Woman holding up a black hat to hide her face
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Mulher segurando um chapéu preto para esconder o rostoNão é incomum ouvir “narcisismo” e “narcisista” usados ​​para descrever casualmente pessoas que:

  • Parece vaidoso e egocêntrico
  • Parecem se importar apenas consigo mesmos
  • Exija atenção, admiração e respeito
  • Realizações exageradas
  • Manipular outras pessoas para seus próprios propósitos

Embora todas essas características estejam associadas ao transtorno de personalidade narcisista (DNP), pessoas com apenas algumas dessas características podem não necessariamente atender aos critérios de diagnóstico. Além disso, outras características significativas do narcisismo são menos reconhecíveis, portanto nem sempre estão associadas à condição.

Geralmente, é uma boa ideia evitar rotular as pessoas com diagnóstico de saúde mental quando você não tiver uma imagem completa da saúde mental delas. Em outras palavras, o diagnóstico de alguém é tipicamente entre eles e seu terapeuta ou psicólogo, a menos que eles escolham compartilhar esse diagnóstico. Mas é verdade que pessoas com traços de narcisismo geralmente mostram uma máscara de superioridade e arrogância para o mundo. Eles podem parecer cheios de si mesmos, exigir apreciação dos outros e parecem ter alta auto-estima. Mas um núcleo interno de insegurança geralmente está por trás dessa máscara.

Narcisismo e insegurança

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), as pessoas com NPD quase sempre têm um senso de auto-estima frágil. Por causa disso, eles passam muito tempo pensando em como os outros os percebem e em como estão se saindo na vida. Essa insegurança contribui para a demanda contínua de admiração associada ao NPD.

Muitas pessoas com narcisismo lutam com sentimentos difusos de insegurança sob a superioridade externa e os direitos que apresentam ao mundo.

Muitas pessoas com narcisismo lutam com sentimentos difusos de insegurança sob a superioridade externa e os direitos que apresentam ao mundo. Mas essa experiência pode ser mais comumente associada ao narcisismo secreto ou vulnerável. Muitas pessoas com esse subtipo de narcisismo mostram sinais exteriores de sensibilidade às críticas e insegurança. Essa insegurança, muitas vezes ligada ao conceito de não ser perfeita, pode contribuir para problemas de saúde mental, como estresse, ansiedade ou depressão.

Essa insegurança pode se manifestar como dificuldade em aceitar críticas, ou qualquer coisa vista como crítica, pois as críticas podem desencadear sentimentos de vulnerabilidade. Alguém com narcisismo pode, por exemplo, seguir conselhos construtivos de um supervisor como um ataque pessoal e reagir com raiva. Eles podem oferecer uma resposta misturada com desprezo ou escárnio ou fazem um comentário passivo-agressivo ou irônico. Essa reação, que ataca em resposta a uma ligeira, pode humilhar ou rejeitar a pessoa que oferece a crítica. As pessoas com NPD geralmente fazem isso para ajudar a aliviar a ameaça potencial à sua auto-estima.

READ  Trauma de Desenvolvimento, Negligência Emocional e Dismorfia Corporal (TDC)

A DNP é um distúrbio de personalidade complexo que envolve sentimentos de insegurança, mas a insegurança não está apenas ligada ao narcisismo. Não é incomum sentir-se inseguro ou enfrentar momentos (ou períodos mais longos) de baixa auto-estima, mesmo que você não tenha nenhum diagnóstico de saúde mental. Uma maneira de diferenciar a insegurança narcísica envolve observar a resposta da pessoa a críticas percebidas ou outras ameaças. Responder com agressão, raiva ou agressão passiva pode sugerir narcisismo, embora essa não seja uma ferramenta de diagnóstico definitiva.

Narcisismo, insegurança e relacionamentos

Manter um relacionamento com alguém que tem NPD pode ser difícil, especialmente sem o apoio de um profissional de saúde mental. Muitas pessoas que vivem com traços narcísicos podem ter tido um pai ou mãe com NPD, experimentado apego inseguro quando criança ou ter outros problemas de apego. Também não é incomum as pessoas que vivem com NPD sentirem depressão, ansiedade e pensamentos suicidas ou abusarem de substâncias. Tudo isso pode causar dificuldades de relacionamento, embora lidar com as principais características do narcisismo possa representar o maior desafio.

Pessoas com narcisismo geralmente precisam de muita admiração e aprovação, uma vez que receber essa admiração pode ajudar a combater a insegurança subjacente. Mas como o NPD geralmente envolve falta de empatia, geralmente não oferece muito em termos de reciprocidade. Essa é uma das principais razões pelas quais as pessoas que vivem com NPD geralmente são rotuladas como “tóxicas”. Eles precisam de seus parceiros românticos para elogiá-los, ouvi-los falar sobre seus sentimentos e tópicos de interesse pessoal e exigir devoção e respeito. Eles podem falar sobre sua inveja pelos outros ou projetar esses sentimentos falando sobre como os outros os invejam.

READ  Como viver com seus pensamentos indesejados - TherapyTribe

Isso pode ser desgastante para parceiros românticos e familiares de pessoas com narcisismo, principalmente porque as pessoas com NPD também podem expressar insegurança, acusando os parceiros de serem infiéis, não se importarem com eles o suficiente ou não fazerem o suficiente por eles. Eles podem usar táticas de abuso emocional, incluindo iluminação a gás, para tentar controlar os parceiros, a fim de permanecer no relacionamento e continuar oferecendo admiração e consideração.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Essas atitudes e ataques podem causar muita dor emocional. Eles também podem levar a sentimentos de insegurança em qualquer pessoa envolvida com uma pessoa com NPD:

  • Negatividade e escárnio freqüentes podem ter um impacto significativo na auto-estima.
  • O Gaslighting pode causar dúvidas sobre o que é realmente verdade e fazer com que a pessoa afetada se sinta como se estivesse errada.

Os “narcisistas” são inseguros?

Pesquisas existentes sobre narcisismo sugerem que as pessoas com DPN tendem a se sentir inseguras, independentemente de mostrarem ou não essa insegurança. A insegurança pode provocar muitos dos comportamentos problemáticos associados ao narcisismo. Tanto um artigo de 2015 analisando os desafios de diagnóstico do narcisismo quanto uma revisão de 2017 examinando a conexão entre narcisismo e comportamento em sites de redes sociais como o Facebook sugerem que a insegurança é mais frequentemente vista em pessoas com narcisismo vulnerável, que podem apresentar-se humildes ou reservados e tendem a colocar-se para baixo.

Katherine Fabrizio MA, conselheira profissional licenciada em Raleigh, Carolina do Norte, ajuda as pessoas que foram criadas por pais narcisistas a curar. Ela explica: “No fundo, a pessoa com transtorno de personalidade narcisista é profundamente insegura. Eles se sentem indignos, envergonhados e vazios. Eles ocultam esse vazio de si mesmos e dos outros com um conjunto de defesas que atuam como uma vitrine. A história de encobrimento que eles contam a si mesmos e aos outros constitui essas defesas, projetadas para preenchê-las artificialmente – enquanto ocultam o fato de que elas se sentem verdadeiramente vazias.

É importante reconhecer que, embora as pessoas com narcisismo possam ter dificuldades com emoções e experiências indesejadas que causam angústia, esses sentimentos não desculpam seu comportamento. A insegurança pode ser difícil de enfrentar, mas é possível solucionar isso, juntamente com outros desafios de saúde emocional ou mental, como ansiedade, sem abuso emocional ou outros comportamentos problemáticos.

READ  Ser pai durante uma pandemia! - TherapyTribe

Se você costuma se sentir inseguro, trabalhar com um terapeuta pode ajudá-lo a superar essa mentalidade e desenvolver um maior senso de empoderamento pessoal. Se você luta para reconhecer ou entender os sentimentos dos outros, ou se tende a mentir ou manipular os outros para atender às suas necessidades, procure um terapeuta que possa ajudá-lo a aprender novas maneiras de se relacionar com os outros, para que você aprenda como atender às suas próprias necessidades e apoiar as pessoas em sua vida.

A ansiedade e a insegurança podem resultar da definição de padrões muito altos para você ou do desejo de alcançar coisas que não são realistas. Mas em ambos os casos, um terapeuta pode ajudá-lo a reconhecer suas capacidades e potencial para o sucesso, para que você possa estabelecer metas mais viáveis ​​para si mesmo.

Referências:

  1. Associação Americana de Psiquiatria. (2013). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, quinta edição. Arlington, VA: Associação Americana de Psiquiatria.
  2. Caligor, E., Levy, K.N. e Yeomans, F.E. (2015, 30 de abril). Transtorno da personalidade narcisista: desafios diagnósticos e clínicos. The American Journal of Psychiatry, 172(5) Recuperado em https://ajp.psychiatryonline.org/doi/full/10.1176/appi.ajp.2014.14060723?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub%3Dpubmed&
  3. Dickinson, K. A. e Pincus, A. L. (2003). Análise interpessoal do narcisismo grandioso e vulnerável. Journal of Personality Disorders, 17(3), 188-207. Disponível em https://pdfs.semanticscholar.org/8db5/d181e5ec85fd61de162d3c43e70611eaf4a4.pdf
  4. Gnambs, T., & Appel, M. (2017, 7 de fevereiro). Narcisismo e comportamento em redes sociais: uma meta-análise. Revista de Personalidade, 86(2), 200-212. Recuperado de https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jopy.12305
  5. Jauk, E., Weigle, E., Lehmann, K., Benedek, M., & Neubauer, A. C. (2017). A relação entre narcisismo grandioso e vulnerável (hipersensível). Fronteiras em Psicologia, 8, 1600. doi: 10.3389 / fpsyg.2017.01600
  6. Tratamento de transtorno de personalidade narcisista. (n.d.). Obtido em https://www.bridgestorecovery.com/pt/narcissistic-personality-disorder/narcissistic-personality-disorder-treatment






© Direitos autorais 2019 GoodTherapy.org. Todos os direitos reservados.

O artigo anterior foi escrito exclusivamente pelo autor mencionado acima. Quaisquer opiniões e opiniões expressas não são necessariamente compartilhadas pelo GoodTherapy.org. Perguntas ou preocupações sobre o artigo anterior podem ser direcionadas ao autor ou postadas como um comentário abaixo.



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *