As novas diretrizes para as equipes de marketing em 2020 • Girl's Guide to Project Management
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Esta é uma contribuição de Monica Georgieff, Agile Coach e Trainer da AgileSherpas.

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Monica Georgieff

O que essa nova década reserva para os profissionais de marketing que executam projetos? Até agora, uma pandemia turbulenta, incerteza, crise e uma situação global volátil.

No entanto, além das más notícias com as quais tivemos que lidar desde o início deste ano, essas circunstâncias em mudança geraram um tipo diferente de entusiasmo por fazer melhorias no processo de como também trabalhamos juntos.

Impulsionados pela luta para responder e se adaptar a esses tempos de VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade, ambiguidade), os profissionais de marketing começaram cada vez mais a adotar uma abordagem ágil para o gerenciamento de projetos.

Liderança em tempos incertos requer O objetivo de permanecer ágil, responsivo e flexível nesses tempos difíceis tornou-se arraigado firmemente nas mentes da comunidade de marketing.

Temos os dados para mostrar exatamente como os profissionais de marketing estão passando esse período com suas práticas ágeis. Agile para marketing significa tomar diferentes decisões de gerenciamento de projetos com base no que as equipes sabem sobre o “novo normal”.

O Agile funciona para marketing?

A agilidade no marketing tem sido uma tendência crescente desde a publicação do Manifesto de Marketing Agile em 2012.

Desde então, os profissionais de marketing adaptaram com êxito alguns dos jargões comuns de gerenciamento de projetos para se adequar ao contexto de marketing. Os produtos se tornaram “campanhas”, os proprietários de produtos se tornaram “proprietários de marketing”.

Outras mudanças semânticas se manifestaram na maneira como os profissionais de marketing discutem o Agile para preencher a lacuna entre essa metodologia e a maneira caótica de marketing de fazer as coisas.

As principais diferenças entre o ágil no marketing e seu antecessor de software são:

  • Os profissionais de marketing não gostam tanto do Scrum quanto dos desenvolvedores, porque ele não se encaixa no contexto de marketing. Na maioria das vezes, eles optam por uma estrutura híbrida para aplicar agilidade.
  • Normalmente, o proprietário do marketing em uma equipe também desempenha o papel de proprietário do processo, ajudando a equipe a fazer melhorias incrementais em seu processo.
  • Como os profissionais de marketing não estão medindo o sucesso nas “linhas de código de trabalho”, eles precisam de muito mais contexto sobre as necessidades e resultados dos clientes, a fim de rastrear sua eficácia.
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É claro que ninguém poderia prever que as circunstâncias em que nos encontramos no ano de 2020 teriam tornado tão imperativo que os profissionais de marketing arregaçassem as mangas e implementassem as práticas ágeis em todo o seu potencial.

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O estado de agilidade no marketing este ano

De acordo com a 3ª edição recém-lançada do Relatório Anual do State of Agile Marketing, 41% dos profissionais de marketing já estão implementando práticas Agile na maneira como trabalham em suas equipes.

Quarenta e dois por cento dos profissionais de marketing não-ágeis gostariam de adotar formas ágeis de trabalhar o mais rápido possível (ou, como disse um dos entrevistados da pesquisa, “como ontem”). Para esses 42%, 2020 provavelmente será o ano em que eles mergulham e adotam práticas ágeis de marketing em suas organizações.

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Em um ambiente VUCA, é importante operar de uma maneira que permita que você se adapte às circunstâncias que você vê – não apenas às circunstâncias que você planejou.

É por isso que as equipes ágeis dos departamentos de marketing estão prontas para manter a mente aberta e cultivar uma nova normalidade, não apenas em suas rotinas diárias, mas também na maneira como trabalham umas com as outras.

Por que os profissionais de marketing estão adotando métodos de gerenciamento de projetos Agile?

Em termos gerais, os profissionais de marketing esperam agilidade para ajudá-los a atingir seus objetivos estratégicos e aprimorar os elementos que contribuem para o sucesso de sua equipe ou departamento. Em outras palavras, os profissionais de marketing escolhem o Agile para:

  • Produza um trabalho de qualidade superior
  • Aumentar a produtividade da equipe
  • Alinhar com os objetivos organizacionais
  • Priorize de forma mais estratégica
  • Libere campanhas mais rapidamente
  • Aumentar a satisfação dos funcionários
  • Cultive a capacidade de mudar de marcha com base no feedback.
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Felizmente, mais do que nunca, o Agile consegue atender e exceder as expectativas dos profissionais de marketing. As descobertas do Relatório State of Agile Marketing de 2020 indicam que o dobro de equipes de marketing Agile relataram uma produtividade melhorada do que em 2019, e as que desfrutaram de uma priorização melhor quase dobraram também no ano passado.

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Parece que quanto mais as equipes de marketing gastam trabalhando com o marketing Agile para melhorar suas práticas, mais benefícios para a produtividade, ritmo e qualidade começam a experimentar em seus departamentos.

Quais técnicas de processo Agile são mais populares entre os profissionais de marketing?

Desde o relatório do ano passado, os profissionais de marketing adotaram diversas práticas ágeis, como standups diários, elaboração de histórias de usuários, aproveitando ao máximo as retrospectivas do processo e muito mais.

Standups diários

Standups diários fáceis de implementar, resolvem um problema premente na maioria dos departamentos de marketing: a falta de um ponto de contato diário consistente para a estratégia de curto prazo.

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A posição diária dos profissionais de marketing representa não apenas uma rápida sincronização com a equipe, mas também uma plataforma para aumentar os impedimentos e resolvê-los juntos no local.

Histórias de usuários

Vindo diretamente do contexto do software, a prática de criar histórias de usuários ajuda os profissionais de marketing a considerar todas as suas iniciativas da perspectiva do cliente e evita que eles percam de vista as necessidades específicas de seu público.

Retrospectivas

As equipes de marketing também começaram a funcionar retrospectivas, analisando criticamente seu processo de trabalho e gerando idéias sobre como ele pode ser aprimorado.

Para a maioria das equipes de marketing, é a primeira vez que experimentam melhorias incrementais no processo em uma iteração tão frequente. Além disso, é geralmente a primeira vez que as equipes sentem que têm voz na maneira como o trabalho a que são designados é realizado e deve ser realizado.

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O futuro do gerenciamento ágil de projetos em marketing

A agitação em torno do marketing ágil vem crescendo há anos. Agora, mais do que nunca, parece que um processo realmente ágil (e mentalidade) poderia ajudar os departamentos de marketing a responder efetivamente aos requisitos de tempos difíceis e imprevisíveis – e parece para muitos que esses tempos parecem ser cada vez mais frequentes.

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Leia a seguir: O que um gerente de projetos de marketing faz?

A adoção de standups, retrospectivas, histórias de usuários e outras práticas ágeis mais completamente dentro da função de marketing já é um excelente indicador da crescente maturidade do movimento Agile e seu impacto nas equipes fora da TI.

As equipes de marketing que se consideram ágeis também estão cada vez mais satisfeitas com os benefícios para o moral e a produtividade das equipes que os métodos trazem para suas equipes e, em uma escala mais ampla, para suas organizações.

À medida que os profissionais de marketing continuam caminhando em direção ao pico da agilidade de marketing, apenas o tempo dirá se a agilidade ou a inércia serão dominantes na discussão sobre os processos de marketing das melhores práticas.

Com base no crescente interesse exponencial no gerenciamento de projetos Agile entre os profissionais de marketing, parece que o “novo normal” deste ano incluirá agilidade de marketing.

Sobre o autor:

Monica Georgieff é treinadora e instrutora em Agile na AgileSherpas. Desde seu papel como chefe de marketing da Kanbanize, uma ferramenta de gerenciamento de projetos Lean e Agile, ela evangelizou a mentalidade do Agile para profissionais de marketing de todo o mundo.

Monica contribuiu com vários recursos da indústria de marketing, incluindo ChiefMarTec, MarketingProfs e Marketing Insider Group. Seu recente e-book, Lean and Agile Marketing with Kanban, é um guia detalhado para aplicar essas práticas ágeis testadas e verdadeiras ao mundo do marketing.

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