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Você já se perguntou por que os stakeholders do projeto não respondem exatamente da maneira que você esperava? Provavelmente é política interna em jogo.

Recentemente, entrevistei os autores de Um guia prático para lidar com partes interessadas difíceis. Eles compartilharam suas percepções sobre por que envolver as partes interessadas em projetos nem sempre funciona da maneira que você espera. Hoje é a vez de Jake Holloway, que compartilha algumas dicas sobre como navegar nas políticas internas dos projetos.

Olá, Jake. Qual é a diferença entre a abordagem do livro para gerenciar as partes interessadas e sua abordagem?

Os livros-texto padrão de gerenciamento de projetos pressupõem que as partes interessadas são universalmente compatíveis, racionais e disponíveis.

Quer dizer que eles não são ??

A realidade é que alguns deles nem lêem e-mails nem participam de reuniões, e são completamente irracionais! Eles podem até se opor completamente ao projeto por uma série de razões pessoais e profissionais.

A realidade é que os stakeholders são pessoas, o que significa que são potencialmente irracionais, egoístas e orgulhosos. Eles gostam de autoridade, influência, dinheiro, status. E às vezes eles não gostam de outras pessoas e não gostam de mudanças.

Pense em nossa abordagem como uma dimensão política e social para o gerenciamento de projetos. Como Maquiavel fez com O príncipe.

Bem, há uma lacuna exposta no meu conhecimento literário. Eu nunca li O príncipe. Conte-me sobre a parte interessada mais inútil com a qual você já trabalhou.

Todos nós tivemos patrocinadores / diretores muito exigentes – então eu não acho que isso conta como difícil. Tive um patrocinador de projeto que disse em nossa primeira reunião: “Quero que saibam que este projeto não deveria existir e me oponho às recomendações finais, sejam elas quais forem.” Estranhamente, isso não foi o mais difícil, porque pelo menos ele estava sendo honesto!

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Acho que o mais difícil foi um CEO que tirou um especialista técnico 100% essencial de um projeto e depois me despediu por não conseguir cumprir o cronograma sem ele!

Precisamos ser capazes de transformar essas pessoas. Você vê pessoas fazendo isso?

Bons gerentes de projeto fazem isso o tempo todo. É o que separa os bons gerentes de projeto dos ruins. Funciona porque persuadem, motivam, vendem, entusiasmam e até manipulam! Eles não se escondem atrás de gráficos e relatórios de Gantt e status RAG.

Eles também dedicam tempo para entender verdadeiramente seus stakeholders e o que os motiva. Eles ouvem, sentem empatia e se colocam no lugar dos stakeholders, em vez de pensar no projeto apenas de sua própria perspectiva.

Os gerentes de projeto tecnocráticos da caixa de seleção são inúteis em projetos com partes interessadas poderosas e difíceis.

Citação sobre bons gerentes de projeto
Seu livro explica que empreiteiros podem ser tão difíceis quanto. Certamente eles puxariam as paradas para seus clientes? Por que eles podem ser tão difíceis de trabalhar?

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Fornecedores externos, incluindo empreiteiros individuais, têm seus próprios objetivos comerciais. É de seu interesse que os projetos passem por controles de mudança que aumentem os lucros. É conveniente para eles se os projetos demoram mais para aumentar a receita.

Este conflito de interesses nem sempre é equilibrado pelos fornecedores externos que tomam as decisões certas para o cliente. Mesmo que a equipe de entrega do projeto queira fazer a coisa certa, o vendedor pode estar diretamente motivado financeiramente para evitar isso.

Se você, como gerente de projeto, fingir o contrário, os fornecedores podem levar a melhor. Para evidências, consulte quase todos os contratos de TI do Governo Central de todos os tempos!

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A equipa tem um grande papel a desempenhar em tudo isto e podem ser igualmente difíceis. Qual é a sua principal dica para gerentes de projeto que lutam com sua equipe de projeto?

Capa do livro Guia prático para lidar com partes interessadas difíceis

Jake é um dos autores de Um guia prático para lidar com partes interessadas difíceis

Se eles estão sendo difíceis ou em um motim total, a chave é entender a equipe e procurar o que está por trás do comportamento.

Eles estão entediados, estressados, sem aprender? É um choque de personalidade? Culturas diferentes? Somente quando você tiver um controle sobre isso, poderá começar a encontrar soluções.

Três coisas simples sempre funcionam para mim:

  • Seja completamente honesto com eles.
  • Fale com eles muito mais do que você acha que precisa.
  • Divirtam-se juntos.

Obrigado, Jake!

Leia minha entrevista com um dos outros autores, Roger Joby aqui: The Reality of Difficult Stakeholders.

Sobre o meu entrevistado: Jake Holloway é um experiente gerente de projetos, consultor e Diretor de Desenvolvimento de Negócios nas áreas de TI, Digital e Marketing. Ele gerenciou e patrocinou centenas de projetos e portfólios e esteve envolvido na construção e concepção de sistemas de gerenciamento de projetos.

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