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Historicamente, a psicologia como campo tem se concentrado fortemente no cérebro – e, sem dúvida, na mente, localizada acima do decote – como a saída em termos de liberdade psicológica. No passado, o campo da psicologia negligenciava o corpo e o papel da espiritualidade.

Conexão mente-corpo

A mente e o intelecto levaram muitas pessoas longe em suas vidas. Como tal, as pessoas podem facilmente sair de contato com o corpo e seus sinais; eles podem esquecer que o corpo tem muita sabedoria a oferecer.

No meu trabalho como psicólogo clínico, vejo como isso ajuda a misturar a mente e o corpo, porque dá às pessoas mais acesso a elas mesmas. Às vezes, com a terapia da fala, as pessoas podem se sentir sufocadas porque falta o elemento psicoespiritual.

Antes do século XVII, as pessoas entendiam que mente e corpo são um, mas o filósofo francês René Descartes mudou as coisas quando popularizou a ideia de que mente e corpo são distintos um do outro.

Uma maneira de voltar à unidade e se envolver na terapia de uma maneira mais holística é usar técnicas de incorporação. Como terapeuta de ioga certificado pela Associação Internacional de Terapeutas de Yoga (IAYT), sou um defensor da terapia de ioga.

Terapia de ioga não é o mesmo que ir a uma aula regular de ioga. Como terapeuta de ioga, trabalho com uma pessoa que avalia holisticamente seus sintomas ou condições específicos, bem como seu estado emocional de ser. Fazer yoga de maneira personalizada pode ajudar uma pessoa a entrar em contato com a gestalt de si mesma, que é o foco do meu trabalho. O meu objetivo é abordar toda a pessoa e ajudar na sua integração.

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Por que voltar a entrar em contato com o corpo?

Voltar a entrar em contato com o corpo significa ouvir o seu “conhecimento” interno. Voltar a entrar em contato com o corpo significa ouvir o seu “conhecimento” interno. Por exemplo, saber o que significa, em nível físico, estar com fome, estar cheio. Significa saber quando você está com raiva ou triste. Esses sentimentos são importantes porque são indicadores de qual direção seguir na vida e são uma avenida para se conhecer.

Os sentimentos se traduzem em fazer escolhas mais informadas, e permitem que uma pessoa viva a vida que deseja, em vez da vida em que “deveria” viver ou ter caído. O conhecimento interno, que também pode ser chamado de intuição, sinalizará se uma pessoa é uma boa opção para se relacionar ou se um trabalho é adequado.

Se uma pessoa sofreu um trauma, pode levar muito tempo para voltar àquele lugar de “conhecimento”, mas isso pode ajudar a pessoa a se curar. E é possível fazer isso!

Voltar ao corpo também pode significar que uma pessoa está com menos dor física ou se torna consciente do que significa dor física. Se o pescoço dói, talvez alguém ou alguma coisa esteja literalmente se tornando “uma dor no pescoço”. A consciência do estado emocional que às vezes está por trás da dor física capacita uma pessoa a fazer algo sobre a causa raiz da dor.

Maneiras de usar a respiração

Agora que falamos sobre os benefícios de entrar em contato com o corpo, quais são algumas maneiras de fazer isso? Gosto de respirar ou pranayama, que tem o potencial de diminuir a ansiedade e ajudar com sintomas de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), como insônia, hipervigilância e irritabilidade ou irritação.

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Aqui estão três técnicas de respiração que eu gosto de usar com meus clientes:

1. “Observando sua respiração natural”

  • Inspire, traga consciência para a respiração e faça uma pequena pausa no topo.
  • Então expire.
  • Inspire, enchendo os pulmões completamente e depois parando levemente no topo da respiração.
  • Então expire, expirando por todo o caminho.

2. 4-7-8 respiração

Este exercício respiratório não deve ser realizado mais de quatro vezes consecutivas.

  • Inspire silenciosamente pelo nariz por quatro segundos.
  • Prenda a respiração por sete segundos.
  • Expire com força pela boca, franzindo os lábios e fazendo um som de “whoosh” por oito segundos.
  • Mais uma vez, repita esse ciclo apenas quatro vezes em um determinado momento

3. Respiração em três partes

As “três partes” dessa respiração são o tórax, o plexo solar e a barriga, profundamente no fundo dos pulmões.

  • Isole cada parte, respirando primeiro no peito, depois no diafragma e no estômago.
  • Concentre-se especialmente na respiração da barriga e na respiração mais profunda no fundo dos pulmões para permitir que a barriga se expanda.
  • Depois expire todo o caminho, permitindo que a barriga esvazie.

Exemplos de posturas de yoga

Outra maneira de voltar a entrar em contato com o corpo é usando técnicas restauradoras de ioga. A modalidade pode ser muito útil como complemento à psicoterapia profunda. Eu uso os dois na minha prática com resultados incríveis.

Se você está confiante praticando por conta própria, sugiro que você entre suavemente em uma prática restauradora. Quando você está quieto e quieto, há muito espaço para que pensamentos, sentimentos e memórias borbulhem na psique. Se você tem um histórico de trauma, seja gentil consigo mesmo e não espere que sua prática seja mais avançada do que é.

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Pose da criança apoiada

Alcançar o som da mente através do yoga

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Salamba balasana yoga em todos os lugares.

Gosto de apresentar meus pacientes, clientes e alunos a posturas e sequências restauradoras de maneira lenta e objetiva. Acho que começar com uma pose que é útil para o trabalho interior da criança, reparando o eu e intervindo com sintomas de pânico, ansiedade ou TEPT é estratégico e benéfico. A pose, ou asana, é apoiada pela postura da criança. A palavra em sânscrito para essa pose é salamba balasana.

Uma alternativa é usar dois travesseiros colocados de ponta a ponta. Se houver complicações nos joelhos, fique à vontade para estender os joelhos atrás de você ou dobrar (ou rolar) um cobertor para ser colocado entre a panturrilha e o tendão. Defina um cronômetro por 3 minutos e depois, lenta e suavemente, vire a cabeça para o outro lado, mantendo-o por mais 3 minutos. Essa pose é de rendição. Nesta postura, renunciamos a qualquer julgamento e expectativa do eu e do outro.

Abridor de Coração Suportado

salamba supta baddha konasana

Salamba supta baddha konasana yoga pose.

Um abridor de coração apoiado pode ser um acompanhamento da postura da criança apoiada. Esse tipo de pose tem o potencial de ser útil para o perdão e o amor próprio.

Um exemplo de abridor de coração é a pose de ângulo encadernado, ou salamba supta baddha konasana. Se houver algum desconforto em qualquer parte do corpo, modifique conforme necessário. Por exemplo, colocar um travesseiro, um cobertor enrolado ou um travesseiro sob as costas de uma pessoa, permitindo que a parte superior do corpo seja elevada, pode criar desconforto na região lombar. Sugiro usar um suporte mais baixo do chão (um a dois cobertores em vez de um travesseiro, por exemplo).

Trabalhe até 10 minutos nessa pose. Comece definindo seu alarme por 3 minutos e veja se você pode adicionar um minuto a cada vez que praticar. Permita muito espaço para que seus sentimentos surjam sem julgamento e sem expectativa.

Pose de cadáver

Salamba savasana yoga em todos os lugares.

Salamba savasana yoga em todos os lugares.

Por fim, uma postura que é benéfica para deixar ir e potencialmente ajudar com a depressão é a pose de cadáver, ou apoiada salamba savasana.

A morte é o ato final de deixar ir. É uma prática que praticamos todas as noites, quando nos acomodamos a uma noite de sono. É aquele que pode ser fácil e cheio de facilidade, com prática.

Para praticar salamba savasana, coloque um travesseiro embaixo das costas dos joelhos, um cobertor enrolado sob os tornozelos e cobertores dobrados sob os pulsos e o pescoço. Você também pode usar um travesseiro para os olhos e um saco de areia na parte inferior da barriga para aprofundar a pose. Por favor, permita-se ter pelo menos 15 minutos nesta pose.


Nem todo mundo quer voltar para seus corpos, e tudo bem, eles não precisam. Mas para as pessoas que desejam viver uma vida mais plena e rica, com mais conexão e autenticidade, o emparelhamento de técnicas de incorporação com a terapia da fala pode ajudá-las a fluir com esse objetivo.

Referências:

  1. Glock, C., Alfred, R. e Bellah, R. (1976). A nova consciência religiosa. Berkeley, CA: University of California Press.
  2. Damasio, AR (2004). Erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. Nova York: Quill.
  3. Walker, J. & Pacik, D. (2017). Respiração iogue rítmica controlada como tratamento complementar para transtorno de estresse pós-traumático em veteranos militares: uma série de casos. Acupuntura médica, 29 (4), 232-238. doi: 10.1089 / acu.2017.1215






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