cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Este é um post convidado de Michelle Symonds.

Michelle Symonds
Michelle Symonds

Os projetos sempre têm certas restrições – pode haver uma urgência para concluir um projeto devido a fatores de mercado externo, por exemplo; ou pode haver custos rigidamente controlados devido a um orçamento fixo ou limitado.

O projeto também deverá cumprir certas expectativas, incluindo níveis de qualidade.

Qual é a restrição tripla?

O método de restrição de planejamento mais comumente usado em gerenciamento de projetos era historicamente a “restrição tripla” – tempo, custo e escopo – às vezes conhecido como triângulo de gerenciamento de projeto ou “triângulo de ferro”, porque geralmente é mostrado como um triângulo com as restrições em cada vértice.

Você tem um vislumbre de Martin Barnes, inventor do Triângulo de Ferro, neste vídeo sobre a história do gerenciamento de projetos.

Alternativamente, você pode vê-lo representado como 3 círculos interligados com Qualidade no centro.

diagrama de restrições do projeto

Mas mesmo incluir a qualidade como uma das restrições triplas no gerenciamento de projetos omite outras restrições que provaram ser igualmente importantes.

Fatores como riscos, recursos (humanos e outros), expectativas ou mesmo P&D ou questões de tecnologia para projetos de tecnologia inovadores podem ser considerados como restrições.

Como o gerenciamento de restrições de projeto é uma parte importante do gerenciamento de projeto eficaz, muitos profissionais expandiram o modelo de restrições para um formato de diamante para incluir a Qualidade como uma restrição principal.

Tem sido cada vez mais reconhecido que mesmo isso não vai longe o suficiente e uma estrela de 6 pontas (ou mais) está provando ser um modelo de restrição mais realista para os projetos de hoje.

READ  Rolls-Royce fecha a fábrica em meio a uma grande mudança

Por que as restrições do projeto são importantes?

Qualquer que seja o modelo de restrição de forma que você escolher para usar e quaisquer restrições sejam consideradas mais importantes para qualquer projeto em particular, o que sempre é verdade é que, se uma restrição for ajustada, ela inegavelmente terá um efeito sobre as outras.

Portanto, se você tiver adotado a abordagem simplista de que há apenas três restrições – Tempo, Custo e Escopo – e aumentar o escopo do projeto, é bastante óbvio que isso afetará a quantidade de tempo necessário para concluir o projeto e / ou o custo do projeto.

Da mesma forma, uma vez que você introduz riscos, recursos e qualidade à combinação, a alteração apenas do escopo novamente impacta a qualidade, potencialmente introduz mais risco e também pode impactar os recursos.

É equilibrar todas as restrições que são importantes para entregar um projeto de sucesso – não é ciência de foguetes, mas continua a ser um desafio em muitos projetos.

Leia a seguir: 5 etapas para identificar restrições e dependências do projeto

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

O problema com a restrição tripla tradicional na gestão de projetos

Ainda pode ser possível gerenciar um projeto e entregá-lo com sucesso usando as três restrições simples de tempo, custo e escopo. Possível talvez em um projeto simples de um tipo em que o gerente de projeto e a equipe do projeto tenham experiência anterior, em que os custos sejam bem compreendidos e o escopo bem definido.

No entanto, uma vez que você introduz um elemento desconhecido ou uma nova equipe ou gerente de projeto, até mesmo projetos simples podem enfrentar dificuldades com este modelo.

Apresente alguma complexidade e então os riscos, recursos, qualidade e expectativas tornam-se todas as principais influências sobre o sucesso do projeto e o modelo de restrição tripla pode se provar insuficiente.

READ  Sunil Prashara, Presidente e CEO do PMI (Grátis)

Como acontece com tantos outros elementos de gerenciamento de projetos, os modelos e metodologias fornecem uma base sólida a partir da qual é possível desenvolver uma abordagem mais personalizada para um projeto específico e suas circunstâncias.

Restrições diferentes para projetos diferentes

Embora a maioria dos profissionais de PM concorde amplamente com as restrições importantes em qualquer projeto, os detalhes das restrições variam naturalmente de projeto para projeto, assim como sua importância para as partes interessadas.

Alguns clientes ou partes interessadas podem estar preparados para serem flexíveis com o orçamento se, no final das contas, conseguirem o que desejam, enquanto outros clientes podem estar preparados para comprometer os resultados a fim de permanecer dentro do orçamento.

Raramente há um projeto em que alguma forma de compromisso não seja aceitável e muitas empresas com longa experiência em projetos saberão esperar concessões ao longo do caminho.

Um antigo chefe meu costumava dizer que se o cliente estava 100% satisfeito, então tínhamos gasto muito dinheiro, tempo e esforço no projeto (mas não vou dizer quem era …).

Para um gerente de projeto, então, é importante entender os detalhes mais sutis de cada restrição em cada projeto e gerenciar de acordo.

A expectativa do cliente é talvez uma das restrições mais difíceis de acertar, não apenas porque as expectativas variam de cliente para cliente, mas porque também podem variar entre partes interessadas individuais – e podem ser difíceis de medir e definir claramente.

Leia a seguir: 10 dicas rápidas para ser mais centrado no cliente em seus projetos

O impacto da mudança de restrições

Gerenciar restrições em qualquer projeto é equilibrar cada uma delas para entregar um resultado bem-sucedido. Quaisquer mudanças vai impactar outras áreas do projeto e isso deve ficar claro para todas as partes interessadas desde o início – a grande questão é realmente como e até que ponto a mudança afetará o resultado final.

READ  Chefe do Federal Reserve pede resposta unida e alerta para recessão prolongada

As mudanças não podem ser superadas investindo pessoas e dinheiro em um projeto, mesmo se você tiver os recursos e o dinheiro – cuidado para não pensar que eles podem. O dinheiro e os recursos extras podem simplesmente colocar pressão sobre outras áreas, como dependências, sem mencionar o tempo de gerenciamento adicional necessário.

O triângulo clássico de gerenciamento de projetos com as três principais restrições de tempo, custo e escopo ainda é relevante, mas talvez limitado em sua abordagem. Certamente ainda é uma ferramenta útil para enfocar prioridades ao tomar decisões de alto nível sobre como equilibrar melhor essas restrições para um resultado bem-sucedido.

Sobre o autor: Michelle Symonds é consultora de marketing de pesquisa para treinamento de projetos paralelos e escreve sobre uma variedade de gerenciamento de projetos e tópicos de negócios em geral. Ela é a fundadora da Ditto Digital e também editora do site de notícias PM Project Accelerator.

Restrição tripla na gestão de projetos
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *