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Quando você está estressado, os alimentos que você está recorrendo provavelmente serão os tradicionais alimentos “reconfortantes” – pense em grandes refeições, para viagem, alimentos gordurosos, doces e álcool. Vamos enfrentá-lo – todos nós encontramos algum conforto em uma refeição saborosa e uma garrafa de cerveja ou um copo de vinho quando estávamos estressados ​​ou chateados com algo. No entanto, esta não é uma boa solução permanente.

Quando você está se voltando para alimentos não saudáveis, você pode se sentir melhor temporariamente, mas a longo prazo, você se sentirá pior. Quando seu corpo não está recebendo a nutrição certa, você pode começar a se sentir menos enérgico, mais letárgico e, em alguns casos, menos capaz de se concentrar e focar. Tudo isso pode levar a ainda mais estresse.

Alimentos que combatem o estresse

Se você tem se sentido mais estressado do que de costume, é importante saber quais alimentos são melhores escolher e quais evitar quando se trata de combater o estresse e ajudá-lo a lidar com sentimentos de estresse e ansiedade. A melhor maneira de combater o estresse é ter uma dieta saudável e equilibrada que inclua uma quantidade moderada de cada um dos diferentes grupos de alimentos.

Abastecer-se de alimentos como grãos inteiros, vegetais folhosos e proteínas magras como os alimentos básicos da dieta é a melhor maneira de garantir que seu corpo receba as quantidades ideais de nutrientes para combater problemas de saúde física e mental. Quando se trata de escolher os alimentos para comer, alguns têm uma gama de excelentes propriedades que ajudam o corpo a combater o estresse. A escolha desses alimentos que acabam com o estresse ajudará a curar e acalmar sua mente permanentemente, em vez de fornecer uma solução temporária.

Alguns dos melhores alimentos para combater o estresse incluem:

  • Abacate – O abacate é uma fruta cremosa e versátil que pode ser consumida de várias maneiras diferentes, seja cru, feito em molhos, temperos e molhos, ou em um smoothie. Essas frutas densas em nutrientes têm propriedades para proteger o corpo do estresse, graças ao seu alto teor de glutationa, que bloqueia especificamente a absorção intestinal de certas gorduras que causam danos oxidativos. O abacate também contém níveis mais altos de vitamina E, folato e beta-caroteno do que qualquer outra fruta, o que aumenta suas propriedades de combate ao estresse. No entanto, tome cuidado com o controle da porção ao comer abacate, pois ele é rico em gordura.
  • Amoras – Se você está se sentindo estressado e está pegando um lanche, trocar chocolate ou batatas fritas por um dos melhores superalimentos é uma ótima maneira de ajudá-lo a lidar com seus níveis de estresse e atingir um nível mais alto de calma. Os mirtilos têm alguns dos níveis mais elevados de antioxidantes, especialmente antocianina, o que significa que esta baga tem sido associada a uma ampla gama de benefícios para a saúde, incluindo cognição mais nítida, melhor foco e uma mente mais clara – todos os quais podem ajudá-lo a lidar melhor com estresse.
  • Chá de camomila – Claro, não se trata apenas do que você come quando se trata de controlar o estresse; o que você está bebendo também pode aliviar ou piorar o estresse que está sentindo. Beber líquidos com alto teor de açúcares e cafeína, como café, bebidas energéticas ou refrigerantes, pode aumentar seus níveis de estresse se consumidos regularmente. O chá de camomila é usado há muito tempo como um calmante natural para a hora de dormir e também em testes clínicos, que determinaram que o chá de camomila é eficaz na redução dos sintomas do transtorno de ansiedade generalizada.
  • Chocolate – Embora geralmente seja visto como uma guloseima não saudável, existe uma ligação inegável entre o chocolate e o nosso humor. Estudos têm mostrado que comer chocolate pode deixar você mais feliz. No entanto, isso não significa que você pode começar a mastigar barras de chocolate toda vez que estiver estressado – o chocolate funciona melhor como desestressante quando comido com moderação e como parte de uma dieta saudável e balanceada. O chocolate amargo em particular é melhor para você, pois contém mais flavonóis e polifenóis, dois antioxidantes extremamente importantes que podem ajudar a combater o estresse, do que muitos sucos de frutas.
  • Carne – A carne alimentada com pasto não é apenas mais gentil para o planeta e para os animais, mas também é boa para as pessoas. A carne bovina alimentada com pasto tem uma grande variedade de antioxidantes, incluindo beta-caroteno e vitaminas C e E, que podem ajudar seu corpo a combater o estresse e a ansiedade. Se você está procurando mais motivos para gastar um pouco mais de dinheiro com carne bovina orgânica alimentada com capim, ela também tem menos gordura do que a carne com grãos, embora seja mais rica em ômega-3.
  • Aveia – A aveia é ótima porque pode encher uma comida reconfortante, mas também tem muitas propriedades saudáveis ​​para fazer você se sentir melhor de dentro para fora. Um carboidrato complexo, a ingestão de aveia faz com que seu cérebro produza níveis mais elevados da serotonina, uma substância que faz você se sentir bem, ajudando você a se sentir mais calmo e menos estressado. Estudos têm mostrado que crianças que escolhem aveia no café da manhã tendem a ser muito mais atentas ao longo da manhã na escola em comparação com crianças que fazem refeições matinais alternativas.
  • Nozes – Se você está procurando uma opção de lanche saudável que o ajude a controlar melhor seus níveis de estresse, as nozes são uma ótima escolha. Não há como negar o sabor doce e agradável das nozes e elas podem ser um lanche saboroso para entre as refeições ou como parte de uma sobremesa. Uma noz versátil, as nozes são ótimas para saladas ou adicione-as a um doce, como café e bolo de nozes.
  • pistachios – outro alimento que é ótimo para lanchar e também pode ajudar a combater o estresse e a ansiedade a longo prazo são os pistácios. Estudos descobriram que simplesmente comer duas porções pequenas de pistache por dia pode diminuir a constrição vascular quando você está estressado, colocando menos pressão no coração e dilatando ainda mais as artérias. Junto com isso, o ato rítmico e repetitivo de descascar pistache pode ser bastante terapêutico!
  • Vegetais de folhas verdes – os vegetais com folhas verdes devem ser uma parte essencial da dieta de qualquer pessoa. Além de ajudar a combater o estresse, as folhas verdes estão repletas de nutrientes e antioxidantes que ajudam a combater doenças e deixam seu corpo mais saudável e com mais energia. Folhas verdes escuras, por exemplo, espinafre, são especialmente boas para você, pois são ricas em ácido fólico, que ajuda seu corpo a produzir mais neurotransmissores reguladores do humor, como a serotonina, que é uma substância química que faz você se sentir bem. Fazer com que as verduras façam parte de sua dieta o ajudará a se sentir mais feliz e menos estressado em geral.
  • Alimentos fermentados – finalmente, comer alimentos fermentados como o iogurte pode ajudar a manter seu intestino saudável, o que por sua vez ajudará a melhorar sua saúde mental e reduzir os níveis de estresse. As bactérias benéficas que são encontradas em alimentos fermentados, como o iogurte, têm um efeito direto na química do cérebro e transmitem sinais positivos de regulação do humor e do comportamento ao cérebro por meio do nervo vago.
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Montando seu plano de dieta

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Planejar suas refeições com sabedoria é a chave não apenas para permanecer fisicamente apto e saudável, mas também para permanecer mentalmente forte e ser capaz de gerenciar melhor seus níveis de estresse. Saber quais alimentos evitar e quais são os melhores para fazer um lanche quando você estiver se sentindo preocupado e ansioso é importante para ajudá-lo a controlar suas emoções e medos.

Quando você está se sentindo estressado, pode ficar tentado a buscar os clássicos “alimentos reconfortantes” – geralmente alimentos carregados de açúcar, muito amiláceos ou gordurosos. No entanto, embora esses alimentos possam fazer você se sentir melhor momentaneamente, eles vão fazer você se sentir pior a longo prazo.

Comer lanches que acabam com o estresse, como frutas frescas, chocolate amargo, iogurte, nozes ou pistache, ou até mesmo um smoothie de frutas com abacate e folhas verdes, pode ajudá-lo a se sentir melhor a curto e a longo prazo quando se trata de estresse. Quando se trata de combater e lidar com o estresse a longo prazo, é importante certificar-se de que, na maior parte do tempo, você está tendo uma dieta saudável e balanceada.

Para manter o controle, é uma boa ideia fazer um plano de refeições para a sua semana e planejar com antecedência para garantir que você tenha uma boa seleção desses alimentos estressantes em sua cozinha para fazer refeições e lanches de quando você sentindo vontade de comer estresse. Certificar-se de que a maioria de suas refeições inclui alimentos como proteínas magras e vegetais verdes folhosos não só fará você se sentir mais saudável em geral, mas também poderá melhorar sua saúde mental e níveis de estresse.

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Um bom exemplo de um menu saudável e anti-stress seria:

Café da manhã: Farinha de aveia com frutas vermelhas ou um smoothie de frutas com abacate e frutas vermelhas

Lanche do meio da manhã: Iogurte natural com frutas ou um punhado de nozes de pistache

Almoço: Uma salada de massa de grãos inteiros recheada com muitas folhas verdes

Lanche da tarde: Chocolate amargo

Jantar: Carne de vaca com vegetais

Antes de dormir: Chá de camomila

Claro, você não precisa se limitar a este menu – mas ele lhe dá uma boa ideia! Lembre-se de exercer um bom controle das porções ao comer alimentos como nozes, chocolate, iogurte ou abacate! Como diz o ditado, você é o que você come – portanto, certifique-se, antes de mais nada, de se encher de alimentos que são bons para sua saúde mental.

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