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O mundo está nas garras de uma pandemia global.

Vivemos tempos extremamente incertos – e essa incerteza pode ser difícil de lidar.

Você pode se sentir preocupado agora.

Você pode lutar para manter os pensamentos ansiosos sob controle.

E você pode se sentir inseguro sobre o futuro.

Mas a ajuda está à mão – você PODE aprender a viver com a incerteza.

Enfrentar a incerteza é mais assustador do que enfrentar a dor física

Um novo estudo mostra que a incerteza de algo ruim acontecer pode ser mais estressante do que o conhecimento de algo ruim acontecer.

Em 2016, um grupo de pesquisadores de Londres explorou como as pessoas reagem ao saber que “definitivamente” ou “provavelmente” receberão um choque elétrico doloroso.

Eles descobriram um paradoxo intrigante.

Os voluntários que sabiam que definitivamente receberiam um choque elétrico doloroso se sentiram mais calmos e ficaram mensuráveis ​​menos agitados do que aqueles que foram informados de que tinham apenas 50% de chance de receber o choque elétrico.

Os pesquisadores recrutaram 45 voluntários para jogar um jogo de computador no qual entregaram rochas digitais que podem ter cobras escondidas por baixo.

Durante o jogo, eles tiveram que adivinhar se cada pedra escondia uma cobra. Quando uma cobra apareceu, eles receberam um choque elétrico leve mas doloroso na mão.

Ao longo do jogo, eles melhoraram a previsão sob quais rochas encontrariam cobras, mas o jogo foi projetado para continuar alterando as chances de sucesso para manter a incerteza contínua.

E quando estamos diante de resultados impregnados de incerteza, é o fato de que algo ruim pode acontecer que nos “pega”.

O nível de incerteza dos voluntários se correlacionou com o nível de estresse. Portanto, se alguém achava “certo” que encontraria uma cobra, os níveis de estresse eram significativamente menores do que se achassem que talvez encontrassem uma cobra.

Nos dois casos, eles sofreram um choque, mas o estresse foi carregado com incertezas adicionais.

Archy de Berker, do Instituto de Neurologia da UCL, disse: “Nosso experimento nos permite tirar conclusões sobre o efeito da incerteza no estresse. Acontece que é muito pior não saber que você vai sofrer um choque do que saber que você definitivamente vai ou não. “

A incerteza inflama nosso instinto de sobrevivência primitivo

Se não podemos neutralizar uma ameaça percebida, nos envolvemos no processo inútil chamado “preocupação”.

Lidamos com qualquer que seja o problema para encontrar soluções para a ameaça, mas não há nenhuma.

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Isso nos faz sentir melhor? Não, é claro que não – isso nos faz sentir pior.

Em nossa necessidade de certeza, estamos preparados para “catastrofizar” – vemos ou falamos de uma situação pior do que realmente é. Isso leva à preocupação, que por sua vez leva à ansiedade.
O cérebro moderno luta para distinguir entre ameaça real e ameaça percebida.

O resultado é que o cérebro primitivo assume o controle e desencadeia o instinto de sobrevivência primitivo – lutar ou fugir.

Faz perguntas:
• O que vai acontecer…?
• O que está ao virar da esquina para mim …?
• Eu deveria estar fazendo mais …?
• Eu deveria estar fazendo menos …?
• E se minha empresa estiver ameaçada …?
• E se meu sustento estiver ameaçado …?
• E se minha vida estiver ameaçada …?

A falta de respostas pode levar a:
• raiva
• Agressão
• Frustração

O que podemos fazer para atenuar a incerteza?

Há várias coisas que podemos fazer para diminuir os efeitos da incerteza:
• A consciência é sua superpotência – esteja ciente de seus sentimentos e emoções
• Observe a “história de preocupação” que você está contando a si mesma – tente se distanciar dela
• Concentre-se na respiração – respirações longas e lentas
• Reconhecer a necessidade de elevar-se acima da luta ou fuga
• Aceite incertezas – permita-se parar a luta

Enfrente a ansiedade com alguns estimulantes de humor

• exercício e movimento
• Meditação, auto-hipnose
• Atividade orientada à realização
• Algo agradável ou divertido

Apenas 15 minutos por dia, concentrando-se em si mesmo, ajudarão você a recuperar uma sensação de equilíbrio.

Quanto mais você pratica todas essas estratégias, melhor se tornará!

Para ajudá-lo a melhorar o humor, obtenha minha gravação gratuita de hipnose enviando-me um e-mail em [email protected]

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