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Autocuidado em tempos de pandemia

Estamos vivendo em tempos muito difíceis. Precisamos nos ajustar a um mundo diferente, estrutura familiar diferente, horário de trabalho, parceria e paternidade. Muitos de nós lutamos com aceitação e adaptação a essas demandas incomuns da vida. Para nos sentirmos “normais”, tentamos coisas diferentes: alguns de nós tentam se concentrar em nossa saúde física e em como continuar rotinas diárias de exercícios ou horários de exercícios, outros meditam, organizam seu escritório em casa ou passam algum tempo fora. No entanto, acredito que no topo da nossa lista atual de autocuidado não deve haver apenas um cuidado físico, mas também nossa saúde mental.

Para muitos de nós, esta é a segunda semana de uma quarentena obrigatória. Estivemos em casa com nossos parceiros, filhos e chefes através de videoconferências. O isolamento em casa tornou-se nosso novo normal. No entanto, esse novo normal pode levar ao aumento da ansiedade, sentimentos avassaladores, procrastinação e depressão. Muitas pessoas se sentem sozinhas e sozinhas, além de estigmatizadas pelos trabalhos que realizam ou pelos países de onde vêm.

Para lidar com nossas lutas relacionadas à pandemia e ao distanciamento físico (acho que o “distanciamento social” tem uma conotação negativa e devemos usar a palavra: distanciamento físico), devemos levar em consideração essas poucas sugestões de autocuidado:

1. Mantenha contato com outras pessoas.

Use Facetime, Messanger, Zoom e outros portais online para se conectar com seus entes queridos, amigos, famílias. Você pode até “ir” para o happy hour com seus colegas de trabalho e se encontrar na sala de estar. Os seres humanos precisam de interações sociais e senso de conexão. Muitos de nós, que costumávamos reclamar das longas filas nas lojas e do tráfego intenso, agora sentem falta do cheiro da cidade, das ruas movimentadas e dos playgrounds lotados. Mesmo estando fisicamente isolados um do outro, não vamos nos isolar mentalmente! O mais importante é o sentimento de que não estamos sozinhos!

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2. Diminua o uso das mídias sociais e evite ler muitas notícias.

Tente designar a hora do dia em que você lerá as notícias. Leia informações relevantes e evite rolar por diferentes canais de notícias ou novos portais. Você não se sentirá melhor sabendo o número exato de pessoas infectadas e as atualizações a cada hora. Mantenha-se informado, mas use moderação consciente na quantidade de informações recebidas. Fique longe de atualizações esmagadoras de mídia social e postagens provocadoras de ansiedade.

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3.Envolva-se e ajude os outros.

Você pode participar de programas sociais projetados para ajudar outras pessoas, usando máscaras faciais, usando impressoras 3D, entregando mantimentos para pessoas mais velhas, criando datas de brincadeiras virtuais para crianças, passeando com o cachorro do vizinho etc. Senso de importância e propósito ajudam a superar a ansiedade e criar uma vida mais significativa.

4.Tente fazer um planejador diário.

Ficar em casa com seus filhos não deve ser um motivo para ficar em seus PJs por um dia inteiro ou para não lavar os cabelos por uma semana. Levante-se, vista-se (mesmo com suas roupas mais chiques) e comece um dia como faria normalmente. Talvez você se levante um pouco mais tarde do que o habitual, talvez não precise se apressar tanto, mas ainda se envolva na criação de um plano para um dia. Talvez você sempre quis aprender a falar Fresco – agora é a sua hora, talvez você sempre quis começar a ioga – agora é a sua hora, talvez você sempre quis fazer colagens com seus filhos ou aprender a assar – agora é seu tempo.

5. Autocuidado.

Não esqueça que você precisa de tempo para si mesmo. Suas rotinas diárias mudaram, mas você ainda é a mesma pessoa. Mesmo que seus filhos estejam em casa ou seu marido trabalhe em casa, não esqueça de pedir ajuda, fazer uma pausa ou passar uma hora sozinho. Você merece um tempo para mim: meditar, se acalmar, conversar e relaxar. Não seja muito duro consigo mesmo e não espere demais porque está em casa. Você não precisa ser uma super mãe ou um super pai.

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6.Não pare sua terapia.

Se você tem um terapeuta, não pare seu aconselhamento. Sei que é muito mais difícil conectar-se por vídeo, especialmente quando toda a sua família está em casa e você precisa cuidar de todos enquanto trabalha virtualmente. Não pare! Terapia é o seu momento de desabafar, de obter ajuda, apoio ou incentivo. Nós, terapeutas, estamos aqui para você, então não hesite em entrar em contato conosco a qualquer momento.

Nós estamos todos juntos nisso. É hora de se ajustar, reavaliar a vida e encontrar um novo normal. Precisamos permanecer fortes e focar em tornar cada dia significativo enquanto estamos presentes e atentos!

Se precisar de ajuda de suporte, não hesite em entrar em contato comigo: https://mainlineprocounseling.com

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