Como o Dono do produto é crucial para o sucesso de uma equipe ágil? - Blog de gerenciamento de projetos Yodiz
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


“Responsabilidade é igual a prestação de contas é igual a propriedade. E um senso de propriedade é a arma mais poderosa que uma equipe ou organização pode ter. ” – Pat Summit

O proprietário do produto de uma equipe ágil é um papel fundamental no gerenciamento das necessidades das partes interessadas e é o único embaixador da equipe ágil na parte interessada. Eles garantem que haja um entendimento claro entre as partes interessadas e a equipe ágil. O proprietário do produto também demonstra a solução final para as partes interessadas. Eles são responsáveis ​​por negociar e obter o financiamento para o desenvolvimento do produto e, em seguida, educar a equipe ágil sobre o lado comercial.

agile-product-owner-guide-by-yodiz

O que é preciso para ser um Dono do Produto?

Um proprietário de produto geralmente é analista de negócios, partes interessadas, partes interessadas em TI ou gerente de produtos. Apresentar uma visão forte, motivar e elevar o moral da equipe é o que o proprietário de um produto deve fazer de melhor. Seu compromisso e dedicação para atingir o objetivo comum são fundamentais. Isso é feito possuindo um conhecimento claro e profundo do mercado e de seus usuários. Isso deve ser transmitido de maneira brilhante pelas habilidades de comunicação eficazes e enfáticas do proprietário do produto.

Uma das principais responsabilidades do proprietário de um produto é interagir regularmente frente a frente com a equipe e as partes interessadas, incluindo os clientes. Eles também são responsáveis ​​por definir os recursos do produto.

Como mencionado anteriormente, eles são o único embaixador da equipe ágil na parte interessada. Torna-se tarefa quando o proprietário do produto deve ter todas as informações relacionadas ao produto que está sendo criado.

READ  Use o gerenciamento do escopo do projeto para obter sucesso no projeto

E isso se torna desafiador quando grandes decisões precisam ser tomadas por uma única pessoa. Em casos como esses, sua responsabilidade é frequentemente distribuída entre vários indivíduos para ajudá-los. Eles também podem buscar informações das partes interessadas sobre os assuntos que desconhecem.

Papel do Dono do Produto em uma Equipe Ágil

Um proprietário do produto de uma equipe ágil possui o backlog do produto. Eles priorizam os recursos no backlog que a equipe de desenvolvimento precisa concluir. O proprietário do produto está ciente do ritmo em que as equipes operam. Assim, novos requisitos são adicionados apenas quando os anteriores forem concluídos. O proprietário do produto determina as datas de lançamento.

Uma ferramenta muito importante que ajuda a facilitar o trabalho do proprietário do produto é o roteiro ágil do produto. É um plano extenso e altamente detalhado das coisas para alcançar esse prazo por um longo período de tempo. Mantém a visão do produto e mantém as partes interessadas cientes do que será feito. Isso produz uma visão transparente que dá ao cliente uma idéia do que esperar do produto a longo prazo. Também fornece uma ideia de quanto orçamento precisa ser definido para os lançamentos futuros.

Há três maneiras de como os roteiros de produtos são construídos. Qualquer um desses formatos pode ser usado, depende da preferência pessoal.

Objetivo orientado

Como o nome sugere, você lista os objetivos que deseja alcançar. Os proprietários de produtos geralmente listam suas metas finais. Eles listam os recursos do produto na forma de Epics também. Isso ajuda a pensar nas coisas mais valiosas e importantes que precisam ser feitas. O que mantém o foco. Apresenta uma visão geral do que o produto se tornaria. Você pode escrever as datas ou deixá-las de fora, a sua escolha.

READ  Novo chefe da Aston Martin coloca o foco em reiniciar a produção
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Agora-Próximo-Depois

Esse formato de roteiro divide as tarefas que estão sendo executadas agora, o que será feito a seguir e mais adiante no tempo. Mas isso é mais centralizado em recursos do que centralizado em objetivos. Você não pode listar as datas ou linhas do tempo.

Mapa da História

Apresenta uma visão geral do que precisa ser feito. É bom para fornecer um ponto de partida sem se preocupar muito em listar todos os recursos e objetivos.

Roteiro em Yodiz

Os gerentes de produto que usam o Yodiz podem criar roteiros de projetos e visualizar vários cronogramas de projetos ao mesmo tempo. É uma maneira simples de planejar e alinhar a linha do tempo de seus sprints, lançamentos e épicos. Você pode definir as metas que deseja alcançar e a linha do tempo em que deseja alcançar. Você pode priorizar quais tarefas precisam ser executadas primeiro. O progresso é visualizado no roteiro, é ilustrado e representado na forma de gráficos de Gantt.

Visualização do roteiro do projeto

Então, em retrospectiva, o Roteiro do Projeto em Yodiz é uma combinação de todos os recursos destacados listados nos modelos de roteiro mencionados acima. Essa combinação exclusiva oferece ao usuário a experiência inigualável de criar um roteiro do projeto com absoluta facilidade.

“O sucesso não é final, o fracasso não é fatal, é a coragem de continuar que conta.” – Winston Churchill

Erros cometidos pelo Product Owner em equipes ágeis

Um roteiro visa orientar a equipe, as partes interessadas e os clientes para o futuro do produto. Descreve o objetivo do produto. Mas um erro comum cometido pelos proprietários do produto é que eles sobrecarregam o roteiro com muitos recursos sem conhecer o potencial de sua equipe. Isso muda o foco em agregar o máximo de valor possível e, portanto, negligencia a verdadeira essência do roteiro. Observar a velocidade da equipe e a boa colaboração com a equipe de desenvolvimento ajuda os proprietários do produto a evitar tais situações.

READ  O problema com boas idéias

Idealmente para uma equipe ágil, há um Dono do produto. Às vezes, um único proprietário do produto acaba representando mais de uma equipe. Isso leva ao bombardeio de tarefas que se tornam difíceis para o proprietário do produto gerenciar. Os proprietários de produtos proxy tentam preencher a lacuna e são solicitados a cuidar de seu trabalho, o que não é uma boa ideia. Além das responsabilidades primárias, como limpeza da lista de pendências do produto, planejamento do sprint, demonstração do sprint e retrospectiva. A capacidade do proprietário do produto deve ser levada em consideração e garantir que o proprietário do produto também esteja disponível para as consultas da equipe. No final, isso economizará horas desperdiçadas devido a diretrizes não claras e também aumenta as chances de sucesso do projeto.

yodiz-logo

Yodiz é líder em inovação em ferramentas de gerenciamento ágil de projetos. Temos clientes de mais de 60 países que se beneficiam com a experiência contínua de práticas ágeis sem se preocupar com as configurações e a administração.
Se você gostaria de conversar com a Yodiz para saber como você pode se beneficiar de uma ferramenta de gerenciamento ágil, entre em contato conosco e marcaremos uma reunião com um de nossos especialistas.

Contate-Nos

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *