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Bryan Barrow
Bryan Barrow

Este é um post convidado de Bryan Barrow.

Depois de vários anos, parece que, finalmente, superamos nossa fixação por zumbis. Novamente.

Não é a primeira vez e não será a última vez que o gênero de filme de zumbi aparece, cada vez trazendo uma nova geração para suas garras frias e mortas.

Lembro-me do filme de zumbi cada vez que tenho uma discussão sobre gerenciamento de projetos versus liderança de projetos.

Não estou me referindo ao estado mental daqueles que estão em ambos os lados da discussão, mas sim ao modo como, exatamente quando você pensa que a discussão morreu e a discussão foi resolvida, ela volta à vida.

Como você sabe, a maneira de matar um zumbi é acertá-lo com força na cabeça. Portanto, na esperança de fazer minha parte para encerrar o debate, aqui está minha opinião sobre as coisas.

Gerenciamento de Projetos é aquele ramo da gestão dedicado ao processo de mudança; a orquestração de pessoas e recursos por meio de uma série de atividades, tarefas e processos para realizar a transformação de um estado para outro, diferente.

  • Independentemente do setor, estamos sempre buscando orquestrar uma transição de uma realidade para uma nova realidade.
  • Os projetos são empreendimentos temporários, quer a escala de tempo seja medida em horas ou décadas.
  • As pessoas podem ir e vir durante a vida do projeto e enquanto para cada uma delas o projeto pode parecer um esforço permanente, o projeto não dura para sempre; eles foram feitos para chegar ao fim.

Liderança é aquele ramo da gestão que diz respeito ao desenvolvimento, nutrição e utilização da influência como forma de motivar os outros para algum fim ou objetivo.

Há muitas maneiras de descrever liderança, mas do ponto de vista do gerenciamento de projetos, ela está associada a poder, influência, persuasão, campanha, direção e motivação.

  • Onde o líder delineia uma visão, o gerente trabalha para levar as pessoas em direção a essa visão.
  • Onde o líder descreve um estado futuro, o gerente organiza equipes e recursos para realizar esse estado futuro.
  • Onde o líder anuncia uma mudança de direção, o gerente trabalha para garantir que a nova direção seja aquela que as pessoas seguem
  • Onde o líder delineia uma estratégia, o gerente se esforça para garantir a execução bem-sucedida dessa estratégia.
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Aqui estão três razões pelas quais o debate entre gerenciamento de projetos e liderança de projetos simplesmente não morre.

1. A falha na execução da estratégia é vista como um problema de gerenciamento de projeto

Em primeiro lugar, há um grande problema nos negócios com relação a como implementar a estratégia. Os líderes empresariais vêem isso como seu desafio número um. É relativamente fácil para eles definir uma estratégia, muito mais difícil implementá-la.

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Em algum lugar, algo está errado entre a visão e a execução e muitos vêem isso como o fracasso do gerenciamento de projetos em entregar a estratégia com sucesso.

Não concordo: não é gestão de projetos que falta, é o ambiente no qual os projetos estão sendo executados que precisa ser melhorado.

2. A necessidade de desenvolver potencial de liderança em vez de sistemas e ferramentas

Em segundo lugar, há uma necessidade real de desenvolver o potencial de liderança dos gerentes de projeto. Se a liderança está preocupada em influenciar e motivar as pessoas, os gerentes de projeto precisam ser líderes qualificados, não apenas administradores de sucesso.

Infelizmente, grande parte da discussão em torno das habilidades de gerenciamento de projetos ainda está enraizada em técnicas e habilidades básicas: planejamento, programação, gerenciamento de risco, orçamento.

Em vez disso, deve ser focado nas habilidades que são vitais para a liderança: visão, estabelecimento de metas, ouvir, falar, colaborar, negociar, apoiar e reforçar, fazer coaching e mentoring.

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3. A necessidade de visão e direção, não apenas entrega mais rápida

Em terceiro lugar, em um nível individual, os membros das equipes de projeto precisam desenvolver seu próprio potencial de liderança, começando pela maneira como se lideram.

Já se foram os dias em que você podia trabalhar em uma empresa por toda a sua vida profissional. Como resultado, as estruturas e o suporte que costumavam fornecer uma carreira vitalícia e orientação profissional desapareceram.

Desenvolver uma visão e direção ainda é importante para desenvolver sua carreira e a maioria das pessoas precisa de ajuda para isso.

Mais uma vez, o coaching e o mentoring são importantes aqui, não apenas para transmitir conhecimentos e habilidades, mas também para desenvolver a visão, o propósito, a automotivação e a responsabilidade.

Morte ao gerenciamento de projetos, vida longa à liderança de projetos!

Então, para onde vamos a partir daqui? Para aproveitar ao máximo o futuro do gerenciamento de projetos e seguir em frente como disciplina, precisamos parar de falar sobre gerenciamento de projetos e começar a falar sobre liderança de projetos.

Aqui estão três maneiras de fazer isso:

  • Se você é membro da equipe de liderança de sua organização, cria as condições nas quais as pessoas trabalham. Isso inclui pessoas que trabalham em projetos. Crie as condições nas quais eles possam entregar grandes projetos. Em particular, estabeleça um vínculo entre os projetos em que trabalham e as estratégias de negócios que os sustentam, de forma clara e convincente.
  • Se você é um gerente de projetos, deve desenvolver suas habilidades de gerenciamento de projetos para se tornar um motivador, mentor e treinador melhor para as pessoas em seus projetos.
  • Se você é membro de uma equipe de projeto, precisa se lembrar que precisa desenvolver uma visão para o futuro tanto quanto sua organização, caso contrário, você corre o risco de se tornar um zumbi, mudando de um trabalho para outro sem vitalidade, coração batendo que o traz à vida.
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Não importa em que nível você trabalha atualmente, se você agir para desenvolver a liderança do projeto, colherá recompensas nos próximos anos.

Sobre o autor: O especialista em liderança de projetos Bryan Barrow trabalha com gerentes de PMO (Project Management Office), diretores de projeto e organizações que precisam entregar mais de seus projetos no prazo e dentro do orçamento, para que alcancem seus objetivos estratégicos. Por quase vinte anos, ele dirigiu sua própria empresa de consultoria que trabalha com organizações do setor público e privado. Ele se especializou em organizar e facilitar workshops de planejamento colaborativo que criam planos confiáveis, geram comprometimento e constroem uma governança eficaz. Ele também oferece treinamento e mentoria para ajudar a desenvolver as habilidades da próxima geração de líderes de projeto. Bryan publica mensalmente seu boletim informativo Project Leadership Tips. Inscreva-se em bryanbarrow.com.

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