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Por Kelly Edwards, Associada da LMFT

Como terapeuta de casais, muito do meu trabalho tem a ver com a construção ou reconstrução de conexões significativas entre as pessoas. Freqüentemente, um dos sinais de desconexão nos relacionamentos é a falta de contato. O toque geralmente desempenha um papel crucial na manutenção da conexão dentro dos relacionamentos interpessoais. O toque é essencial devido à maneira como comunica emoções aos outros e porque estimula a produção de ocitocina, às vezes conhecida como hormônio do amor.

Touch in Communication

O toque pode ser uma maneira poderosa de comunicar emoções de maneira não verbal. Ele oferece uma abordagem sutil e mais sutil na qual interagimos com os outros. Seja um abraço ou um tapinha nas costas, o toque pode comunicar emoções positivas, como amor e gratidão. O contato também pode ser uma maneira essencial de expressar simpatia. Por exemplo, quando alguém está sofrendo, às vezes um braço em volta do ombro proporciona mais conforto do que apenas palavras.

Toque ou hesitação no toque também podem significar emoções negativas. Imagine um pai e um filho de mãos dadas quando o pai aperta com força a mão do filho. Essa situação pode alertar a criança que seu cuidador está sentindo medo e sinalizar um aviso. Segurança e conexão são necessárias para formas mais íntimas de toque, como um longo abraço. As pessoas podem sentir quando alguém se sente desconfortável ou não receptivo a esse tipo de toque. O toque também tem o potencial de expandir a profundidade da comunicação quando combinado com conversa, contato visual e linguagem corporal.

Ocitocina, o hormônio do amor

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A ocitocina, também conhecida como hormônio do amor ou hormônio do abraço, é crucial durante o parto e a infância. Após o nascimento, uma inundação de ocitocina cria uma alta pós-parto, que ajuda a desenvolver uma sensação de calma depois do que muitas vezes é um trabalho exaustivo fisicamente e emocionalmente. A ocitocina também incentiva o vínculo entre mãe e bebê, promovendo a alimentação e regulando o estresse para o bebê. Embora associamos frequentemente a importância desse hormônio ao nascimento e à infância, a ocitocina continua a desempenhar um papel vital nos relacionamentos íntimos ao longo de nossas vidas.

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De acordo com Bonnie Badddnoch, terapeuta e autora cujo trabalho se concentra no uso da ciência do cérebro na terapia, a ocitocina ajuda a negociar a experiência do apego. Cria uma sensação de bem-estar entre duas pessoas. A ocitocina é um hormônio e um neurotransmissor, o que significa que ajuda a comunicação dentro de nossos cérebros e corpos e facilita a maneira como nossas mentes e corpos se comunicam com os outros. A ocitocina inibe o estresse e aumenta a calma e a conexão entre as pessoas. Estudos mostram que aumentos ou diminuições de neurotransmissores, como a ocitocina, podem ter um impacto impressionante em pensamentos, sentimentos, comportamentos e relacionamentos interpessoais.

Se você se sentiu deprimido porque ficou em quarentena sozinho ou se afastou de alguém com quem se preocupa profundamente, é útil saber que há razões científicas por trás disso. A falta de ocitocina do contato físico com outras pessoas pode afetar nossa saúde mental e física.

Dicas para auto-regulação quando você não pode tocar em outras pessoas

A boa notícia é que muitos dos benefícios obtidos com o toque e a ocitocina podem ser promovidos por meio de conexões que não envolvem o toque. Talvez agora mais do que nunca, seja um momento valioso para permanecer em contato próximo com amigos, familiares e entes queridos, mesmo que seja apenas virtualmente. Conectar conversas e expressões de gratidão e apreço a outros ajuda a produção de ocitocina. Eu também gostaria de oferecer alguns “hacks” para ajudar a estimular os efeitos reguladores da ocitocina.

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1.) Tome um banho enquanto visualiza o abraço de um ente querido. A água morna ao redor do seu corpo tem um efeito semelhante em alguém que o abraça, e a imagem mental ajuda a intensificar isso.

2.) Converse por vídeo com alguém de quem você gosta enquanto tem um cobertor pesado em cima de você. O cobertor ponderado também imita os efeitos de um abraço quente.

3.) Faça carícias e massagens. Se esfregar os ombros, esfregar o pescoço ou massagear as têmporas tem muitos benefícios, como melhorar o sono e reduzir o estresse.

E por último, deixe-se decepcionar com a falta de contato. Não há problema em perder isso. Felizmente, as pesquisas científicas atuais sobre a pandemia em breve nos informarão sobre maneiras de se tocar novamente com segurança. Enquanto isso, é crucial encontrar outras maneiras de cuidar de si e regular o estresse.

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