

Agora, não estamos gerenciando projetos da mesma maneira que as pessoas gerenciavam projetos anos atrás. As abordagens adotadas por muitas empresas e órgãos profissionais para gerenciar projetos são diferentes agora de quando eu comecei no campo em 2000.

Então, por que isso aconteceu e quais foram as maiores mudanças na evolução do gerenciamento de projetos?

Há várias coisas em que focar, mesmo comparando minhas próprias experiências desde quando comecei a gerenciar projetos há mais de 10 anos com o local de trabalho hoje.

Primeiro, vamos analisar o histórico de gerenciamento de projetos, antes de entrarmos nas mudanças que vimos em campo mais recentemente.

Há quanto tempo o gerenciamento de projetos existe?

Há mais tempo do que trabalho no campo!

O gerenciamento de projetos existe desde logo após a Segunda Guerra Mundial. Pelo menos, a década de 1950 foi quando o gerenciamento de projetos surgiu como uma disciplina para ajudar as iniciativas de manufatura, construção e governo a oferecer mais confiabilidade e maior repetibilidade.

Se você pensar bem, fazer o trabalho para concluir os projetos é uma habilidade necessária desde Stonehenge ou as Pirâmides. As pessoas sempre precisaram se unir para alcançar um objetivo comum, e é isso que realmente é o gerenciamento de projetos.

O gráfico de Gantt existe desde que Henry Gantt o usou para seu trabalho na década de 1910.

Com toda essa história, é estranho pensar que, mesmo agora, estamos vendo uma enorme aceleração de como o gerenciamento de projetos mudou ao longo dos anos. Hoje, os gerentes de projeto trabalham em todos os setores, incluindo gerenciamento legal de projetos, assistência médica, hospitalidade e marketing.

Aqui está minha visão sobre quais foram as principais mudanças no gerenciamento de projetos.

Elizabeth Harrin

1. Tecnologia

Muita coisa mudou no campo da tecnologia, mesmo no passado recente. Aqui estão algumas das principais inovações tecnológicas que levaram a uma evolução na maneira como gerenciamos projetos.

Ferramentas de colaboração

Vimos a introdução de ferramentas de colaboração no local de trabalho. Não esquecerei de apresentar na conferência da APM em 2008, onde falei sobre como o resto dos negócios funcionava em comparação com o funcionamento dos gerentes de projeto e por que deveríamos estar adotando ferramentas de tecnologia e mídia social.

READ  A produção industrial do Reino Unido cresce a uma taxa mais rápida por seis anos em agosto

Acho que muita platéia ficou surpresa e, certamente, tive algumas conversas interessantes com pessoas confusas depois.

Passamos da rede em estilo Friends Reunited para sistemas colaborativos em toda a empresa que nos ajudam a trabalhar melhor profissionalmente, tanto com redes externas quanto com colegas no mesmo projeto. Não teríamos esse uso da tecnologia há 10 anos.

Falo sobre como escolher, começar e colaborar com a tecnologia em meu livro mais vendido do PMI, Ferramentas de colaboração para gerentes de projeto.

Ferramentas de colaboração para gerentes de projeto
Saiba mais sobre como fazer funcionar as ferramentas de colaboração em meu livro

Traga seu próprio aparelho

Aliados ao uso de colaboração e feeds no estilo de mídia social no local de trabalho, também vimos o aumento do BYOD (Traga seu próprio dispositivo).

Eu tenho um tablet há vários anos e isso fez a diferença em como eu trabalho. Além disso, existem literalmente dezenas de aplicativos todos proclamando para ajudá-lo a fazer as coisas melhor / mais rápido / mais barato. Demora um pouco para encontrar alguns de que você gosta pessoalmente.

Eu acho que o próximo passo aqui será obter algum tipo de tecnologia de portal que pegue todos os meus aplicativos favoritos e feeds de mídia social e os junte para que eu não precise usar vários sistemas para gerenciamento de projetos.

Algumas ferramentas de software de gerenciamento de projetos têm como objetivo reunir os aspectos colaborativos do gerenciamento de tarefas em equipe e também os recursos “técnicos” que precisamos como gerentes de projeto, mas ainda não vi uma ferramenta que faça tudo isso bem. Na minha experiência, as equipes geralmente acabam com uma solução híbrida que podem ser usadas em vários dispositivos, porque isso se adequa à maneira como eles funcionam.

IA e Big Data

A automação de processos robóticos chegou para ficar, juntamente com a IA, o processamento de linguagem natural, o big data e todos os outros processos orientados a dados. Juntamente com esses desenvolvimentos, destaca-se a proteção de dados em projetos.

READ  Ian Clarkson: Mudança é o resultado final de todo aprendizado

E que coisa boa é para o gerenciamento de projetos. Essa é uma maneira pela qual a tecnologia mudou o papel do gerente de projetos para melhor e ainda o está mudando.

Felizmente, com o tempo, nossas ferramentas ficarão mais inteligentes e poderemos gastar mais tempo no trabalho de valor agregado, como no próximo ponto.

Imagem de Monday.com

2. Engajamento das partes interessadas

Finalmente, os órgãos profissionais de gerenciamento de projetos acordaram com a idéia de que as pessoas são importantes.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Hoje há mais ênfase nas pessoas. E menos em seguir processos rígidos. Agradecidamente. A introdução de uma seção sobre gerenciamento de partes interessadas no PMBOK Guide® é um exemplo disso, embora tenhamos visto a mudança para melhores modelos de engajamento de equipes e partes interessadas nos últimos anos.

O APM se concentra fortemente no engajamento das partes interessadas (e eu escrevi o livro para elas sobre o tópico – observe este espaço para a data de publicação).

Pode parecer estranho dizer que as pessoas nos projetos são mais importantes hoje do que há 10 anos, mas acho que realmente é esse o caso. Há uma ênfase maior na colaboração, trabalho em equipe e gerentes de projeto com habilidades sociais para complementar sua capacidade de agendar tarefas e gerenciar riscos.

A satisfação das partes interessadas também conta mais hoje.

E a mentalidade de comando e controle está quase morta.

Como o gerenciamento de projetos mudou? • Guia das meninas para gerenciamento de projetos 4

3. Equipes Virtuais

O gerenciamento de projetos mudou com o tempo, porque o local de trabalho mudou com o tempo.

Uma das grandes mudanças na forma como a tecnologia mudou o gerenciamento de projetos é que agora temos a opção de escolher entre os melhores recursos do mundo, onde quer que estejam. Não precisamos escolher nossos colegas da próxima cidade, apenas porque eles podem entrar no escritório para estar conosco.

Com o trabalho virtual e as equipes remotas, o escoramento, o escoramento e a dependência crescente de terceiros fazem com que todas as coisas que queremos fazer funcionem.

Gerenciar uma equipe remota e trabalhar remotamente, pode ser ótimo, mas também traz desafios.

Como o gerenciamento de projetos mudou? • Guia das meninas para gerenciamento de projetos 6

4. Complexidade

A complexidade é um dos desafios apresentados pelas equipes divididas em todo o mundo. Outros fatores que afetam a complexidade do projeto incluem:

  • O número de variáveis ​​e interfaces entre equipes e sistemas
  • Altos níveis de incerteza e falta de conscientização
  • Altos níveis de imprevisibilidade para que você não possa planejar com antecedência e prever o que acontecerá
  • Uma taxa rápida de mudança (para o ambiente ou a solução)
  • O número de partes interessadas e seus relacionamentos
  • O sistema em que o projeto está operando e as interdependências entre esse ambiente e a cultura organizacional geral.
READ  Cabe a você e suas equipes: virar e enfrentar o estranho

Basicamente, os projetos em que trabalhamos hoje provavelmente envolverão mais pessoas, mais mudanças transformadoras, mais interfaces e nos levarão a trabalhar em coisas que não fizemos antes, aumentando o desafio.

Se você quiser saber como a tecnologia mudou o gerenciamento de projetos, este é outro exemplo. As organizações agora têm dezenas de sistemas e há um trabalho a ser feito com integração e migração longe das ferramentas herdadas.

Tempos divertidos.

Como o gerenciamento de projetos mudou? • Guia das meninas para gerenciamento de projetos 8

5. Uma mudança para a liderança

Por fim, há também mais ênfase na liderança.

Os gerentes de projeto realmente precisam avançar e liderar. Como profissão, não estamos fazendo o suficiente disso, e isso precisa mudar.

Como parte disso, há uma mudança no sentido de saber por que você está fazendo o que está fazendo no seu projeto. Anteriormente, havia a crença de que os gerentes de projeto implementavam as estratégias de outras pessoas e nós éramos responsáveis ​​por cumprir os prazos e acompanhar o dinheiro.

Hoje, estamos vendo os gerentes de projeto assumirem um papel em que podem desafiar os gerentes seniores sobre o motivo da realização dos projetos e aconselhar sobre o encerramento prematuro de projetos, quando necessário. Este é um movimento maciço em direção à liderança do projeto, em vez de simplesmente implementar processos.

Atualmente, temos que fazer mais e é ainda mais importante ser produtivo e eficaz no trabalho.

Como o gerenciamento de projetos mudou? • Guia das meninas para gerenciamento de projetos 10

Isso evoluirá ainda mais – se você pode liderar um projeto, pode liderar outras áreas de negócios; portanto, a carreira dos gerentes de projeto nos próximos 10 anos espera que mais de nós se ramifique em projetos, programas e portfólios para gerenciar unidades de negócios em níveis executivos.

Então é isso que eu vi. Que outras mudanças você viu nos últimos 10 anos que o fizeram perceber como o gerenciamento de projetos avançou?

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *