Artefatos do Scrum: Um Guia Rápido 1
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


O Scrum é uma estrutura flexível projetada para ajudar equipes auto-organizadas a executar projetos rapidamente em um ambiente ágil.

Clientes ou clientes geralmente mudam idéias no meio do processo. A natureza dinâmica desses projetos evidencia a necessidade de cada equipe oferecer transparência e compartilhar informações de maneira rápida e eficaz.

Assim, sprints ágeis bem-sucedidos usam software scrum e artefatos de scrum para transmitir informações importantes, fornecer transparência e manter o projeto em andamento.

O que são artefatos do Scrum?

Os artefatos do Scrum são maneiras de descrever o trabalho que deve ser feito e sempre agregam valor durante um sprint. Os artefatos do scrum podem ser vistos como pepitas de informações vitais para a equipe do scrum. Eles capturam informações compartilhadas para a equipe em um determinado momento.

Isso é de vital importância, especialmente para equipes distribuídas que podem trabalhar em casa, porque fornece uma plataforma na qual eles podem ver como estão se saindo em um sprint específico. Isso mantém todos na mesma página, não importa onde estejam.

Artefatos do Scrum em detalhes

Existem três artefatos principais do scrum, de acordo com o guia do scrum. Explicaremos cada um deles abaixo, juntamente com um grampo adicional de qualquer sprint bem-sucedido.

1. Lista de pendências do produto

Uma lista de pendências de produtos é uma lista de tudo o que precisa ser alcançado em um projeto, dividido em itens individuais. É aqui que os requisitos da linha de base de todos os recursos necessários para o produto final são priorizados pelo proprietário do produto para a equipe de scrum.

Não é uma lista de tarefas imutáveis ​​e geralmente evolui com o tempo. Por exemplo, se houver uma alteração no ambiente de negócios, nas condições de marketing ou nas demandas técnicas, o backlog do produto refletirá essas alterações.

A lista de pendências do produto é composta por três tipos diferentes de itens.

  • Histórias de usuários, que são descrições de alto nível de um recurso, contadas da perspectiva do usuário final do produto.
  • Insetos, que são problemas que o proprietário do produto deseja corrigir.
  • Tarefas, que são atribuídos à equipe de scrum para concluir.
READ  Sunil Prashara, Presidente e CEO do PMI (Grátis)

A lista de pendências aumenta à medida que o produto está sendo construído. Quando as alterações são adicionadas, elas podem incluir mais detalhes, estimativas ou uma mudança de prioridade. O proprietário do produto e a equipe estão trabalhando regularmente para refinar a lista de pendências do produto. Isso pode ocorrer a qualquer momento.

Quanto mais importante o item de lista de pendências do produto, mais detalhado é. Quando os itens no backlog do produto são escolhidos para o próximo sprint iterativo, eles são refinados ainda mais para serem desenvolvidos durante o sprint. Quando o item no backlog do produto pode ser entregue pela equipe em um sprint, eles estão prontos para uma reunião de planejamento do sprint.

Refinando o Backlog do Produto

O refinamento da lista de pendências do produto inclui atividades como revisar as histórias de usuários de maior prioridade na parte superior da lista de pendências e fazer perguntas ao proprietário do produto sobre elas. Isso inclui, se necessário, excluir histórias de usuários e depois escrever novas. Isso é seguido pela reprioritização da lista de pendências do produto.

Então, essas novas histórias de usuários precisam ser estimadas em termos de tempo necessário para concluí-las, ou outros precisarão obter uma nova estimativa de sua duração. Outras histórias de usuários devem ser preparadas para sprints futuros, sem perder de vista o panorama geral da arquitetura do produto à medida que a lista de pendências evolui.

2. Lista de pendências do Sprint

O backlog do sprint é a parte do backlog do produto em que a equipe trabalhará no sprint. Pense nisso como a lista de tarefas do sprint.

O backlog do sprint é dividido em tarefas a serem executadas pela equipe. Cada item do backlog do sprint precisa ser desenvolvido, testado e documentado. O proprietário do produto ajuda a equipe de scrum a criar um backlog de sprint durante sua reunião de sprint.

O backlog do sprint geralmente é representado como um painel de tarefas, dividido em colunas que representam o fluxo de trabalho. Eles tendem a ter os seguintes títulos:

  • Façam, que são tarefas que ainda não foram iniciadas
  • Fazendo, onde o trabalho começou
  • Verificar, que são tarefas concluídas que aguardam verificação por outro membro da equipe de scrum
  • Feito, o que significa que não é necessário mais trabalho

Refinando o Backlog da Sprint

O backlog do sprint, como o backlog do produto, é um documento ativo e pode ser alterado pela equipe do scrum. O trabalho é discutido regularmente no scrum diário e o backlog do sprint é modificado conforme necessário. Isso tudo está acontecendo durante o sprint curto, e somente a equipe de scrum pode fazer essas alterações à medida que ocorrem durante o sprint.

READ  Scrum Master vs Product Owner Diferenças em habilidades, deveres e responsabilidades (Metodologia Ágil) - Yodiz Project Management Blog

Se houver um requisito para novo trabalho, ele será adicionado ao backlog do sprint. Em seguida, à medida que o trabalho é concluído, a estimativa de qual trabalho ainda precisa ser feito é atualizada. Se houver itens desnecessários, eles serão removidos.

Relacionado: 7 dicas de preparação de pedidos em atraso para iniciantes

Mas, novamente, apenas a equipe de scrum pode fazer isso. Eles têm propriedade sobre o backlog do sprint e esse processo. O backlog do sprint é altamente visível e fornece uma imagem do sprint enquanto a equipe está trabalhando nele.

3. Incremento do produto

Este é o artefato de scrum mais importante. O incremento do produto é todos os itens da lista de pendências do produto que foram concluídos durante uma sprint.

Cada sprint está potencialmente criando incrementos de produtos que podem ser entregues e, portanto, o incremento do produto deve se encaixar na definição da equipe de concluído e ser aceitável pelo proprietário do produto.

A definição de “concluído” é compartilhada entre a equipe de scrum, embora seja diferente para cada equipe de scrum. A definição de feito evolui à medida que a equipe amadurece: cresce mais expansiva ou rigorosa à medida que o projeto continua.

O incremento do produto não é apenas a soma de todos os itens do backlog do projeto concluídos no decorrer de uma sprint, mas também é o valor dos incrementos no último número de sprints concluídos. Isso é transparência não apenas para a equipe, mas para as partes interessadas em termos de onde o produto está no momento.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

4. Gráfico de Burndown

Embora nem sempre seja considerado parte dos artefatos essenciais do scrum, o gráfico de burndown é importante para não negligenciar. É um gráfico que mostra a rapidez com que a equipe está concluindo as histórias ou itens do usuário no backlog do produto. Portanto, um gráfico de burndown ilustra o esforço total em relação à quantidade de trabalho para um sprint.

O objetivo de um gráfico de burndown é garantir que o projeto esteja no caminho certo e que a entrega atenda às expectativas e chegue dentro do prazo.

A taxa de progresso de uma equipe de scrum é chamada velocidade, que é o número de pontos da história do usuário que foram concluídos durante o sprint. O trabalho parcialmente finalizado não é calculado em velocidade.

READ  AstraZeneca corre através de teste de drogas para tratamento Covid-19

ProjectManager.com para equipes Scrum

O ProjectManager.com possui os recursos que as equipes de scrum precisam para gerenciar facilmente seus artefatos de scrum. Por ser um software de gerenciamento de projetos baseado em nuvem, é especialmente conveniente para equipes remotas, que podem permanecer no ciclo do projeto, não importa onde estejam ou quando estejam trabalhando.

Várias maneiras de gerenciar um projeto

Existem várias visualizações de projeto no ProjectManager.com, tornando-o flexível o suficiente para atender equipes ágeis, equipes que trabalham com uma metodologia mais tradicional e até um híbrido dos dois. A visualização do quadro kanban é ideal para equipes de scrum.

Os itens da lista de pendências do produto podem ser coletados em cartões kanban, que podem ser identificados, datas de vencimento adicionadas, acompanhamento do progresso e atribuído a um ou mais membros da equipe.

Uma placa kanban no ProjectManager.com
Uma placa kanban no ProjectManager.com

O ProjectManager.com também possui armazenamento ilimitado de arquivos, para que objetivos, histórias de usuários e outros materiais de sprint relacionados possam ser anexados aos cartões. É a ferramenta perfeita para gerenciar o backlog do seu produto.

Preparação fácil da lista de pendências

A placa kanban também pode ser usada para o backlog do sprint. As colunas são personalizáveis ​​para se ajustarem à maneira como sua equipe trabalha. Os cartões podem ser arrastados e soltos de uma coluna para a outra à medida que avançam no fluxo de trabalho.

Os cartões podem ter listas de tarefas personalizadas e os membros da equipe podem colaborar comentando o cartão. Eles podem até marcar o proprietário do produto ou o scrum master, que serão notificados por email e levados para a conversa. Isso fornece grande transparência para toda a equipe scrum.

Rastreamento em tempo real

Em vez de usar um gráfico de burndown simples, o ProjectManager.com calcula sua velocidade de sprint automaticamente, rastreando seis métricas do projeto, que são alimentadas instantaneamente no painel em tempo real. Os proprietários do produto podem monitorar o progresso das tarefas, a carga de trabalho da equipe, os custos e muito mais para garantir que o sprint esteja no caminho certo.

O painel do ProjectManager.com acompanha o progresso
Sempre saiba o status do seu sprint, graças ao nosso painel em tempo real.

O ProjectManager.com é um software de gerenciamento de projetos baseado em nuvem que ajuda as equipes de scrum a gerenciar melhor seus sprints e os proprietários de produtos a controlar o backlog. Um painel em tempo real atua como seu gráfico de burndown, para que você sempre saiba onde está no projeto enquanto ele está acontecendo. Veja o que mais o ProjectManager.com pode fazer pela sua equipe de scrum fazendo hoje uma avaliação gratuita de 30 dias.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *