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Mãos no teclado com relógio grande

Ainda fico constantemente surpreso quando ouço que as pessoas trabalham em uma hierarquia de gerenciamento de estilo de comando e controle. Não é algo de que faço parte há anos e não acredito que funcione – pelo menos não em um ambiente de escritório de gerenciamento de projetos.

Se eu fosse um soldado da linha de frente, provavelmente pensaria diferente.

No entanto, converso com muitos gerentes de projeto, e ainda parece que alguns deles estão presos em ambientes onde ouvir o que fazer é a norma. Ou, se os gerentes de projeto têm alguma latitude sobre a forma como gerenciam seu tempo e suas tarefas, as pessoas em sua chamada ‘equipe’ ainda estão trabalhando para gerentes que desejam microgerenciar cada parte do seu dia.

O problema com comando e controle é que você obtém informações do projeto que não são confiáveis ​​e cria um ambiente de trabalho excessivamente estruturado do qual as pessoas não gostam.

E é do conhecimento geral que trabalhadores mais felizes obtêm melhores resultados e são mais produtivos.

Então, o que funciona melhor? Mesmo que você não use hierarquia estrita e abordagens de comando e controle (e espero que não), entender o que leva sua equipe a fazer o melhor trabalho é uma grande vantagem.

Se você quiser que eles façam seu melhor trabalho, claro. Se você está feliz com o medíocre, siga em frente. Nada para ver aqui.

Aqui estão 4 coisas que impulsionam o engajamento em sua equipe e devem fornecer resultados muito melhores.

1. Eles têm poderes para fazer o que fazem melhor

Delegar. Deixe as pessoas que estão fazendo o trabalho fazerem o trabalho. Essa é a maneira mais fácil de fazer as pessoas se sentirem fortalecidas. Deixe que eles tomem as decisões, mesmo que você os supervisione. Você deve estar lá para puxar as rédeas quando necessário, não para alimentá-los com todas as respostas.

Para que eles possam aproveitar ao máximo esta oportunidade, você precisa se certificar de que …

2. Eles têm as ferramentas certas

As ferramentas para fazer o trabalho são realmente importantes – sejam ferramentas do tipo colaboração para melhorar a eficiência e o trabalho em equipe, ou ferramentas “difíceis”, como software de agendamento.

Dê a eles o que precisam para fazer o trabalho. Não ter o software certo instalado ou não ter “permissão” para acessar softwares caros como o Microsoft Project é outra fonte de frustração.

Não deixe que isso se torne um motivo pelo qual os membros da equipe do projeto não cumprem seus objetivos. Ajude-os a realizar o trabalho certificando-se de que eles têm tudo de que precisam.

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Não sabe por onde começar? Meu livro, Ferramentas de colaboração para gerentes de projeto (publicado pelo PMI), pode ajudá-lo a escolher a tecnologia certa para sua equipe e configurá-la rapidamente.

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3. Eles são reconhecidos por sua contribuição

Você já fez um trabalho fantástico em um projeto e ninguém se preocupou em dizer obrigado? Não faz você se sentir bem.

Dizer obrigado é fácil, mas entender realmente por que você está dizendo obrigado é uma chaleira de peixes totalmente diferente.

Um white paper da Workfront fala sobre o fato de que 40% das pessoas não acham que seus gerentes entendem a contribuição que os membros individuais da equipe dão. 60% disseram que os executivos não entendem bem a contribuição de um indivíduo e seu valor.

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Acho que se referem a pesquisas feitas pela Forrester, mas a referência não é clara.

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Não ser apreciado é uma grande fonte de frustração para os membros da equipe do projeto. O trabalho muitas vezes não é reconhecido. Isso é particularmente verdadeiro se você trabalha em horários estranhos para lidar com membros da equipe de projeto no exterior, e parte do tempo que você está trabalhando não fica fora dos escritórios dos executivos.

Tarde da noite e madrugada geralmente são necessários para chamadas em conferência internacional, e esse esforço pode passar despercebido.

No passado, tentei superar isso colocando uma nota em meu calendário para agradecer a alguém todas as semanas. Esses lembretes de calendário caíram agora e eu não os coloquei de volta. Bata nos nós dos dedos para mim. Eu preciso colocá-los de volta.

O agendamento desta atividade não é muito espontâneo, e só porque está no diário não significa que você sempre fará isso, mas pelo menos o faz pensar na equipe do projeto e reconhecer seus esforços de vez em quando.

4. Eles sabem o que se espera deles

Na minha opinião, isso é o que mais prejudica o engajamento da equipe. Se as pessoas não sabem o que você quer que façam, não é possível.

Defina limites claros. Certifique-se de que todos na equipe do projeto saibam qual é sua função e como podem contribuir efetivamente para os objetivos gerais do projeto. Isso não é difícil de fazer: trabalhe com o gerente de linha, se necessário.

Depois de ter uma estrutura, você volta ao fato de que eles têm autonomia para fazer seu trabalho. Pense em pedir às pessoas que lhe digam o que vão fazer. Então você saberá o que será feito. Obter o compromisso da equipe é melhor do que dizer a eles o que fazer.

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O que você acha?

Este artigo foi inspirado por uma apresentação de Ty Kiisel na conferência Pink Elephant em Las Vegas em 2012.

4 maneiras de envolver sua equipe
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