Como criar um plano de marketing como um gerente de projeto
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O marketing não recebe o respeito que lhe é devido. Não importa quão grande seja o produto ou serviço, ele murchará na videira e morrerá, se ninguém souber. É aí que entra o marketing. Mas o marketing não acontece apenas: é preciso um esforço conjunto. Você pode até dizer que é um projeto, porque é. E qualquer gerente de projeto pode dizer que, sem um plano, um projeto não tem objetivo e está destinado ao fracasso.

Todas as empresas precisam de um plano de marketing para ter sucesso. No entanto, muitas empresas pensam que não têm tempo ou dinheiro para investir em uma. Quando os fundos ficam apertados, geralmente é o departamento de marketing que sofre os cortes. De fato, é o marketing que pode devolver um negócio à lucratividade.

Se você deseja tirar o máximo proveito do seu marketing, reserve um tempo para aprender sobre como criar um plano de marketing eficaz da perspectiva de um gerente de projeto.

O que é um plano de marketing?

Como qualquer plano de projeto, um plano de marketing é um esboço de uma estratégia para uma campanha com uma duração determinada. Como um roteiro que leva do ponto A ao ponto B, um plano de marketing é o caminho do seu produto ou serviço para os clientes em potencial que o desejam.

Portanto, a primeira coisa a saber sobre um plano de marketing, como qualquer gerente de projeto dirá, é fazer a pesquisa. Um plano não é criado no vácuo. Deve ter contexto. Por um lado, é provável que tenha havido esforços de marketing semelhantes no passado. Eles podem fornecer dados históricos valiosos para orientar seu novo plano.

Um plano de marketing também precisa entender o mercado que está se esforçando para atender. Se você está comercializando neve para esquimós, está vendendo o produto errado. Certifique-se de fazer uma extensa pesquisa de mercado antes de planejar.

Estrutura e Processo de Aprovação

O plano de marketing também faz parte de um plano de negócios maior. O plano de marketing, no entanto, preocupa-se principalmente com os esforços de publicidade e marketing relacionados à estratégia geral da organização e especificamente aos seus objetivos de marketing.

Existe uma estrutura formal para a maioria dos planos e um plano de marketing não é diferente. Ele conterá dados históricos, previsões para o futuro e estratégias para atingir as metas estabelecidas pelo plano. Conforme observado, o primeiro passo é identificar a necessidade do cliente de segmentar e depois planejar como explorar isso para obter lucro.

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O departamento de marketing de uma organização é responsável pela elaboração de um plano de marketing, que deverá ser aprovado pelo executivo encarregado desse departamento antes de ser apresentado a seus superiores.

Noções básicas do plano de marketing

Como observado, o plano de marketing é um curso de ações para trazer uma organização de onde está hoje para onde quer estar amanhã. Portanto, ao criar um plano de marketing, é crucial ter um entendimento completo dos seguintes aspectos.

Mercado

Qual é o mercado que você está alvejando? Depois de identificá-lo, pesquise e colete todos os pontos de dados necessários para fornecer uma imagem nítida desse mercado e de suas necessidades. Isso inclui clientes nesse mercado, mas também qualquer dinâmica de mercado, padrões e histórico de vendas.

Concorrência

É improvável que você seja a única empresa que oferece um produto ou serviço a um mercado. Portanto, você terá concorrência. Quem são eles? Como você se diferencia deles de maneira a atrair clientes? Uma análise SWOT pode ajudar você a entender sua posição no mercado.

Estratégia

Qualquer plano de marketing deve ser elaborado com base em um plano estratégico que coordene publicidade, marketing direto, treinamento, feiras e qualquer outro ramo da campanha.

Despesas

Todos os planos estão ancorados a uma quantia acordada de dinheiro para financiá-los. Isso começa com os executivos de marketing que decidem quais objetivos o plano de mercado deve atingir e quanto estimar o custo para alcançá-los. O orçamento do projeto deve ser realista e dentro das restrições financeiras das grandes empresas.

Metas

Todos os planos têm uma meta, e a meta deve ser alcançável. Não é uma declaração de visão com objetivos altos, mas realistas para o plano de marketing. Esse grande objetivo é a regra pela qual o sucesso do marketing será regido.

Quatro Ps

Os quatro Ps são produto, preço, local e promoção. Todo plano de marketing deve descobrir a combinação adequada deles para atender às necessidades de seus clientes e retornar um lucro máximo para a empresa.

Monitoramento

Nenhum plano pode avaliar seu sucesso se não estiver rastreando e analisando seus resultados reais versus os planejados. Acompanhar o sucesso dos programas de marketing é fundamental, mas acompanhar os resultados que fazem parte do plano. Acompanhar a execução do plano é algo que um gerente de projeto faz o tempo todo, e nós chegaremos a isso em um momento. O rastreamento do progresso que o plano de marketing está realizando em direção à sua meta requer que os principais indicadores de desempenho (KPIs) medam e ajustem conforme necessário para permanecer no caminho certo.

Fazendo um plano de marketing

Ao fazer um plano, é útil procurar a ajuda dos especialistas. Os gerentes de projeto são responsáveis ​​pelo planejamento de grandes e pequenos projetos e sua experiência é útil para orientar um plano de marketing. A ênfase aqui está no plano, que, independentemente do setor, compartilha um modelo comum.

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Identifique as partes interessadas

No gerenciamento de projetos, as partes interessadas são como os clientes ou clientes. Eles também podem ser os executivos aos quais você está reportando em sua organização. Eles são os motivos do projeto. Pense nisso como a parte de pesquisa de mercado do plano. Você deseja identificar as partes interessadas, para poder elaborar um plano para atender às necessidades delas e preencher um espaço que não está sendo atendido pelos concorrentes.

Monte sua equipe

Qualquer plano deve ser executado e é aí que a equipe entra. Eles são um grupo que possui as habilidades necessárias para realizar o trabalho.

Crie um plano de comunicação

Os gerentes de projeto, como os profissionais de marketing, entendem a importância de comunicações efetivas. O gerente de projeto não está apenas gerenciando sua equipe e certificando-se de que o projeto esteja em andamento, ele também precisa comunicar o progresso do projeto às partes interessadas e as direções à equipe. Como isso é feito e com que frequência é decidida no seu plano de comunicação. Você pode facilmente criar seu próprio modelo de plano de comunicação.

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Criar lista de tarefas

Todo projeto é composto de projetos menores, chamados tarefas. Se seu objetivo de marketing é aumentar as vendas em 10%, coloque-o no topo de uma estrutura de detalhamento do trabalho, que é um diagrama em árvore que começa com o maior item e desce até os menores que se acumulam para isso. É assim que você define as tarefas ou ações que seu plano deve executar para atingir esse objetivo. Essas tarefas podem ser coletadas nos gerentes de projeto, chamados marcos, que são fases do projeto. Uma vez concluídas, essas tarefas são priorizadas.

Faça uma programação

Depois de ter uma lista completa de todas as tarefas e suas prioridades, você pode configurá-las em uma linha do tempo do projeto, com datas de início e de término. O cronograma é a espinha dorsal de qualquer plano e exige muita reflexão para garantir que você dedique todo o tempo necessário para que seja cumprido, permanecendo em um cronograma adequado aos objetivos gerais dos negócios.

Gere um plano de gerenciamento de riscos

Os projetos, por melhor que sejam planejados, nunca saem conforme o planejado. Existem riscos inerentes a tudo o que fazemos, mas com tanto em jogo no seu plano de marketing, você precisa pensar no que pode dar errado e, em seguida, ter um plano para resolvê-lo, se e quando acontecer. Saiba mais sobre os planos de gerenciamento de riscos.

Monitoramento e relatórios

Cada tarefa está vinculada a uma entrega, seja uma tipografia para um anúncio impresso, transmitindo uma mala direta comercial ou impressa. Você deseja acompanhar esses produtos à medida que avança no plano de marketing para garantir que eles estejam dentro do orçamento e do cronograma. É melhor fazer isso com relatórios completos que podem rastrear várias métricas do projeto para medir seu progresso. Também ajuda a ter bons relatórios ao apresentar às partes interessadas.

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ProjectManager.com e planos de marketing

Se um gerente de projeto puder ajudar os profissionais de marketing a fazerem os planos de marketing funcionarem melhor, eles deverão usar as mesmas ferramentas que os gerentes de projeto. O ProjectManager.com é a ferramenta de gerenciamento de projetos: é um software premiado que ajuda as equipes a planejar, gerenciar e acompanhar seus projetos com precisão e facilidade.

O plano do projeto pode ser complicado, coletando e agendando tarefas, definindo recursos e assim por diante. É muito trabalhoso e complicado pelas planilhas difíceis. Mas com o ProjectManager.com as tarefas são fáceis de gerenciar e atribuir. Adicione prazos e eles serão automaticamente mapeados em uma linha do tempo. Você tem uma agenda tão fácil.

Mas um plano não é apenas um cronograma. O gráfico de Gantt on-line no ProjectManager.com oferece mais controle sobre tarefas que podem estar vinculadas a outras tarefas. Se você não os identificar desde o início, haverá problemas mais tarde. O Gantt é simples de editar, pois até os melhores planos são alterados.

Captura de tela do gráfico de Gantt com plano de marketing
Os gráficos de Gantt do ProjectManager.com facilitam o planejamento e o planejamento de projetos de marketing,Experimente de graça

Como você obtém o plano e sua equipe na mesma página? Você pode começar atribuindo-os a tarefas diretamente no Gantt. Em seguida, eles podem gerenciar o trabalho e colaborar com os colegas de equipe, enquanto você monitora o desempenho deles enquanto o faz.

Várias visualizações facilitam as coisas para todos

Os planos de marketing envolvem mais de uma equipe. Pode haver equipes criativas que estão construindo os materiais do anúncio, e um gráfico de Gantt pode fazer com que seus olhos brilhem. O ProjectManager.com possui várias visualizações para atender a todos da equipe de marketing.

Uma dessas visões de projeto é um quadro kanban. Ele mostra às equipes em quais tarefas estão prontas para eles trabalharem e oferece transparência na carga de trabalho, o que mantém os projetos no caminho certo.

Captura de tela da placa Kanban com fluxo de trabalho de marketing
As placas kanban do ProjectManager.com permitem criar fluxos de trabalho personalizados para que as equipes possam trabalhar melhor em conjunto.

Você precisa monitorar o projeto e as partes interessadas desejam relatórios de progresso. Você já cobriu o ProjectManager.com. Como o ProjectManager.com é baseado em nuvem, todas as atualizações de status são refletidas instantaneamente em todo o software, incluindo o painel, que mostra dados atualizados em gráficos de fácil leitura. Não é possível encontrar uma ferramenta melhor para planejar sua próxima campanha de marketing.

O ProjectManager.com é um software de gerenciamento de projetos baseado em nuvem, com recursos para ajudar o profissional de marketing em todas as etapas de seu plano de marketing e execução de campanhas de marketing. Planeje, monitore e relate seu plano de marketing com um software que fornece a suas equipes as ferramentas necessárias para colaborar para aumentar a produtividade. Faça melhores planos de marketing com o ProjectManager.com hoje com esta avaliação gratuita de 30 dias.

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