cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Cause impacto como gerente de projeto em forma de T 2

Este é um post convidado de Charlie Davidson.

Cause impacto como gerente de projeto em forma de T 4
Charlie Davidson

Você já ouviu falar de um desenvolvedor em forma de T?

É uma frase comum usada no desenvolvimento de software em que o desenvolvedor tem ampla experiência em seu papel, mas também é profundamente qualificado em uma área específica.

A barra horizontal do “T” representa o conjunto de habilidades mais amplo. A barra vertical mostra a habilidade mais extraordinária e especializada.

Se você está tentando entender a referência visual, esta imagem pode ajudar.

Cause impacto como gerente de projeto em forma de T 6

A capacidade dos desenvolvedores em forma de T de ajudar diferentes partes de uma equipe de desenvolvimento e ainda se concentrar em uma área específica os torna altamente valorizados.

Mas podemos aplicar o mesmo princípio ao gerenciamento de projetos?

O básico de um indivíduo em forma de T

Em primeiro lugar, é útil entender como os indivíduos em forma de T diferem dos outros. Como podemos classificar pessoas que não têm formato de T? Quais são as diferenças entre pessoas em forma de T e pessoas em forma de I?

1. Indivíduos em forma de I têm conhecimento profundo de um único assunto.

2. Os generalistas, acho que vamos lutar para encontrar uma carta que combine com eles, são capazes de muitos deveres, mas não se especializam em nenhum.

Indivíduos em forma de T nos permitem fazer mais com o mesmo número de pessoas. Ou a mesma quantidade de trabalho com menos.

Por quê? Especialistas são ótimos em pára-quedas e remoção de gargalos. Eles corrigem o problema rapidamente e na primeira vez.

No entanto, nem toda tarefa requer um especialista. O descarregamento de tarefas para generalistas liberará especialistas para estarem disponíveis para gargalos.

Pessoas em forma de T criam mais disponibilidade para especialistas e não especialistas. Uma equipe com indivíduos em forma de T pode se mover e se adaptar mais rapidamente do que aqueles sem eles.

O que significa ser um gerente de projeto em forma de T?

Existem diferentes maneiras de considerar os gerentes de projeto em forma de T.

READ  Voltar ao básico com metodologias de projeto

O primeiro é julgar todas as habilidades do gerente de projetos dentro da estrutura de gerenciamento de projetos.

Nesse cenário, o amplo conjunto de habilidades pode incluir itens como os padrões Prince2, Kanban, Scrum, Sigma Six ou PMBOK. O foco profundo estaria em uma única estrutura ou conceito de gerenciamento.

Um exemplo extremo pode ser Jeff Sutherland. Jeff foi co-fundador do framework Scrum, especializado nele há mais de 30 anos e escreveu vários livros sobre o assunto. Ele ainda tem um conhecimento prático de outras habilidades em Gerenciamento de Projetos.

Não sou particularmente fã dessa abordagem. Como gerentes de projeto, precisamos acessar um conjunto de ferramentas aprofundado de sistemas e processos para encontrar os corretos para cada projeto.

Em vez disso, outra abordagem é considerar o gerenciamento de projetos o conjunto profundo de habilidades. Nesse cenário, um gerente de projeto em forma de T é especializado na execução de projetos complexos.

Então, qual é o amplo conjunto de habilidades? Bem, isto depende.

Os gerentes de projeto normalmente trabalham em um setor específico. Esses diferentes setores exigem seus próprios e amplos conjuntos de habilidades.

Tome minha indústria como exemplo: o setor digital, onde construímos sites complexos e portais online. Nossas equipes são especializadas em experiência do usuário, design criativo, técnicas, sistemas e habilidades comerciais.

Os gerentes de projetos digitais que prosperam melhor nesse setor são os que podem se relacionar com cada habilidade.

Na verdade, eles são gerentes de projeto em forma de T.

Portanto, um gerente de projeto em forma de T é alguém com um conhecimento prático das habilidades de suas equipes. Eles não se especializam como seus colegas, mas compreendem os conceitos e as melhores práticas.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br
Cause impacto como gerente de projeto em forma de T 8

Por que os gerentes de projeto em forma de T são vitais?

Existem várias vantagens para os gerentes de projeto serem em forma de T.

Ao extrair insights de sua equipe, um gerente de projeto tem um “dedo no pulso” de um projeto melhor do que os especialistas em forma de I. Ótimo para trabalhar com as partes interessadas e desempenhar o papel de comunicador multilíngue.

READ  Lições Aprendidas Técnicas de Gestão [Podcast] • Guia para meninas em gerenciamento de projetos

As equipes de projeto também costumam favorecer gerentes de projeto em forma de T. Por quê? Eles gostam de resolver problemas com pessoas que falam seu idioma. Os gerentes de projeto também podem atuar como mediadores entre especialistas com opiniões fortes.

Como gerente de projeto, precisamos ver riscos e problemas antes que outros o façam. Ter a capacidade de desafiar um colega de equipe em uma reunião stand-up ou de projeto de forma construtiva pode ser útil.

Um profissional em forma de T também é altamente elogiado em equipes de entrega ágeis que incentivam práticas funcionais de trabalho entre equipes e uma mentalidade “enxame”.

A equipe espera que os gerentes de projeto ajudem aqui, assim como todos os outros. Um excelente exemplo disso pode ser testar um produto quando sua equipe de teste estiver ocupada.

Onde os gerentes de projeto em forma de T são mais eficazes?

Os gerentes de projeto em forma de T são capazes de ser inseridos em organizações de diferentes tamanhos e prosperar, quando seu conjunto de habilidades é adequado. Contudo, organizações menores as atendem excepcionalmente bem.

Por quê? Quanto menor a empresa, mais “chapéus” um indivíduo precisa usar.

À medida que a organização cresce, ela pode contratar para substituir partes do papel de outras pessoas.

Como mencionado acima, os gerentes de projeto geralmente se envolvem em testes de produtos em empresas menores. Uma empresa atingirá um tamanho para justificar um testador em tempo integral e liberará o gerente de projetos para se concentrar na entrega do projeto.

Na minha experiência, os gerentes de projeto ajudam em muitos papéis diferentes em empresas menores. Gerenciamento de Clientes, Analista de Negócios, Gerente de Mudança e Propriedade do Produto são outras funções convencionais que um Gerente de Projeto desempenha ao lado de seu trabalho diário.

Os gerentes de projeto em forma de I geralmente são sobrecarregados rapidamente pela escala de suas responsabilidades em empresas menores e especializadas.

Elizabeth apresentando

Como você desenvolve as habilidades de gerenciamento de projetos em forma de T?

Não é fácil criar o conjunto de habilidades de profundidade e amplitude necessárias para se transformar em forma de T.

READ  Revisão GanttPRO + Mini-tutorial • Guia das garotas para gerenciamento de projetos

As pessoas levam anos aperfeiçoando suas habilidades em seu campo. Como você faz isso como gerente de projeto?

Estamos entregando projetos, desafiando colegas e treinando.

Precisamos lembrar que, como gerentes de projeto, melhoramos a cada projeto que fazemos. Ganhamos um sexto sentido através da repetição. Um problema demorado em um projeto anterior se torna uma segunda natureza para nós mais tarde.

Desafiar seus colegas é uma excelente maneira de ampliar suas habilidades e entender melhor seu projeto. Como você faz isso dependerá do seu setor. Colocar você e seus colegas no lugar dos usuários finais do projeto é sempre um primeiro passo grande e simples.

Tradicionalmente, o treinamento também tem sido uma excelente maneira de aprimorar nossas experiências.

Embora o treinamento aprofundado e especializado possa ser caro, existem várias rotas baratas para obter treinamento básico para novos assuntos. Por exemplo, eu usei a Udemy para cursos on-line em Desenvolvimento de Produto e Experiência do Usuário.

Deseja levar isso ainda mais longe? Siga os líderes do setor e o que eles compartilham online. Aprendi mais sobre o básico técnico da entrega de projetos digitais neste guia do que em qualquer treinamento oficial.

Finalmente, um gerente de projeto em forma de T é alguém que tem um conhecimento prático das habilidades de suas equipes. É crucial compreender que é mais difícil alcançar esse status alternando regularmente setores.

Empacotando

Você não se torna um gerente de projeto em forma de T da noite para o dia. É um processo gradual e extremamente desafiador para alguém em um novo setor.

No entanto, é também uma jornada que pode levar a benefícios substanciais para você e sua equipe, especialmente em organizações menores. Os gerentes de projeto em forma de T são confiáveis, ajudam a remover os gargalos do projeto e agregam valor.

Então pense em como você pode se tornar mais completo.

Pode ser por meio de treinamento, maior colaboração ou apenas colocar mais projetos em seu currículo. De qualquer forma, sua equipe agradecerá por isso.

Sobre o autor: Charlie Davidson é gerente sênior de projetos digitais e Scrum Master, com sede em Oxfordshire. Ele trabalha com agências digitais desde 2009 e gosta de facilitar equipes, criar soluções e refinar processos.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *