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Felicidade – Deep Inside

Por: Costa Provis, LCPC, CPC

Parece que uma das coisas mais comuns que as pessoas procuram é o conceito sempre esquivo conhecido como felicidade. Afinal, quem de nós não gostaria de ser mais feliz, independentemente do ponto de partida? Também é muito comum que as pessoas tentem isolar a solução para essa busca pela felicidade, encontrando os fatores externos certos para fazê-las felizes. Em outras palavras, tendemos a buscar a felicidade fora de nós mesmos, em vez de procurar dentro.

Agora, por favor, não me entenda mal, não quero subestimar a gratificação imediata que vem com a compra de algumas “coisas” novas e, nesse momento, seu dedo clica no botão OK para finalizar uma compra. A terapia de varejo certamente pode desempenhar um papel (pequeno) em sua felicidade, mas a verdadeira felicidade é algo que realmente vem de dentro.

Vamos começar olhando mais de perto Feliz. É claro que feliz é uma experiência emocional maravilhosa, mas um sentimento que pode parecer difícil de encontrar. No entanto, eu gostaria de pedir que você considere a felicidade como algo que todos nós somos capazes de experimentar.

Na verdade, não conheço você, mas experimentei felicidade, tristeza, raiva e uma infinidade de outras emoções, tudo no mesmo dia. Às vezes dentro do mesmo trajeto !! Portanto, talvez você possa tentar encarar a felicidade como um sentimento que já existe dentro de você e que você é capaz de experimentar sabendo como acessar. Então, a pergunta é o que ajuda você a acessar sua felicidade?

Durante os momentos em que você é feliz, é muito fácil se entregar a essa felicidade – fazer coisas que reforçam o sentimento (permanecer ativo, socializar etc.). Bem como quando você está triste, quase parece “bom” se entregar a esse sentimento também (apatia, afastamento social / evasão etc.) Podemos não pensar conscientemente sobre isso, mas é muito comum nadar no fundo do poço. qualquer emoção que experimentamos sem perceber.

Nós nos envolvemos no pensamentos e comportamentos que reforçam nosso humor existente por um período de tempo e, por um motivo aleatório, paramos em algum momento. Geralmente, algo novo acontece externamente e nós reagimos a isso, mudando nossos pensamentos e comportamentos de alguma maneira. Em última análise, porém, o que guia nossas experiências emocionais são esses pensamentos e comportamentos, que são desencadeados por qualquer coisa externa que possa ser (não o gatilho, mas a reação a ele).

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No entanto, acho que você não precisa esperar até que isso aconteça, ou mudar seu humor aleatoriamente; em vez disso, ao descobrir seus pensamentos e comportamentos existentes, você pode ter muito mais controle sobre sua felicidade. No final do dia, vamos considerar Feliz como uma mentalidade que você pode acessar e com muito controle.

Como mencionei, a verdadeira questão é como você acessa sua felicidade? Você pode ter pensado que pessoas felizes tendem a fazer certas coisas, mas, como afirmado acima, porque todos são capazes de acessar sua própria felicidade, eu gosto de pensar nelas como variáveis ​​comuns durante momentos de felicidade. Vamos considerar cinco variáveis ​​comuns específicas durante momentos de felicidade:

