Woman looking at mountains from her car
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Mulher olhando montanhas do carro delaSe você nunca fez terapia, pode não ter muita ideia do que acontece em uma sessão de terapia. Isso é bastante comum, uma vez que muito do que as pessoas sabem sobre terapia vem de retratos (geralmente imprecisos) da mídia.

Na década passada, a conscientização sobre questões de saúde mental aumentou significativamente. Uma maior conscientização ajudou a reduzir o estigma da saúde mental ao apoiar a terapia como um método normal e benéfico de obter ajuda. Consequentemente, o manto de segredo em torno da terapia começou a desaparecer. Seus amigos, familiares e até colegas de trabalho podem estar perfeitamente dispostos a se abrir sobre a experiência deles em terapia e como conversar com um profissional de saúde mental os ajudou.

Mas se você ainda não tem certeza sobre a terapia ou não conhece alguém que fez terapia, pode hesitar antes de reservar sua primeira sessão. Talvez você se sinta nervoso com o que um terapeuta fará ou não pense que sua angústia realmente mereça terapia.

Vocês não precisa experimentar problemas significativos de saúde mental ou sofrimento emocional para que a terapia funcione.

Antes de explorar como a terapia funciona para ajudar as pessoas que estão lutando, vamos acabar com esse mito agora. Vocês não precisa experimentar problemas significativos de saúde mental ou sofrimento emocional para que a terapia funcione. Se você está lutando, confuso, sente que deseja resolver um problema ou sua vida e não sabe por onde começar – a terapia pode ajudar.

A terapia é personalizada

O processo de terapia pode diferir um pouco com base no que você está enfrentando.

Por um lado, a duração da terapia pode variar de acordo com o problema com o qual você deseja ajuda. Se você está sofrendo de depressão após uma separação ou perda de emprego, por exemplo, a terapia geralmente ajuda a solucionar o problema dentro de alguns meses. Você pode não estar completamente “curado”, mas geralmente poderá resolver sozinho o sofrimento persistente. Esse é um objetivo principal da terapia.

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Preocupações sérias ou duradouras, como trauma de abuso ou depressão crônica, podem exigir mais sessões de terapia e uma abordagem mais intensiva.

Na maioria dos casos, você passa apenas uma hora por semana em terapia. Mas seu terapeuta também pode recomendar tipos especializados de terapia para atender às suas necessidades. A terapia comportamental dialética, por exemplo, geralmente envolve uma hora de terapia, uma hora de treinamento de habilidades e uma hora adicional de terapia de grupo a cada semana.

A terapia não funciona como um remédio geral ou uma abordagem única para todos. A terapia para pensamentos intrusivos (um componente do TOC) provavelmente parecerá muito diferente da terapia para uma fobia de cães.

Mas mesmo duas pessoas com ansiedade generalizada podem ver o tratamento prosseguir de maneiras diferentes, com base no tipo de tratamento em que o terapeuta é especializado e em suas necessidades individuais.

Se você tentou várias estratégias de enfrentamento e ainda luta com uma ansiedade severa, por exemplo, convém experimentar a medicação, uma opção de tratamento perfeitamente válida (e útil). Seu terapeuta deve apoiar sua decisão e trabalhar com você para encontrar a droga certa.

Se você sabe que não deseja tomar medicamentos, a menos que seja absolutamente necessário, procure um terapeuta especializado em tratamentos alternativos, como ioga ou terapia natural.

A terapia ajuda as pessoas a alcançar metas

Você pode considerar ir à terapia (ou deseja evitar a terapia totalmente) com a idéia de que seu terapeuta irá lhe dar conselhos, dizer o que fazer ou perguntar como tudo que você sente.

Mas a terapia não funciona assim. Em vez disso, a terapia oferece um espaço seguro e sem julgamento para você falar sobre problemas e qualquer coisa que esteja sobrecarregando você ou até mesmo tornando a vida um pouco difícil. Seu terapeuta ouve o que você tem a dizer e depois trabalha com você para desenvolver um plano para enfrentar os desafios e alcançar uma melhor qualidade de vida.

Você também pode fazer terapia se não estiver passando por um sofrimento significativo. A terapia pode ser benéfica na busca de qualquer objetivo, não importa qual seja esse objetivo.

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Talvez você queira namorar, mas sente que não possui as habilidades necessárias para abordar alguém ou fazer um relacionamento funcionar. Talvez você queira trabalhar para estar mais próximo de seus filhos adolescentes. Ou talvez você queira apenas quebrar um hábito de roer unhas por toda a vida.

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Qualquer que seja seu objetivo, seu terapeuta o ajudará a explorar as possíveis mudanças que você pode fazer para chegar ao resultado desejado. Mas você chega à terapia com seus objetivos (ou passa algum tempo identificando-os em sessão). Você também tem a oportunidade de compartilhar soluções que não trabalho, que pode ajudar você e seu terapeuta a trabalharem juntos para encontrar algo que trará benefícios.

Digamos que você esteja se sentindo mal porque não tem mais tempo para criar arte. Seu terapeuta pergunta como é um dia típico para você. Depois de explicar sua programação, eles apontam que você gasta todo o seu tempo fazendo coisas pelos outros, algo que você nunca parou para considerar.

Em suma, a terapia pode ajudá-lo a identificar e romper seus próprios padrões ou hábitos. Os terapeutas não dão todas as respostas. Eles ajudam a encontrar as ferramentas certas para ajudar você mesmo.

Na terapia, você dirige o carro. Seu terapeuta pode ajudá-lo a navegar quando se perder ou ajudá-lo a descobrir se você fica preso na lama.

A terapia coloca você no controle

Na terapia, você dirige o carro. Seu terapeuta pode ajudá-lo a navegar quando se perder ou ajudá-lo a descobrir se você fica preso na lama. Mas seu terapeuta não decide para onde você vai ou como chega lá. Você faz esse trabalho sozinho.

É por isso que encontrar um terapeuta com quem você possa trabalhar bem é tão importante. Muitas vezes, você pode ajudar a personalizar sua própria experiência de terapia escolhendo seu próprio terapeuta, então procure alguém com quem se sinta à vontade.

Terapeutas não são máquinas. Suas personalidades, maneirismos e estilos de interação únicos provavelmente aparecerão no processo de terapia. A personalidade deles pode ajudar a atraí-lo para o trabalho que estão fazendo juntos ou afastá-lo.

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Encontrar um terapeuta que o incentive a continuar enfrentando dificuldades, mesmo quando desagradável, também é essencial. A terapia costuma parecer desconfortável, até desagradável. Essa é uma parte normal do processo. Mas quando você e seu terapeuta mantêm uma forte relação de trabalho, confia neles para ajudá-lo com o desconforto e chegar a um lugar em que se sinta pronto para fazer a mudança.

Se você não acredita que seu terapeuta continuará oferecendo compaixão e apoio, independentemente dos pensamentos que você compartilha ou dos desafios que enfrenta, será mais difícil abrir e compartilhar suas vulnerabilidades. Como resultado, a terapia pode ter menos efeito.

Você paga pela terapia. É o seu espaço para criar mudanças. Seu terapeuta oferece orientação durante o processo, mas você trabalha para o que precisa.

Conclusão

Se você entrar em terapia procurando uma solução rápida e fácil, ou com a esperança de que seu terapeuta resolva todos os seus problemas, você não ficará muito fora do processo.

A terapia pode ser um trabalho árduo, e entrar em terapia com isso em mente pode ajudar a prepará-lo para uma sessão difícil ocasional. Mas quando você trabalha com o terapeuta certo, a terapia pode ser produtiva e curativa, e a maioria de suas sessões provavelmente será recompensadora, mesmo quando elas forem um pouco difíceis.

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Referências:

  1. Frey, E. (2017, 27 de abril). Como a terapia realmente funciona e 5 mitos sobre terapia desmascarados. Obtido em https://medium.com/kip-blog/5-myths-about-therapy-debunked-17e7fdd8b8a5
  2. Ir a um terapeuta. (2018). TeensHealth. Recuperado em https://kidshealth.org/en/teens/therapist.html
  3. Compreendendo a psicoterapia e como funciona. (n.d.). Associação Americana de Psicologia. https://www.apa.org/helpcenter/understanding-psychotherapy
  4. O que é psicoterapia? (2019). Associação Americana de Psiquiatria. Recuperado de https://www.psychiatry.org/patients-families/psychotherapy






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