7 comportamentos de liderança mais importantes para gerentes de projeto do sexo feminino
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


7 comportamentos de liderança mais importantes para gerentes de projeto do sexo feminino 1

Enquanto pesquisava meu livro, Gerenciamento de Projeto Centrado no Cliente, deparei-me com uma pesquisa no Jornal de Gerenciamento de Projetos sobre as habilidades de liderança das mulheres.

“Comportamentos de liderança em gerenciamento de projetos e frequência de uso por gerentes de projeto”, de Charlotte Neuhauser, PMP, analisa o que as mulheres pensam serem as características de liderança mais importantes e depois se as usa ou não.

Neste artigo, resumirei essa pesquisa e analisarei as principais habilidades de liderança para gerentes de projeto do sexo feminino – e, curiosamente, os homens também podem tirar algo dessa pesquisa.

Comportamentos de liderança mais importantes para gerentes de projeto

A liderança tem um efeito enorme nos projetos. É frequentemente citado em estudos como um dos principais fatores que contribuem para o sucesso do projeto, e é fácil entender por que. Pense em um líder que você amou seguir, mesmo quando isso significou longas horas ou decisões difíceis.

Os 7 tipos de comportamento importantes para os gerentes de projeto são (do mais importante ao menos importante):

  1. Influência
  2. Motivação inspirada
  3. Estímulo intelectual
  4. Habilidades gerenciais
  5. Consideração individualizada (tratando os membros da equipe do projeto como indivíduos, não como “recursos”)
  6. Carisma atribuído
  7. Recompensa contingente (ou seja, esclarecendo metas e benefícios para os membros da equipe do projeto)

Isso se aplica a gerentes de projetos masculinos e femininos. As habilidades de liderança podem ser praticadas (aqui estão três maneiras de praticar suas habilidades de liderança). Portanto, se você não identificar imediatamente sua própria experiência com o que está na lista, não se preocupe – você pode aprender e melhorar.

O estudo descobriu que quanto mais as mulheres sentiam o comportamento, menos frequentemente diziam que o exibiam.

Observando as pontuações médias de resposta, nenhum comportamento foi usado ‘Quase sempre’. Ou as mulheres no estudo realmente não são tão boas em gerenciamento de projetos ou estavam se julgando muito duramente.

Como as gerentes de projeto lideram

5 Comportamentos mais usados ​​pelas gerentes de projeto do sexo feminino

O estudo analisou esses tipos de comportamento e avaliou as ações mais e menos utilizadas pelas gerentes de projeto do sexo feminino. Os 5 comportamentos mais comuns foram:

  1. Recomenda promoções para um desempenho excepcional
  2. Recomenda aumentos salariais ou bônus por desempenho excepcional
  3. Delega autoridade para tomar decisões aos membros da equipe
  4. Obtém idéias aceitas pelos superiores
  5. As pessoas têm orgulho de estar associadas a elas.
READ  Governo deve trazer combustível E10 para combater as emissões

Para minha lembrança, o estudo não mencionou nada especificamente relacionado às habilidades de liderança virtual. Eu acho que liderar uma equipe virtual é um pouco diferente de liderar uma equipe em pessoa, embora muitas das habilidades e comportamentos principais sejam os mesmos.

5 Comportamentos menos usados ​​pelas gerentes de projeto do sexo feminino

As 5 coisas que as mulheres fizeram com menos frequência foram:

  1. Conquiste o respeito dos outros, demonstrando competência pelo desempenho de tarefas pessoais
  2. Inspira os outros, dando um exemplo de coragem, dedicação e auto-sacrifício
  3. Usa o tempo com eficiência
  4. Negocia com colegas, fornecedores e clientes (observe que se trata de qualquer negociação, não negociação eficaz)
  5. Oferece incentivo, conselhos e assistência quando os membros da equipe precisam de ajuda.

Sério, quem são essas mulheres respondendo às perguntas da pesquisa? Eles ficam felizes em delegar, mas não em oferecer ajuda à sua equipe. Seus supervisores dizem que suas idéias são ótimas, mas não negociam. As pessoas ficam felizes em trabalhar com elas, mas são desperdiçadoras de tempo desorganizadas que não concluem suas próprias tarefas com competência.

Houve algum argumento melhor para conhecer seus próprios pontos fortes e fracos e ser honesto sobre suas capacidades? Esta é a síndrome do impostor em ação.

Elizabeth no telefone

O pesquisador faz alguns paralelos com outros estudos, mas não comenta as disparidades nos resultados. Eles são, afinal, percepções. Percebo que eu ou outras mulheres não somos boas em dirigir, mas isso não é verdade. (Na verdade, no meu caso, sim).

Depois de ler a pesquisa, acredito firmemente que as 61 mulheres pesquisadas estavam se julgando muito severamente. 75% deles concordaram que as mulheres pensam que as mulheres são mais fracas do que homens! Se não acreditamos em nós mesmos, quem acreditará?

READ  Crie um CV vencedor de uma entrevista em gerenciamento de projetos

A pesquisa de Neuhauser também pediu que as gerentes de projeto relatassem como pensavam que eram percebidas pelos homens. Aqui está o que o estudo dela tinha a dizer.

As mulheres dizem: os homens não acham que as mulheres são gerentes de projeto mais fracos

Fico feliz por acreditar que os homens têm o senso de pensar que as mulheres são adequadas como gerentes de projeto, pois aparentemente não acreditamos nisso.

Como você viu nos resultados da pesquisa, neste artigo, 75% das mulheres pesquisadas acreditavam que as mulheres pensam que as mulheres são mais fracas do que os homens. Como podemos acreditar que somos piores que os homens, mas ao mesmo tempo pensamos que os homens nos vêem como iguais?

Não entendo e tenho certeza de que não é um elogio à inteligência masculina. Poderia ser interpretado como homens que não são capazes de reconhecer nossas falhas, ou como mulheres sendo muito duras uma com a outra. Ou ambos.

7 comportamentos de liderança mais importantes para gerentes de projeto do sexo feminino 3

As mulheres dizem: os homens não levam as mulheres a sério

59% dos entrevistados acreditam que as gerentes de projeto do sexo feminino não são levadas a sério pelos homens. Não acho que seja uma estatística limitada à comunidade de gerenciamento de projetos. Espero que se aplique a mulheres profissionais em várias carreiras.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

No entanto, o número foi muito menor do que eu esperava, o que é ótimo. Eu gostaria de ver a repartição dos resultados por idade, pois tenho a sensação de que quanto mais jovem você for, mais terá dificuldade em ser levado a sério no trabalho.

As mulheres dizem: as mulheres são menos comprometidas que os homens

A pergunta feita aqui foi longa. As gerentes de projeto do sexo feminino “têm menos comprometimento organizacional e capacidade profissional do que seus colegas do sexo masculino”. Esta teve a resposta mais forte e clara das mulheres pesquisadas, com 95% delas concordando ou concordando fortemente com isso.

Não há justificativa para isso na pesquisa, então, aqui estão algumas razões pelas quais as mulheres acreditam nisso:

  • Estamos mais comprometidos com nossas famílias do que com nossos empregadores
  • Vemos homens trabalhando enquanto outras mulheres tiram licença parental para emergências familiares
  • Nós não nos definimos por nossos trabalhos, então isso se traduz em “não estar comprometido”
  • Não vemos mulheres sendo promovidas com tanta frequência quanto homens, o que leva a “ter menos capacidade profissional”
  • Talvez os homens não se incomodem tanto com a culpa dos pais quanto ao equilíbrio entre trabalho e família, mesmo que sintam isso tão profundamente quanto as mulheres.
READ  Adaptando sua tecnologia ao novo funcionamento normal
elizabeth na mesa

Mas, na realidade, quem sabe por que as mulheres pesquisadas pensavam que os homens eram mais comprometidos e profissionalmente melhores do que eram? Talvez todos tivessem saído para fazer manicure em equipe enquanto os homens permaneciam no escritório e eram escravizados. Talvez as mulheres pesquisadas fossem genuinamente péssimas em seus empregos, trabalhando em equipes com colegas do sexo masculino de alto desempenho.

Pesquisa do PMJ
Foi solicitado a 61 mulheres que respondessem a estas perguntas: foi o que disseram

Neuhauser diz:

A amostra deste estudo tinha uma crença mais forte de que eles são gerentes de projeto mais fracos do que acreditam que os homens os percebem. Comparando essa resposta com a percepção desse grupo de que as mulheres têm menos comprometimento e capacidade profissional do que os homens, parece apontar um reforço com sua autopercepção de menos competência … É desconcertante o motivo pelo qual as gerentes de projeto do sexo feminino veem outras gerentes de projeto do sexo feminino como mais fracas do que as mulheres. homólogos masculinos e ainda não percebem os machos vendo as fêmeas como mais fracas.

Em resumo, concluo que o estudo não resultou em nada de útil ou conclusivo, e mais pesquisas devem ser feitas para descobrir se realmente há algo nisso.

O que você acha – vale a pena fazer mais pesquisas sobre esse assunto ou não?

Leia a seguir: Melhores livros de liderança para gerentes de projeto.

Leia a pesquisa: Neuhauser, C. 2007. Comportamentos de liderança em gerenciamento de projetos e frequência de uso por gerentes de projeto no Journal of Journal, 38 (1), pp21-31.

Essas são as 7 habilidades de liderança para #projectmanagement

Deixe-me entrar na Biblioteca de Recursos!

Obtenha acesso a mais de 30 modelos de gerenciamento de projetos, e-books, listas de verificação e muito mais. A senha secreta está no seu email de confirmação!

Você pode ler minha política de privacidade aqui.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *