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A Apple impediu o Facebook de informar aos usuários que a Apple receberia 30 por cento das compras no aplicativo feitas por meio de um novo recurso planejado, disse o Facebook à Reuters. A Apple disse que a atualização violou uma regra da App Store que não permite que os desenvolvedores mostrem informações “irrelevantes” aos usuários.

O recurso permite que os usuários do Facebook comprem ingressos para eventos online diretamente pelo aplicativo. As regras da Apple dizem que as compras de conteúdo digital precisam usar o sistema de pagamentos da App Store, dando à Apple 30% do total. O Facebook diz que pediu à Apple que renunciasse a essa taxa para que toda a receita fosse para os organizadores do evento, mas a Apple recusou. O recurso já está disponível, mas sem a mensagem sobre o corte de 30 por cento da Apple.

No início deste mês, o Facebook divulgou uma imagem mostrando como a mensagem ficaria no aplicativo.

A Apple bloqueia atualização do Facebook que exigia "imposto" de 30 por cento da App Store 2

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Esperava-se que a mensagem planejada no Android fosse “O Facebook não cobra nenhuma taxa por esta compra”. Segundo a Reuters, essa mensagem também não aparece na versão do aplicativo baixada pelo Google Play.

“Agora, mais do que nunca, devemos ter a opção de ajudar as pessoas a entender para onde vai o dinheiro que pretendem para as pequenas empresas”, disse o Facebook em um comunicado à Reuters. “Infelizmente, a Apple rejeitou nosso aviso de transparência em torno de seu imposto de 30%, mas ainda estamos trabalhando para disponibilizar essas informações dentro da experiência do aplicativo.”

Não está claro como exatamente o Facebook poderia fazer isso, e não é surpreendente que a Apple tenha bloqueado o aviso. A Apple tem sido rigorosa com aplicativos que tentam explicar as políticas da App Store – aplicativos como Netflix, Kindle e Spotify, por exemplo, não podem mencionar que os usuários poderiam pagar na web sem a Apple cortar, muito menos fornecer um link para fazer isso.

O que parece claro é que, conduzindo esse negócio em público, prevendo um recurso que provavelmente não seria aprovado no estado pretendido, o Facebook está tentando impulsionar a conversa sobre as políticas da App Store da Apple, que nunca foram tão controversas. Nos últimos meses, os desenvolvedores do cliente de e-mail Hey para Quinze dias os criadores da Epic Games foram a público com uma ladainha de reclamações, a maioria envolvendo a insistência da Apple em controlar as compras dentro do aplicativo.

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