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  1. Expectativas: A primeira coisa importante a considerar é um componente muito pró-ativo para a felicidade, e é sobre estar ciente e definir conscientemente suas expectativas. Apenas a consciência de que nem tudo ficará perfeitamente o tempo todo e, de fato, haverá alguns erros no caminho. Todo mundo entende esse conceito e, no entanto, quando vivenciamos os momentos de decepção na vida, parecemos esquecer. Não quero parecer que estou minimizando as dificuldades que possam surgir, apenas sugiro que, porque a vida não é perfeita, podemos estar preparados para os momentos de imperfeição. Ao estar ciente disso, aumentamos muito nossa capacidade de lidar e aceitar os momentos imperfeitos com muito mais calma. De maneira alguma isso implica que você deve esperar constantemente decepções, apenas que elas ocorram de tempos em tempos, e você poderá navegar nelas quando chegarem. Com essa consciência, você pode começar a desarmar esses gatilhos externos e ter mais controle de mudar seus pensamentos e comportamentos de acordo.
  2. Tempo Presente: Durante os momentos de felicidade, quer percebamos ou não, vivemos no momento presente. Quando estamos no passado, podemos estar vivendo nossos arrependimentos e tristezas, e no futuro estamos vivendo em nossas ansiedades e preocupações, mas no momento presente podemos realmente estar calmos e felizes. É um componente obrigatório para ser feliz e uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo do tempo. Você pode melhorar ou aprender a seguir apenas o fluxo, em vez de resistir a ele. Sempre que penso no presente, recebo uma imagem de um riacho que flui com uma grande rocha. Como todos sabemos, o córrego não para para refletir sobre a rocha. Não fica bravo ou reclama que a pedra está lá. O riacho simplesmente ajusta seu fluxo e incorpora a rocha à sua existência. O riacho simplesmente aceita a rocha e continua a fluir. Dessa maneira, viver no presente pode permitir que você acompanhe o fluxo mais facilmente e sem resistência e, portanto, melhor equipado para viver no momento presente.
  3. Gratidão: Outro componente importante para a felicidade é pensar e expressar gratidão por todas as coisas boas da vida. Nos momentos em que você está se concentrando no que está faltando em sua vida e no que você não gosta, certamente não está sentindo felicidade. Agora considere como você se sente quando seus pensamentos estão sobre o que você tem e o que você gosta / ama na sua vida. Esses são verdadeiros momentos de felicidade controlados inteiramente pelo que seus pensamentos estão focando. A gratidão é a porta de entrada para a felicidade e o “segredo” para muitos pensamentos reformulados e perspectivas inconstantes que melhorarão muito sua experiência emocional a qualquer momento. Encorajo-vos a pensar sobre gratidão diariamente, e até pensar em lembretes para você pensar sobre isso. A cada momento que você vive em gratidão, está experimentando / aprimorando sua felicidade e pense que pode fazê-lo quando quiser!
  4. Hábitos: imagino que, sem muita consciência de que você estava fazendo isso, houve inúmeras vezes em sua vida que, porque você se sentiu feliz, automaticamente se envolveu em hábitos positivos com meios saudáveis. Por exemplo, quando estou me sentindo bem, é mais fácil exercitar, socializar com os amigos, ler e comer alimentos mais saudáveis. Eu realmente gosto dessas coisas às vezes. Se durante os momentos de felicidade, hábitos mais saudáveis ​​surgirem com mais naturalidade, parece razoável que esses hábitos mais saudáveis ​​também ajudem você a se sentir mais feliz. É uma situação clássica de galinha ou ovo; envolver-se em hábitos saudáveis ​​o faz feliz ou é ser feliz o que faz você seguir esses hábitos? De qualquer maneira, quando você quiser aumentar sua felicidade, participe de quaisquer que sejam seus hábitos saudáveis. Você será mais feliz!
  1. Objetivos: Durante momentos de felicidade, é muito mais fácil, provavelmente natural, que nossa mente se concentre em nossos objetivos. No entanto, durante tempos infelizes ou angustiados, nossa mente está muito mais focada nos obstáculos do que nos objetivos. Nesse espaço, vemos os contras muito mais claramente do que os profissionais, mas, no entanto, é muito importante estar ciente dessa dinâmica e pelo menos considerar os profissionais. Mudar seus pensamentos dessa maneira permitirá que você continue superando cada obstáculo que surgir, resultando na consecução do objetivo. Os obstáculos não o impedem, são apenas coisas que você supera no caminho para a meta. Eu pessoalmente experimento isso com muita frequência.
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Quando eu estou Feliz parece que tudo em que consigo pensar é o objetivo. Apenas considere as medidas que tomei na minha vida para ir a shows, por exemplo – dirigir muitas horas, esperar longas filas e até dormir no carro, se necessário, apenas para ver algumas das minhas bandas favoritas ao longo dos anos. Mas, em seguida, observe a mente infeliz que se concentra no tempo de viagem, quanto tempo dura a linha e todos os outros desconfortos ao longo do caminho e, nesses momentos, é fácil transmitir essa experiência. O ponto é que sua mente se concentra determinará suas ações. Anos mais tarde, lembro-me com carinho daquelas experiências de concerto e não podia contar o que fiz naqueles dias em que me concentrei nos obstáculos. Dessa forma, seus pensamentos ditarão seus comportamentos de uma maneira que o aproxima cada vez mais de seus objetivos, permitindo que você experimente cada vez mais momentos de felicidade.

Concluindo: Felicidade é um tópico tão bom e complicado, mas o mais bom é que você pode acessar o Happy a qualquer momento simplesmente por estar ciente de seus pensamentos e comportamentos. Espero que essas 5 variáveis ​​comuns sejam um plano útil para você seguir e, concentrando-se nessas coisas, você experimentará mais momentos a cada dia / semana / mês / ano de vida. Dessa forma, você realmente controla sua própria felicidade e pode acessá-la a qualquer momento.

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