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Por: Kari Harrison, LCPC

Há muito caos e turbulência acontecendo em nossa cidade de Chicago e no mundo em geral, mas também está estimulando alguns de nós a lutar por justiça e mudanças sociais radicais. Embora a participação na luta por justiça pareça inegociável para muitos de nós, a hiperestimulação consistente pode levar ao esgotamento.

Se você já está se sentindo esgotado ou quer evitar (porque quer continuar lutando!), Aqui estão cinco estratégias de autocuidado administráveis ​​para manter sua energia e motivação para continuar …

1. Estabeleça limites com a mídia social e as notícias

É um valor para muitos de nós estarmos atentos e informados sobre o que está acontecendo em nosso mundo em rápida mudança, mas o monitoramento constante das redes sociais e do ciclo de notícias pode se tornar compulsivo e intensificar sentimentos de preocupação e angústia. Estar em um estado consistente de hipervigilância como esse pode facilmente levar ao esgotamento. Tente estabelecer limites com seu consumo de mídia / notícias sociais.

Exemplos de como fazer isso podem incluir o estabelecimento de uma regra de que você só verifica as notícias uma vez por dia e a configuração de um cronômetro em seu telefone que limita por quanto tempo você tem permissão para interagir com os meios de comunicação sociais.

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Pode ser útil nos perguntar: “como estou servindo a mim mesmo, buscando mais informações agora?” e dizer a nós mesmos “essa informação estará lá amanhã” quando estivermos lutando para estabelecer esses limites.

2. Identifique espaços seguros para recarregar e pessoas seguras para recarregar

Encontre um espaço seguro em um cômodo ou canto de sua casa. Deixe aquele espaço aconchegante com elementos que o ajudam a se sentir confortável e protegido. Cobertores quentes, aromaterapia e duchas / banhos quentes / frios e velas são exemplos de experiências sensacionais de regulação física que podem acalmar nosso sistema nervoso central.

Sua hipervigilância está lá para protegê-lo, mas quando você estiver naquele espaço seguro, diga a si mesmo que está tudo bem em baixar a guarda. Considere se há um amigo ou membro da família com quem você pode conversar enquanto estiver na segurança deste espaço físico, seja virtualmente ou pessoalmente.

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3. Aprenda a regular o seu corpo físico quando se sentir ansioso ou oprimido

Quando nos sentimos ansiosos ou superestimulados, nossa resposta de lutar ou fugir ganha alta velocidade. Isso pode fazer com que nos sintamos sem fôlego, com calor excessivo e com uma sensação fisiológica de zumbido ou oscilação. Experimente beber um pouco de água fria, ouvir música relaxante ou um exercício de respiração profunda (inspire por 4, segure por 4, expire por 8, repita). Se pudermos aprender a acalmar nosso corpo, nosso cérebro o acompanhará, e isso pode quebrar o ciclo de nossa reação de ansiedade.

Se você tem alguém próximo que se sente seguro para você manter contato físico, considere a possibilidade de pedir um abraço. A oxitocina, o hormônio liberado durante o contato físico com alguém de quem gostamos, reduz o cortisol (o hormônio do estresse) em nosso corpo.

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Os exercícios físicos também reduzem o cortisol, portanto, até 10-15 minutos de exercícios para fazer o corpo se movimentar podem ser úteis no controle do estresse e da ansiedade.

4. Descubra algo para ter esperança se você estiver se sentindo sem inspiração

A luta pela justiça é longa e árdua, e às vezes os frutos do nosso trabalho parecem intangíveis. E, no entanto, há tantas pessoas para quem olhar e admirar nos momentos em que nos sentimos impotentes.

Tente ouvir um podcast sobre alguém que luta pela mudança, leia um livro (ou parte de um livro) sobre um ativista que você admira ou tome uma pequena atitude em relação à mudança que deseja ver (ou seja, doar, assinar uma petição, iniciar um grupo de leitura). Quando não estamos nos sentindo intrinsecamente motivados, muitas vezes podemos nos beneficiar de um pouco de inspiração de alguém / algo fora de nós.

5. Encontre indivíduos com a mesma opinião para construir sua comunidade nesta luta

Ao lutar por mudanças radicais, precisamos de pessoas que compartilhem nossas crenças e valores para nos ajudar a responsabilizar e nos elevar quando tivermos vontade de desistir. Encontre alguns companheiros de responsabilidade e verifique uns com os outros, conecte-se uns com os outros e, em seus momentos de descanso, crie alegria um com o outro.

O descanso não é inimigo da mudança; é uma parte indispensável do combustível para a mudança. O autocuidado não é egoísmo, é autopreservação. E precisamos preservar a nós mesmos e aos nossos recursos se quisermos usar nosso corpo e nossa mente para apoiar os outros e lutar por eles.

Se você precisar de um espaço de apoio adicional para processar sentimentos desafiadores que podem estar surgindo agora, considere procurar aconselhamento de um profissional de saúde mental qualificado. Um terapeuta de saúde mental pode reservar espaço para você recarregar, reorientar, processar e enfrentar, enquanto você continua a lutar por aquilo em que acredita.

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