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No briefing de imprensa de hoje, o secretário de imprensa da Casa Branca, Jay Carney, discutiu os esforços do governo para incentivar a Europa a lidar com a atual crise da dívida:

Como você sabe, Matt, com o Presidente e Tim Geithner – Secretário do Tesouro – e outros estão muito engajados com seus colegas europeus nesta questão, oferecendo conselhos porque temos uma certa experiência em lidar com esse tipo de crise. E pedimos que eles avancem rapidamente.

No mesmo briefing, o Sr. Carney discutiu o papel do presidente no Super Comitê:

O presidente, no início do processo, no início do processo do super comitê, um comitê estabelecido por um ato do Congresso, apresentar uma proposta abrangente isso foi muito além dos US $ 1,2 trilhão exigidos por esse ato e foi uma abordagem equilibrada para a redução do déficit e para controlar nossa dívida de longo prazo.

O Sr. Carney voltou-se para o fracasso do Super Comitê:

Esse comitê foi estabelecido por um ato de Congresso. Era composto por membros de Congresso. Em vez de apontar os dedos e jogar o jogo da culpa, O Congresso deve agir, cumprir sua responsabilidade. Quanto ao seqüestrador, foi projetado, novamente, em este ato do congresso, votado por membros de ambas as partes e assinado por lei por este Presidente, especificamente por ser oneroso, segurar os pés do Congresso no fogo. Foi projetado para que nunca acontecesse, porque o congresso, entender as conseqüências do fracasso, entender as conseqüências da inação, as conseqüências de não estar disposto a adotar uma abordagem equilibrada, foi tão terrível.

Agora, deixe-me dizer isso O Congresso ainda tem dentro de sua capacidade ser responsável e agir. Como você observou, o seqüestro não entra em vigor há um ano. O Congresso ainda pode agir e tem tempo de sobra para agir. E pedimos ao Congresso que cumpra sua responsabilidade.

… O que o Congresso precisa fazer aqui tem sido e permanece muito claro. Eles precisam fazer o trabalho deles. Eles precisam cumprir as responsabilidades que estabeleceram para si mesmos.

O secretário de imprensa do presidente nos diz que o presidente e seu secretário do Tesouro “estiveram muito envolvidos com seus representantes europeus contrapartes “ao lidar com suas crises de dívida, mas parece que o envolvimento do Presidente na americano O Super Comitê deveria colocar uma proposta em cima da mesa e depois sair.

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Carney aponta a proposta do presidente em setembro para o Super Comitê e as negociações com o presidente Boehner durante o verão, como evidência de que o presidente está tentando reduzir o déficit orçamentário. Para equilibrar, acho importante destacar cinco oportunidades de redução de déficit que o presidente perdeu.

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  1. Maiorias democráticas (2009-2010): Nos dois primeiros anos de seu mandato, o presidente teve super maiorias partidárias na Câmara e no Senado. Não havia uma proposta presidencial para reduzir o déficit, nem nenhuma ação legislativa sobre redução do déficit. O governo argumentou que a redução do déficit seria inconsistente com a necessidade de estímulo macroeconômico a curto prazo, mesmo que essa redução fosse iniciada vários anos depois.
  2. Bowles-Simpson (outono de 2010 a fevereiro de 2011): O presidente poderia ter retirado as recomendações bipartidárias de Bowles-Simpson da comissão que ele criou e as proposto em seu orçamento. Em vez disso, ele arquivou essas recomendações.
  3. Explodindo Paul Ryan e o orçamento do Ryan (primavera de 2011): Depois que os republicanos da Câmara propuseram US $ 4T de redução do déficit, o presidente ofereceu um novo orçamento que ele alegou que corresponderia a essa redução, mas que caiu mais de US $ 1T e dependia de aumentos de impostos não especificados para a maior parte de sua alegada redução de déficit. Mais importante, ao apresentar sua proposta, o Presidente pessoalmente jateada O presidente do Comitê de Orçamento da Câmara, Paul Ryan, e o orçamento de Ryan, enquadrando sua nova proposta de redução de déficit como parte de um ataque político agressivo aos republicanos do Congresso.
  4. Retrocedendo nas negociações do Grand Bargain (verão de 2011): Quando a Gangue dos Seis ofereceu sua proposta no meio das negociações Obama-Boehner, o presidente aumentou sua demanda por aumentos de impostos em US $ 400 bilhões em relação ao que ele havia proposto anteriormente. Como o presidente Boehner pôde vender seus deputados republicanos em um acordo pior do que a oferta anterior do presidente? Esse retrocesso presidencial causou o colapso das negociações do Grand Bargain.
  5. Ligando para o Super Comitê (outono de 2011): O presidente estava literalmente telefonando (do Havaí) para o Super Comitê. Seus conselheiros não foram encontrados em nenhum lugar nas negociações do Comitê ou perto dele. Pelo que posso dizer, apenas dois dos seis democratas do Supercomitê (senadores Baucus e Kerry) estavam ativamente envolvidos na negociação com os seis republicanos do SC, e esses dois não tinham cobertura política do presidente. Hoje, depois que o fracasso do Comitê foi formalmente reconhecido, podemos ver o secretário de imprensa do presidente fazendo todo o possível para distanciar o presidente desse fracasso e culpar o Congresso por isso.
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O Super Comitê conseguiu se o presidente estivesse “muito envolvido” com os negociadores do Congresso, como Carney diz que está com os líderes europeus? Não sei, mas estou um pouco surpreso que Carney seja tão rápido em enfatizar o envolvimento ativo do presidente na solução dos problemas fiscais da Europa, sem sequer fingir se preocupar com um esforço americano relacionado.

Carney diz que “o Congresso precisa fazer o trabalho deles. Eles precisam cumprir as responsabilidades que estabeleceram para si mesmos. ”

P: Em um congresso politicamente equilibrado, é possível uma redução significativa do déficit sem a liderança presidencial ou mesmo o envolvimento?

(crédito da foto: Casa Branca)



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