cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


A maioria dos projetos não entrega seu escopo original: 54% dos projetos falham em entregar a funcionalidade acordada.

Uma das razões para isso é o aumento do escopo – e é disso que trata este artigo.

O que é aumento de escopo?

O aumento de escopo no gerenciamento de projetos ocorre quando requisitos adicionais são adicionados ao projeto, além do que foi originalmente acordado e esses acréscimos não são formalmente autorizados.

O aumento do escopo ocorre quando o patrocinador do projeto diz: “Você pode simplesmente …?”

(A propósito, a resposta a essa pergunta é: “Sim, deixe-me analisar qual será o impacto e apresentar uma recomendação sobre o que isso significa para nosso orçamento e cronograma atuais.”)

O aumento do escopo pode ocorrer a qualquer momento após o início formal do projeto.

A parte ‘formalmente autorizada’ é importante porque você pode, é claro, fazer alterações no que está na declaração de escopo a qualquer momento. É normal fazer alterações de escopo conforme você avança. No entanto, essas mudanças devem ser totalmente analisadas, documentadas e incorporadas ao projeto.

O que é feature creep?

O aumento de recursos ou de requisitos é basicamente a mesma coisa que aumento de escopo. O termo se refere a como os requisitos do projeto ou lista de recursos crescem com o tempo sem o controle adequado.

Variação do escopo é o termo mais comum, mas você pode ouvir ambos, especialmente se estiver trabalhando com desenvolvimento de software.

O que causa aumento de escopo?

O aumento do escopo é causado pela falta de gerenciamento de requisitos. Quando o gerente de projeto não está gerenciando ativamente as mudanças no escopo, não há controle sobre o que entra e o que sai. Basicamente, vale tudo.

As 5 principais causas de aumento de escopo são:

  1. Escopo ambíguo ou mal definido
  2. Falta de qualquer escopo formal ou processo de gerenciamento de requisitos
  3. Processo inconsistente para coleta de requisitos de produto
  4. Falta de patrocínio e envolvimento das partes interessadas
  5. Duração do projeto (porque os projetos longos oferecem mais tempo para os patrocinadores refinarem suas ideias e para a evolução da proposta de negócio original).

Eles são apresentados em um artigo de pesquisa do PMI *.

5 principais causas de aumento de escopo

Quem é responsável pelo aumento de escopo?

O gerente de projeto é responsável por permitir que o aumento do escopo afete o projeto.

READ  Ministros 'Getting On' Com Northern Powerhouse Com £ 600m Rail Investment

No final das contas, não é o gerente de projeto chegando com novos requisitos e pedindo à equipe para “simplesmente fazer”.

No entanto, um gerente de projeto ineficaz dirá sim a todas as mudanças sem considerar o impacto no plano original, na equipe, no orçamento e no cronograma do projeto.

O que há de tão ruim no aumento de escopo?

O aumento do escopo é ruim para projetos porque alterações não autorizadas:

  • Adicionar custo adicional
  • Adicionar mais tempo
  • Tire a equipe de outro trabalho porque eles estão gastando mais tempo neste projeto.

Há um impacto nos negócios em fazer um projeto durar mais, custar mais e consumir recursos. Isso significa que outros projetos não podem começar na data prevista e que, de maneira geral, o custo total desse projeto aumenta.

É provável que haja um atraso no recebimento do benefício deste projeto e, como os recursos estão ocupados trabalhando em coisas extras, eles não estão disponíveis para começar a entregar valor em novos projetos.

Na vida real, muitas vezes espera-se que as mudanças sejam incorporadas “assim”, sem qualquer impacto no tempo ou no orçamento. A equipe do projeto tem que encontrar maneiras criativas de entregar o que é esperado, o que normalmente significa cortar atalhos no escopo original ou trabalhar horas extras até que esteja pronto.

Você já trabalhou em um projeto que parecia que nunca iria acabar? Provavelmente porque as pessoas continuaram adicionando novos requisitos à lista de tarefas e você teve que continuar trabalhando … sem fim à vista.

Isso prejudica o moral da equipe. O gerenciamento de escopo é a maneira de lidar com isso, então vamos falar sobre como podemos usar o protocolo de controle de alterações para ajudar em tudo.

O que é controle de mudanças e por que é importante?

Controle de mudanças ou gerenciamento de mudanças é o processo de gerenciamento de influências não planejadas, mas desejadas no projeto. É o processo de garantir que as mudanças sejam devidamente avaliadas e incorporadas aos planos do projeto.

O controle de mudanças é importante porque qualquer mudança precisa:

  • a ser analisado quanto ao seu impacto nos objetivos do projeto
  • a ser analisado quanto ao seu impacto na declaração de trabalho aprovada
  • para ser entendido, pois modifica seus planos existentes
  • para ser registrado corretamente para uma trilha de auditoria completa.
processo de gerenciamento de mudança

Como evitar aumento de escopo

O aumento do escopo pode ser evitado certificando-se de que as alterações não sejam introduzidas no projeto sem a análise e o controle apropriados.

Como você faz isso? O gerenciamento do escopo começa e termina com uma mudar a gestão processo.

Os oito passos de um mudar a gestão processo são:

  1. Documente a solicitação de mudança no log de mudanças
  2. Analise a solicitação brevemente para estabelecer a propriedade
  3. Atribua um proprietário que possa analisar mais completamente o impacto da mudança
  4. Avalie a prioridade da solicitação de mudança
  5. Analise e relate o impacto da mudança
  6. Decida o curso de ação: aprove ou rejeite a solicitação de mudança
  7. Registre o resultado no log de mudanças
  8. Se aprovado, atualize toda a documentação relevante

Etapa 1: Documentar a solicitação de mudança no registro de mudanças

Peça à pessoa que sugeriu a mudança para ser o mais específico possível e coloque a mudança por escrito. Se eles tiverem algum material de apoio (como orçamentos ou estimativas para o trabalho que precisa ser feito) que possa ajudar na análise, peça-o também.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

O registro de alterações é como um registro de risco ou problema e, em sua forma mais simples, é um documento onde as alterações e atividades são registradas. Eu apenas uso o Excel como uma forma simples de registrar o que é proposto e o que é aprovado.

READ  Um guia rápido para flutuar (ou folga) no gerenciamento de projetos

Etapa 2: Analise a solicitação brevemente para estabelecer a propriedade

Como uma equipe, observe a solicitação de mudança para decidir se deve levá-la adiante. Isso lhe dá a chance de discutir as motivações políticas por trás da mudança e jogar fora tudo o que é flagrantemente impossível.

O processo de controle de mudanças pode ser usado pelas partes interessadas do projeto para chamar a atenção da equipe do projeto ou levantar questões, para que você também tenha a oportunidade de verificar se é uma mudança legítima ou uma consulta que é melhor tratada por um caminho diferente.

Etapa nº 3: Atribua um proprietário que possa analisar mais completamente o impacto da mudança

A etapa dois sinalizará quem é mais adequado para realizar a análise de impacto completa. Atribua um proprietário para a mudança: alguém que pode coordenar esta atividade.

Etapa 4: Avalie a prioridade da solicitação de mudança

Dê uma prioridade à solicitação de mudança. É uma mudança necessária, importante ou agradável de ter? Isso fornece um senso de urgência para o planejamento da análise de impacto.

Etapa 5: Analise e relate o impacto da mudança

As pessoas relevantes devem realizar a análise de impacto sobre a mudança proposta olhando para:

  • quais elementos precisariam mudar
  • qual seria o impacto no cronograma / orçamento / recursos / qualidade / caso de negócios (lembre-se de que o orçamento de contingência não existe para pagar por novos requisitos!)
  • que esforço seria necessário para fazer a mudança
  • qual seria o impacto se a mudança não fosse feita.

O proprietário deve se reportar à equipe do projeto (projetos maiores podem ter uma equipe ou fórum de controle de alterações delegado) com uma recomendação.

Etapa 6: Decida o curso de ação: aprove ou rejeite a solicitação de mudança

Tomar a decisão, ratificando-a com os stakeholders relevantes e afetados pela mudança.

Etapa # 7: Registre o resultado no log de alterações

Complete a documentação para o log de mudanças. Observe se a solicitação de mudança foi aprovada ou não, a justificativa por trás disso e a data em que a decisão foi comunicada ao solicitante.

As alterações podem ser aprovadas, rejeitadas ou colocadas em espera para revisão posterior.

Inclua onde a análise de impacto pode ser encontrada para que, se houver uma consulta ou mudança semelhante levantada posteriormente, você possa encontrá-la novamente com facilidade.

Etapa # 8: se aprovado, atualize toda a documentação relevante

Finalmente, se a mudança for aprovada, distribua as mudanças relevantes em todos os documentos do projeto que precisam ser atualizados, como o documento de iniciação do projeto, plano e orçamento.

Emita uma nova versão desses documentos para que todos tenham a visão atual do escopo e dos requisitos do projeto.

O processo da sua empresa pode ser um pouco diferente. Siga as diretrizes internas, se houver, mas as atividades serão basicamente as mesmas descritas aqui.

Exemplos de aumento de escopo

Exemplo de aumento de escopo no desenvolvimento de software

O aumento do escopo no desenvolvimento de software ocorre quando mais recursos são adicionados depois que o conjunto de recursos original foi acordado.

Exemplo: o cliente vê um wireframe do software e decide que é tão bom que deseja estender a funcionalidade e adicionar mais opções de produtos para o usuário final. Eles acham que isso pode ser feito de graça e dentro dos prazos existentes – esse é o impacto do aumento do escopo!

READ  7 maneiras de permanecer motivado e produtivo durante o verão no trabalho • Guia das meninas para gerenciamento de projetos

Exemplo de aumento de escopo na construção

O aumento do escopo na construção ocorre quando a equipe do projeto de construção é solicitada a introduzir mais recursos do que os incluídos nos planos assinados.

Exemplo: você está há dois meses na construção de um novo hotel. O proprietário do hotel decide que é necessário converter um andar dos quartos de hóspedes em acomodações para funcionários, ou seja, unidades menores e alterando a configuração do elevador para que os hóspedes não possam acessar essa área do hotel. Isso envolve a reformulação dos planos arquitetônicos, mas pode ser feito no orçamento atual. O gerente de projeto concorda sem consultar a equipe … e então descobre que vai demorar para que os novos planos estejam prontos. Isso vai criar um atraso – tudo porque a mudança não foi analisada corretamente.

Exemplo de aumento de escopo no Scrum

O aumento do escopo no Scrum aconteceria quando mais histórias de usuário ou itens de backlog fossem adicionados a um sprint.

Exemplo: Após a sessão de preparação do backlog, a equipe concorda com o que acontecerá na próxima iteração. O trabalho começa normalmente. Alguns dias se passam, e o Product Owner participa de uma reunião diária para dizer à equipe que eles precisam incluir um recurso extra no sprint. Ele deve estar pronto para demonstração junto com todo o resto. Como esse recurso foi dimensionado como um pequeno desenvolvimento, ela acha que será “fácil” adicioná-lo.

Perguntas frequentes

O que é aumento de escopo no Agile?

O escopo é flexível no ágil, então o aumento do escopo não existe realmente em um nível de projeto. O risco de aumento do escopo surge quando itens de escopo adicionais são adicionados no meio de uma iteração ou sprint. Existem abordagens formais em abordagens ágeis para evitar isso, e o Scrum master ou a equipe ágil deve estar atento para quando novos recursos são adicionados após os itens do backlog para a iteração terem sido definidos.

Qual é o oposto de aumento de escopo?

escopo esmagar tweet

O oposto de aumento de escopo é o esmagamento de escopo. Eu descobri esse termo pela primeira vez com Jason Fried, fundador e CEO da Basecamp.

Ele não definiu a compressão do escopo em seu tweet, mas aqui está como eu defino a compressão do escopo: fazendo menos, melhor Esmague sua mira o mais pequena possível e faça isso. Em seguida, desenvolva-o de forma incremental.

Como você identifica o aumento do escopo?

Você pode identificar o aumento do escopo devido ao impacto que tem no plano do projeto. Procure tarefas demorando mais, trabalho não aprovado sendo executado que não está no escopo da linha de base original ou no log de alterações e ouça colegas irritados reclamando de que os usuários nunca estão satisfeitos!

O aumento do escopo é um risco?

O aumento do escopo é um risco para a maioria dos projetos, especialmente em situações em que você não tem um entendimento completo dos requisitos do projeto. No entanto, você pode gerenciar o risco por meio de bons processos de controle de mudanças e a maioria dos gerentes de projeto não adicionaria aumento de escopo ao seu registro de risco.

* Larson, R. & Larson, E. (2009). As cinco principais causas do aumento do escopo … e o que fazer a respeito. Artigo apresentado no PMI® Global Congress 2009 — North America, Orlando, FL. Newtown Square, PA: Project Management Institute.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *