Woman resting her head in her hands, exhausted
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Mulher descansando a cabeça nas mãos, exaustaO mundo está cheio de sofrimento. As pessoas comprometidas em ajudar os outros – incluindo aqueles que ajudam profissões como saúde mental e medicina, ativistas, voluntários e pessoas altamente empáticas – enfrentam uma exposição ininterrupta a uma ampla gama de sofrimentos. A fadiga da compaixão é um tipo de trauma indireto que ocorre quando uma pessoa é sobrecarregada pelo trauma e pelas lutas de outras pessoas.

Nos estágios iniciais, o cansaço da compaixão pode fazer com que a pessoa se preocupe com a injustiça e com o desejo de corrigi-la. À medida que a fadiga da compaixão se intensifica, no entanto, pode levar à apatia e ao esgotamento. Isso pode prejudicar os relacionamentos e a conexão de uma pessoa com outras pessoas. E para as pessoas que ajudam profissões, o cansaço da compaixão pode ser profissionalmente desastroso.

O que é fadiga da compaixão?

A fadiga da compaixão se assemelha ao esgotamento, pois pode minar a energia física, emocional e espiritual de uma pessoa. Ao contrário do esgotamento, no entanto, ele aparece apenas em contextos em que uma pessoa está oferecendo amplo apoio emocional ou trabalho emocional. Em alguns casos, os sintomas da fadiga da compaixão se assemelham aos do estresse pós-traumático (TEPT).

A fadiga da compaixão se assemelha ao esgotamento, pois pode minar a energia física, emocional e espiritual de uma pessoa.

Algumas outras maneiras pelas quais a fadiga da compaixão difere do esgotamento incluem:

  • O esgotamento ocorre quando o ambiente de uma pessoa é estressante, enquanto o cansaço da compaixão acontece quando as interações de uma pessoa com outras pessoas consomem suas reservas emocionais.
  • Pessoas com fadiga da compaixão podem começar a evitar situações nas quais devem enfrentar o sofrimento de outra pessoa, mas não podem evitar outro trabalho.
  • O cansaço da compaixão pode fazer com que uma pessoa perca empatia pelos outros.
  • Pessoas com fadiga da compaixão podem se sentir cínicas, apáticas ou desconectadas dos outros.
  • O burnout geralmente melhora quando uma pessoa se afasta da fonte do burnout. A fadiga da compaixão pode persistir.
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Quem fica cansado de compaixão?

Qualquer pessoa que gaste um tempo significativo ajudando os outros ou pensando no sofrimento dos outros pode desenvolver fadiga da compaixão. Algumas populações especialmente vulneráveis ​​incluem:

  • Pessoas muito empáticas que tendem a servir como “terapeutas” em sua família ou entre amigos.
  • Pessoas em famílias disfuncionais que tentam continuamente apoiar outros membros da família sem procurar apoio para si mesmas.
  • Pessoas em profissões médicas e de saúde mental, especialmente profissionais que trabalham com pessoas traumatizadas, abusadas ou moribundas.
  • Pessoas em campos que enfrentam injustiça sistemática. Advogados que trabalham em casos desafiadores ou questões de justiça social, ativistas, pessoas que trabalham na prevenção de abuso infantil e outros que trabalham para acabar com questões sistêmicas estão em risco. O trabalho não precisa ser pago. Um conselheiro voluntário de crise de estupro, por exemplo, poderia facilmente desenvolver fadiga da compaixão.
  • Profissionais que intervêm rotineiramente em situações traumáticas ou com risco de vida. Os socorristas, como bombeiros, policiais e profissionais de EMS, podem relatar trauma indireto ou fadiga por compaixão.
  • Cuidadores de pessoas com doenças crônicas. Um filho adulto que cuida de um dos pais com demência ou outra doença terminal pode sentir-se cansado e esgotado.

Algumas pesquisas sugerem que o cansaço da compaixão é mais prevalente quando uma pessoa recebe apoio inadequado para seu trabalho. Um cuidador de uma pessoa com demência pode ser mais vulnerável ao cansaço quando outros membros da família se recusam a ajudar ou constantemente criticam seus cuidados.

Sintomas de fadiga da compaixão

Os sintomas da fadiga da compaixão variam de pessoa para pessoa e podem mudar com o tempo. Eles incluem:

  • Sintomas que se assemelham ao TEPT, como flashbacks, evasão, sonhos perturbadores e pesadelos.
  • Incapacidade de mostrar compaixão ou empatia. Um médico que já cuidou pode começar a culpar seus pacientes por suas doenças, enquanto um assistente social pode perder o interesse em ajudar as famílias em dificuldades.
  • Raiva e ressentimento.
  • Tornando-se socialmente desconectado.
  • Sentindo-se mal entendido pelos outros.
  • Tendo cada vez mais poucas fronteiras entre trabalho e casa.
  • Uma diminuição na produtividade e eficácia.
  • Sentindo-se preso.
  • Depressão.
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Estratégias para prevenir a fadiga da compaixão

O cansaço da compaixão é uma luta comum e nem sempre é evitável. Freqüentemente ocorre de repente, mesmo depois de uma pessoa ter administrado bem o estresse há anos. Certas estratégias de prevenção, no entanto, podem reduzir o risco e ajudar uma pessoa a gerenciar melhor os sintomas da fadiga da compaixão:

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  • Programe tempo para o autocuidado, incluindo refeições saudáveis, exercícios e dedicar-se a hobbies agradáveis.
  • Defina limites claros. Ninguém precisa atender chamadas 24 horas por dia ou prestar cuidados constantes a outra pessoa.
  • Afaste-se do trabalho ou do trabalho de cuidar sempre que possível.
  • Gaste tempo com pessoas que apóiam e entendem o trabalho que você está fazendo. Um advogado de interesse público, por exemplo, pode encontrar apoio e ajuda de encontros semanais com advogados de áreas semelhantes.
  • Pratique a atenção plena. O cansaço da compaixão pode fazer com que a pessoa se sinta distraída e sobrecarregada. A meditação e as estratégias de vida consciente podem neutralizar essas sensações.
  • Evite levar o trabalho para casa. Não leia e-mails perturbadores ou ouça mensagens de voz durante o tempo de inatividade. As pessoas envolvidas em atividades de cuidado ou ativismo não remuneradas devem agendar um horário longe de suas atividades.
  • Procure ajuda. Nenhuma pessoa pode resolver os problemas do mundo. Os cuidadores familiares devem procurar opções de cuidados pagos ou pedir ajuda a outros membros da família. Ajudantes profissionais devem explorar recursos adicionais para ajudar seus clientes enquanto reduzem sua própria exaustão.
  • Recompense-se por tarefas difíceis. Por exemplo, planeje um passeio com amigos após uma reunião com um cliente difícil.

Tratamento da fadiga da compaixão

A fadiga da compaixão é uma resposta ao estresse crônico, não um diagnóstico de saúde mental. Isso significa que o tratamento da fadiga da compaixão exige que uma pessoa obtenha algum alívio do estresse. Isso pode significar:

  • Reduzindo sua carga de trabalho ou vendo menos clientes.
  • Tirando um tempo longe do trabalho.
  • Estabelecendo limites claros da vida profissional.
  • Mudando a abordagem de trabalho.

Em algumas profissões, pode não ser possível reduzir o estresse. Por exemplo, um médico de emergência que trata de sobreviventes de abuso pode ter pouco controle sobre sua carga de trabalho, enquanto um advogado especializado em pena de morte pode ser a única pessoa em sua região que pode lidar com casos tão complexos. As pessoas nessas situações podem exigir amplo apoio contínuo, medicamentos para controlar a ansiedade e a depressão e intervalos regulares no trabalho.

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Não importa a causa do cansaço da compaixão, um terapeuta pode ajudar uma pessoa:

  • Avalie seus limites. Em alguns casos, uma pessoa desenvolve fadiga da compaixão porque sente a obrigação de “salvar” todos.
  • Crie um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Tempo longe do trabalho, hobbies significativos, exercícios e autocuidado podem ajudar com o cansaço da compaixão e o desgaste.
  • relaxar. Desenvolva estratégias de relaxamento, como meditação e cultivo da atenção plena no momento.
  • Identifique outros recursos que podem ajudar. Por exemplo, um médico pode obter um alívio significativo do estresse contratando um assistente de consultório ou contando mais com a equipe de enfermagem.
  • Ganhe novas habilidades. Novas estratégias para lidar com os desafios pessoais ou do local de trabalho podem ajudar uma pessoa a evitar o cansaço da compaixão. Por exemplo, aprendendo a ouvir sem oferecer conselhos, os pais podem oferecer maior apoio a uma criança em dificuldades, sem se sentir tão exausto após cada conversa.

A GoodTherapy pode ajudá-lo a encontrar um terapeuta especializado em fadiga da compaixão. Comece sua pesquisa aqui.

Referências:

  1. Fadiga da compaixão. (n.d.). O Instituto Americano de Estresse. Obtido em https://www.stress.org/military/for-practitionersleaders/compassion-fatigue
  2. Fadiga da compaixão. (23 de agosto de 2017). American Bar Association. Recuperado em https://www.americanbar.org/groups/lawyer_assistance/resources/compassion_fatigue
  3. Gallagher, R. (2013). Fadiga da compaixão. Médico de família canadense, 59(3), 265-268. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3596203
  4. Pfifferling, J. & Gilley, K. (2000). Superando o cansaço da compaixão. Recuperado em https://www.aafp.org/fpm/2000/0400/p39.html






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