cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Além do satisfatório: 4 maneiras de fornecer um feedback melhor 2

Por Yasmina Khelifi, PMI-ACP, PMP

“As pessoas me relataram que tiveram dificuldade em trabalhar com você.”

Essas foram as palavras que um gerente falou comigo no início de minha carreira – e não as esqueci. Fiquei muito chocado ao ouvir o feedback, pois ninguém se aproximou de mim sobre quaisquer queixas que eles tinham comigo. Naturalmente, eu queria saber quem disse isso e em que contexto. Mas o gerente se recusou a me dar muitos detalhes. O feedback foi construtivo? Na verdade não. Foi útil? Absolutamente não.

Dar um feedback melhor ajuda você e suas equipes a melhorar a colaboração e a entregar melhores resultados de projeto. Mas todo feedback não é criado da mesma forma. Você precisa definir as condições para o sucesso.

Em primeiro lugar, o feedback não deve parecer uma tomada de decisão de cima para baixo. Tem que ser aceito. Portanto, é importante conversar sobre as expectativas com os membros da equipe: com que frequência você obterá feedback? Como você vai comunicar isso?

As condições em que a mensagem é transmitida também são importantes, especialmente para feedback negativo. Se for uma reunião cara a cara, reserve uma sala para criar um confidencial e um ambiente confortável para conversar. O feedback também deve ser recente. O feedback regular permite que os membros da equipe apliquem as lições aprendidas imediatamente.

E deve haver acompanhamento: Se os itens de ação forem delineados, mas nenhuma ação for realizada, a credibilidade no processo de feedback é perdida e a motivação diminui. Como líder, sua função é garantir que o feedback construtivo seja transformado em realidade.

Vamos explorar maneiras de melhorar o processo de feedback:

1. Tenha um plano de jogo.

Uma estrutura útil que usei é SBI:

  • Situação: Quando isso aconteceu?
  • Comportamento: Qual comportamento você observou? Compartilhe dados.
  • Impacto: Que impacto esse comportamento teve em você?
READ  Avião da Virgin Atlantic traz centenas de milhares de itens de EPI da China para o Reino Unido

Depois termine com uma proposta, sabendo que este é apenas o início da conversa. Ter um plano de ação que permanece consistente em todos os feedbacks cria uma estrutura na qual a equipe pode se adaptar e se sentir confortável.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

2. Não agravar a situação, a menos que seja necessário.

Quando entreguei o primeiro dispositivo Samsung LTE, trabalhei com um engenheiro de rádio com reputação de ser um colaborador difícil. Alguns colegas recomendaram que eu escalasse qualquer problema que surgisse. Mas preferi encontrá-lo cara a cara em uma sala fechada para buscar melhores maneiras de me comunicar. No final do projeto, ele mencionou que gostou da minha abordagem.

3. Fale e não procrastine.

Há alguns anos, em um projeto estratégico, não consegui falar com o especialista. Ele estava ocupado fazendo apresentações para a alta administração e partes interessadas em outros países. Organizei algumas reuniões com ele, mas não me atrevi a tomar muito do seu tempo fazendo perguntas. Também não me abri para dar feedback porque não pensei que isso traria qualquer melhoria. Quando ele saiu da equipe, enfrentei alguns atrasos nos projetos porque me recusei a fazer sugestões ou iniciar um diálogo significativo sobre o que poderia ser feito melhor. Moral da história: não se abstenha de expressar suas preocupações ou feedback quando apropriado!

4. Não se esqueça de fornecer feedback positivo.

Com 20 anos de experiência de trabalho, aprendi o poder do feedback positivo e como ele oferece um impulso de autoconfiança aos membros da equipe e líderes. Agora envio notas de agradecimento espontâneas para reconhecer os esforços de minha equipe.

Também aprendi a aceitar feedback positivo. Antes, eu dizia “obrigado” e rapidamente fazia o que poderia ter feito melhor. Um dia, um colega me disse para parar, respirar e internalizar o feedback positivo.

READ  3 lições de liderança de uma pandemia global

Feedback construtivo, seja positivo ou negativo, abre a porta para uma conversa. Ele o coloca em um caminho gratificante de autodescoberta e autoaperfeiçoamento.

Como você dá feedback sobre suas equipes de projeto? Me diga nos comentários.

postado por Yasmina Khelifi
em: 06 de setembro de 2020 03:37 | Link permanente



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *