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A saúde mental é uma preocupação crescente após o estresse e as perdas da pandemia do COVID-19. Para muitos, a pandemia alimenta o estresse sobre saúde e finanças. Também pode exacerbar os desafios de gerenciar a ansiedade subjacente.

Além disso, as medidas de distanciamento social necessárias para retardar a propagação do vírus separam as pessoas mais vulneráveis ​​de suas redes de apoio. Nossa fiação natural para buscar conforto de outras pessoas, especialmente durante períodos de estresse e medo, é interrompida pela necessidade de distanciamento.

Na população em geral, as evidências dos estudos iniciais do COVID-19 sugerem que devemos esperar níveis elevados de ansiedade, tanto pelo medo de contaminação quanto pelo estresse, tristeza e depressão que podem ser desencadeados pela exposição real ao vírus. Mesmo sem a exposição ao vírus ou o medo do vírus, a ansiedade pode ser agravada por altos níveis de estresse causados ​​pelo desemprego, falta de contato social e / ou pelas dificuldades decorrentes do trabalho em casa.

Resultados da China

A China está alguns meses à frente dos Estados Unidos em termos de coronavírus. Na província de Hubei, um grande segmento da população entrou em um bloqueio sem precedentes por 11 semanas. As pessoas não tinham permissão para deixar suas casas, exceto os itens essenciais. Imagens do noticiário mostraram hospitais e profissionais de saúde sobrecarregados usando equipamentos de proteção de corpo inteiro. Compreensivelmente, muitas pessoas estavam assustadas.

Como em Hubei, muitos americanos passaram por um período significativo de quarentena e isolamento. Embora a aplicação nos Estados Unidos seja menos rigorosa, a quarentena ainda era inesperada e extremamente estressante para muitas pessoas. Além disso, o período de isolamento pode se estender por um período maior nos Estados Unidos.

Na China, os pesquisadores tiveram a oportunidade de avaliar os efeitos da pandemia na saúde mental sobre a população em uma pesquisa nacional. Os resultados do estudo indicam que a pandemia desencadeou uma grande variedade de problemas psicológicos, como ansiedade, depressão e transtorno do pânico.

Espere reações diferentes em diferentes subgrupos

A pesquisa descobriu que as mulheres eram muito mais propensas a experimentar altos níveis de estresse em comparação aos homens, e as mulheres eram mais propensas a desenvolver sintomas de TEPT.

Também foram encontradas diferenças entre as faixas etárias. Indivíduos com idade entre 18 e 30 anos, trabalhadores migrantes e maiores de 60 anos relataram os maiores níveis de estresse. Os pesquisadores suspeitaram que níveis mais altos de estresse entre o grupo de 18 a 30 anos podem ter sido resultado de altos níveis de consumo de mídia, enquanto aqueles com mais de 60 anos estavam experimentando um estresse elevado devido ao aumento da vulnerabilidade ao vírus. Os trabalhadores migrantes provavelmente estavam preocupados com uma variedade de razões, incluindo perda de renda.

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Desemprego e risco de suicídio

As medidas globais de bloqueio estão causando desemprego generalizado. Em abril, apenas nos Estados Unidos, mais de 20 milhões de empregos no setor privado foram perdidos e os números continuam aumentando.

Pesquisas anteriores indicaram que o desemprego pode aumentar as taxas de suicídio em 20% a 30%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada suicídio completo é acompanhado por mais de 20 tentativas de suicídio.

Dada a atual crise global, os profissionais de saúde mental podem esperar um aumento no número de pessoas em perigo e um aumento no número de pessoas que expressam a necessidade de serviços. Como sociedade, precisamos aumentar a conscientização sobre os problemas de saúde mental e desenvolver uma melhor compreensão do vínculo entre desemprego e suicídio.

Como o distanciamento social afeta a recuperação do estresse

Quando nos conectamos com outras pessoas, a ocitocina é liberada no corpo. A ocitocina é um hormônio associado ao toque, amor, carinho e agitação. Sabe-se também que a ocitocina está associada a uma série de benefícios à saúde, inclusive na recuperação fisiológica do estresse psicológico. Por exemplo, a ocitocina desempenha um papel na redução da pressão arterial elevada, na redução dos níveis de cortisol e no estímulo ao crescimento e à cura.

Muitos especialistas em saúde mental manifestaram preocupação com os possíveis efeitos na saúde mental do distanciamento e isolamento sociais durante a pandemia do COVID-19. Sabemos que o isolamento é um importante fator de risco para depressão e ansiedade. Em um estudo, pesquisadores que investigaram os efeitos do isolamento em camundongos encontraram níveis baixos de ocitocina correlacionados com um aumento no comportamento depressivo e ansioso. Uma vez que os ratos foram injetados com ocitocina, a ansiedade e os comportamentos depressivos foram reduzidos.

Em humanos, os pesquisadores descobriram que, enquanto experimentam estresse psicossocial, em média, os níveis de ocitocina aumentam 51%. Embora essa liberação de ocitocina não reduz a resposta ao estresse a curto prazo, após um período de tempo, níveis mais altos de ocitocina foram associados a tempos de recuperação fisiológica mais rápidos da resposta ao estresse.

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Esses achados são importantes na avaliação das consequências da saúde mental do COVID-19. Um dos perigos do estresse crônico é a reatividade contínua do sistema nervoso. Para algumas pessoas, é muito difícil se acalmar quando estão passando por preocupações ou estresse. A mente não apenas continua a repetir os piores cenários contínuos, como também o corpo está respondendo com altos níveis de cortisol. Isso é preocupante, pois o estresse crônico pode ter sérias conseqüências para a saúde física e mental a longo prazo.

Sabe-se que a ocitocina está conectada ao sistema sensorial, e estudos mostram que a liberação de ocitocina está ligada ao toque. É provavelmente por isso que muitas pessoas podem estar automaticamente inclinadas a estender a mão e dar um tapinha na mão de alguém ou abraçá-lo na tentativa de proporcionar conforto quando estão angustiadas. No ambiente atual, isso é desafiador. O tipo exato de comportamento de suporte que estimularia a liberação de ocitocina no momento em que mais precisamos é severamente limitado para muitas pessoas.

Apoio psicológico durante o COVID-19

Durante esse período, quando abraçar e tocar é problemático, podemos aplicar outras ferramentas que podem ajudar no enfrentamento e até estimular a liberação de ocitocina em nossos corpos e nos corpos de nossos entes queridos.

As evidências sugerem que o apoio puramente psicológico pode desencadear a liberação de ocitocina. Isso significa conectar-se a outras pessoas.

Para indivíduos que lutam para lidar com a ansiedade, depressão e estresse, procurar um profissional de saúde mental ajuda. A terapia pode não apenas ajudá-lo a aprender boas estratégias de enfrentamento para reduzir a ansiedade e a depressão, mas também pode ajudá-lo a reduzir o conflito em seus relacionamentos.

Se você estiver com dificuldades, conectar-se a outras pessoas que podem apoiá-lo, mesmo que você não consiga se envolver pessoalmente, ainda é útil. Tente falar ao telefone ou usar plataformas de reunião on-line, como Zoom, Facetime ou Skype. Além disso, a telessaúde e a terapia on-line oferecem uma oportunidade de se conectar com profissionais que podem ajudá-lo a reduzir seus níveis de estresse e a se recuperar dos efeitos da pandemia na saúde mental.

Escolha sua rede de suporte com cuidado para selecionar contatos de suporte. Chegar a pessoas que não apoiam ou que tendem a aumentar sua ansiedade será contraproducente. Entre em contato com familiares ou amigos que podem ajudá-lo a reduzir sua ansiedade ou marcar uma consulta on-line com um terapeuta.

As dificuldades emocionais desencadeadas pelo COVID-19 – bloqueio, isolamento social e incerteza – são substanciais. Conectar e receber suporte pode fazer uma diferença maior em como você se sente do que espera.

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