Equipe ágil
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Equipe ágil

Os leitores regulares saberão que eu não sou especialista em Agile, por qualquer meio. Por isso, tenho o prazer de trazer a você esta contribuição de Elisa Cepale, que vive e respira essas coisas em seu trabalho diário. Elisa, até você …

Elisa Cepale
Elisa Cepale

Facilito reuniões de stand-up diárias para nossa equipe de suporte. Quando comecei a trabalhar no White October, seguimos o formato convencional de “scrum”, onde a equipe se reúne, compartilha o que há de novo, o que é desafiador e o que está acontecendo, e todos dão feedback e fazem sugestões para desbloquear um ao outro.

Neste artigo, analisarei cinco atividades que você pode experimentar na sua reunião diária da equipe.

Em nossa equipe, valorizamos a idéia de que todos se sintam envolvidos e informados, e sua contribuição é valiosa e a oportunidade de se agrupar novamente como equipe uma vez por dia.

Até aí tudo bem, certo?

Na verdade não. Porque, depois de algumas semanas, percebi que os níveis de energia não eram o que deveriam ser para uma agência tão criativa e inovadora.

Qual é o sentido de uma reunião stand-up diária?

O objetivo de uma reunião stand-up diária, que às vezes você ouvirá chamado de scrum diário, é reunir-se e revisar tarefas importantes que estão acabando ou que estão prestes a começar. É uma maneira de colocar todos na mesma página sobre prioridades.

Se você trabalha com métodos ágeis, provavelmente participará de reuniões de stand-up todos os dias. Algumas equipes que não usam o Agile ainda fazem stand-ups porque são uma boa maneira de acompanhar todos, especialmente em projetos em rápida evolução.

Como funciona uma reunião standup?

A reunião acontece diariamente, e a equipe se reúne apenas brevemente. Geralmente, você percorre a sala e cada pessoa diz no que está trabalhando, no que concluiu e quais são seus obstáculos. Você também pode adicionar tarefas de ‘estacionamento’ para que as coisas sejam discutidas depois que os pontos da sala forem feitos.

Você pode adaptar o que é discutido em uma reunião stand-up, portanto, se estiver pensando no que dizer como presidente da reunião, pense no que é útil para a equipe saber.

READ  Fluxo para gerentes de projeto

Ah, e isso é chamado de stand-up porque você normalmente tem a reunião em pé! Dessa forma, as pessoas são solicitadas a fazer mais rapidamente. Além disso, é bom que você gaste algum tempo em pé durante o dia e também significa que é mais fácil as pessoas se movimentarem e conversarem entre si.

Existem muitos benefícios para as reuniões ágeis, incluindo a conclusão rápida e rápida desta!

Algumas salas de reuniões têm as cadeiras removidas com precisão para que você possa se levantar sem a tentação de uma cadeira. Outras equipes realizam suas reuniões no quadro Kanban ou no quadro branco, para que todos possam se referir a isso, se necessário.

5 dicas para re-energizar suas reuniões diárias 1

Quem participa da reunião stand-up diária?

No Scrum, a equipe de desenvolvimento participa da reunião stand-up diária.

As funções de equipe ágil são bastante específicas e, no entanto, ao mesmo tempo, você geralmente encontra todo mundo se metendo para fazer o trabalho em uma equipe com várias qualificações. Dependendo da sua estrutura de equipe ágil, você pode escolher os participantes no standup diário de maneira diferente.

Em uma equipe formal de Scrum, os membros da equipe de desenvolvimento são as únicas pessoas mandatadas para participar da lista diária. O proprietário do produto, Scrum Master e qualquer outra pessoa pode participar, mas normalmente apenas ouvem e não contribuem.

Como tornar as reuniões stand-up interessantes

Nossos projetos na época eram interessantes; todos estavam se comunicando e compartilhando idéias. Mas o formato tradicional de scrum não funcionou para nossa equipe e simplificou as reuniões. A equipe só queria passar por eles e voltar para suas mesas.

Precisávamos injetar um pouco de energia. Eu experimentei algumas idéias para ver o que funcionava e o que não funcionava.

Aqui estão cinco atividades que tentamos reenergizar nossas reuniões de stand-up do projeto, com dicas para você experimentá-las também com suas equipes de projeto.

Atividade 1: O que o deixou infeliz ontem e o que o fará feliz hoje?

Se você está se perguntando como iniciar uma reunião, tente este exercício.

Foi uma boa maneira de começar o dia com uma atitude positiva, provocar os desafios da equipe e descobrir como superá-los. Também deu a todos a oportunidade de fazer sugestões e deu ao scrum master visibilidade do que todos estavam trabalhando

Depois, todos compartilharam uma faixa de música para criar uma lista de reprodução do dia para compartilhar com o restante da agência. Isso introduziu um tipo de gamificação na rotina diária que melhorou as comunicações e o engajamento da equipe.

Experimente: você pode fazer esta pergunta em seus standups para equipes ágeis. Ouça as respostas e veja o que você pode fazer para agir sobre elas. Você também pode compartilhar suas faixas favoritas!

5 dicas para re-energizar suas reuniões diárias 3

Atividade 2: Apreciação de 360 ​​Graus

Tive essa ideia da Funretrospectives e a apresentei à equipe na semana anterior ao Natal como uma maneira divertida de compartilhar presentes.

READ  10 dicas práticas para racionalizar seu portfólio em tempos de incerteza

Como equipe, todos se agradeceram pelo trabalho e disseram o que mais apreciavam. Foi realmente útil falar sobre por que nos valorizamos.

Ao seguir inconscientemente um dos princípios da filosofia dos peixes de “fazer o dia de alguém”, percebemos que um pequeno gesto de agradecimento pode percorrer um longo caminho, especialmente se for recíproco.

Experimente: pergunte à equipe o que eles apreciam um sobre o outro e sobre o trabalho um do outro. Se for estranho dizer essas coisas em voz alta, peça aos participantes que as escrevem. Em seguida, dê a cada colega um monte de notas com comentários agradecidos!

Atividade 3: é segunda-feira! Dê uma coisa positiva sobre a semana passada e o que você vai concluir hoje

Começar a semana com uma perspectiva positiva se tornou uma tradição para nossa equipe. Às segundas-feiras, pode demorar um pouco para entrar no ritmo, mas quando entramos na equipe de scrum e refletimos sobre as coisas positivas da semana anterior, começamos a interagir uns com os outros de uma maneira mais produtiva.

De repente, percebemos que temos algo pelo que esperar …

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Experimente: peça à equipe que compartilhe uma coisa positiva da semana passada e o que eles farão hoje. Este é um bom exercício para começar a semana, portanto opte por fazer isso na segunda-feira ou quando voltar ao trabalho após um longo fim de semana ou outro intervalo.

Dica: ajuda alguém a facilitar essas atividades para que elas realmente sejam realizadas. Se você é da escola de pensamento de que os gerentes de projeto são um conceito desatualizado em equipes ágeis ou se sua equipe ágil tem um gerente de projetos, pense em designar alguém com o papel de fazer com que os standups funcionem sem problemas.

5 dicas para re-energizar suas reuniões diárias 5

Atividade 4: Se você fosse um tíquete de suporte, o que seria?

Este me fez rir!

Este foi um exercício rápido, mas nos levou a pensar em nós mesmos e no que podemos melhorar em nossa abordagem ao trabalho. Um dos membros da equipe disse que garantiria a escrita de um processo antes de iniciar qualquer trabalho.

Revisões constantes como essa são uma ferramenta essencial do desenvolvimento ágil. Não importa o quão boa seja uma equipe, um pouco de autocrítica abre oportunidades de melhoria e autoconsciência.

Experimente: se você não sabe o que dizer em uma reunião stand-up, essa é uma boa maneira de iniciar conversas para que as pessoas falem! Pergunte a eles qual seria o ticket de suporte – de preferência relacionado ao desenvolvimento em que você está trabalhando.

Você também pode tentar este quando uma nova equipe se reunir pela primeira vez ou como uma atividade de formação de equipe.

READ  Tesla se aplica para gerar eletricidade no Reino Unido

Se você é uma equipe que não é de TI, como uma equipe que usa agilidade para iniciativas de marketing, pode ser mais difícil fazer esse exercício. Pense em como você pode adaptá-lo à maneira como seu departamento recebe solicitações de suporte.

Atividade 5: Escreva um cartão postal para um ex-colega descrevendo seu dia ontem

Também é um bom jogo que aproveitará uma atitude positiva e se divertirá no trabalho.

Experimente: peça a cada colega que escreva um cartão postal para alguém que deixou a equipe, descrevendo como foi o dia de ontem.

Se você fizer este exercício, recomendo que outro membro da equipe leia o cartão postal. Ouvir o que todos escrevemos nos ajudou a pensar sobre isso de uma maneira menos abstrata e a lembrá-lo melhor.

Não importa se as pessoas na reunião sabem quem era o ex-colega. O objetivo da conversa é refletir sobre como foi o dia, para que você possa aprender com isso e descobrir o que fazer de diferente.

5 dicas para re-energizar suas reuniões diárias 7

O resultado? Ajuda a misturar atividades de reunião em pé

Isto é o que um colega tinha a dizer.

“Scrums se sentem mais energizados. Fazer a mesma idade todos os dias pode se tornar uma chatice e você entra na disputa com a mesma mentalidade, agora não sabemos que tarefa / perguntas serão feitas. ”


Adam, desenvolvedor júnior

Como resultado dessas atividades, nossa equipe ficou mais forte e entusiasmada. Agradecemos a importância de nos reunirmos uma vez por dia para verificar o progresso e os problemas, mas também entendemos que essa cerimônia pode ser muito mais envolvente.

Agora, gosto de quando meus colegas me enviam mensagens no Slack para me lembrar que é hora do scrum.

Leia a seguir: Livros para gerentes de projetos ágeis.

Sobre o autor: Elisa Cepale é administradora de suporte @WhiteOctober e fundadora da @FirstWeLove. Como administradora de suporte da White October, ela gerencia projetos ágeis, além de supervisionar o fluxo contínuo de suporte. Ela também contribui para criar relacionamentos duradouros com os clientes e um ambiente positivo para trabalhar. Em seu tempo livre, você pode encontrar Elisa em seu estúdio, onde ela bloga sobre casamentos, entre outras coisas, edita suas fotos, faz coisas e planeja. próxima viagem ao exterior.

Reenergize seu stand up

Esta é uma versão editada e atualizada de um artigo que apareceu pela primeira vez neste site em 2016.

Deixe-me entrar na Biblioteca de Recursos!

Obtenha acesso a mais de 30 modelos de gerenciamento de projetos, e-books, listas de verificação e muito mais. A senha secreta está no seu email de confirmação!

Você pode ler minha política de privacidade aqui.



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *