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Mulher molhando suas plantas de interiorVocê pode ter ouvido o termo “autocuidado” muitas vezes. Sua família, amigos e terapeuta podem dizer repetidamente que você precisa se cuidar. Então, o que realmente significa cuidar de si?

O que é autocuidado?

Autocuidado é um termo bastante amplo que abrange tudo o que você faz por si mesmo, seja físico, emocional ou espiritual. Seu regime de autocuidado pode incluir um dia relaxante no spa, um episódio de exercícios, uma noite de cinema ou simplesmente uma leitura. Inclui tudo o que você se dedica para cuidar do seu bem-estar e necessidades pessoais. É vital para sua saúde mental, mas é mais do que negligenciado.

Muitas vezes, gastamos nosso tempo trabalhando para ganhar a vida e fazer os outros felizes. Às vezes é o nosso chefe que queremos impressionar, às vezes é o nosso parceiro que queremos agradar, ou às vezes são os nossos pais que queremos orgulhar. Onde nos contamos na lista de pessoas que desejamos agradar? Em muitos casos, em lugar nenhum.

Benefícios do autocuidado

O autocuidado é extremamente importante para o seu bem-estar físico e saúde mental. É difícil fazer alguém feliz se você não conseguir se manter feliz. Você deve se manter o número um na lista, e o resto das pessoas pode vir mais tarde. Existem inúmeros benefícios do autocuidado para a saúde mental, que foram listados aqui para você.

1. Auto-estima aprimorada

Auto-estima é o quanto você se considera digno. Na maioria das vezes, você pode permitir que outras pessoas definam seu valor. No entanto, quando você começa a se cuidar, começa a investir tempo para o seu bem-estar. Você começa a fazer coisas que gosta. É uma maneira de dizer a si mesmo “eu importo”.

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Com esse tipo de atitude, seu senso de autoestima fica mais forte. Você começa a questionar o crítico interno que o desencoraja. Com uma crença maior em suas capacidades, você é capaz de pôr um fim à conversa interna negativa, que é um passo importante para melhorar sua saúde mental.

2. Melhor Produtividade

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é dizer “não” às coisas que envolvem se esticar. No processo de ser negligente consigo mesmo, você pode deixar de dizer não a alguém e a qualquer coisa que exija tempo e esforço extras do seu fim. Mas quando você começa a se cuidar, tem coragem de recusar solicitações que exigem que você faça um esforço extra ao custo de seu bem-estar.

Com isso, você pode se concentrar mais nas poucas coisas que tem em suas mãos, resultando em melhor produtividade. O sentimento de realização, grande ou pequeno, pode desempenhar um papel importante em fazer você se sentir melhor mental e emocionalmente.

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3. Saúde Melhorada

O autocuidado afeta significativamente a saúde física e mental, permitindo que você invista mais tempo em atividades que você gosta e que são boas para sua saúde. Isso pode levar você a se tornar mental e fisicamente mais forte. Você é capaz de limpar sua mente de pensamentos inúteis e se concentrar completamente no sentimento libertador que seu presente lhe traz. Sentir-se liberado também é uma parte vital da terapia de saúde mental.

4. Autoconhecimento aumentado

O processo de autocuidado pode ser realmente esmagador. Você aprenderá muito sobre si mesmo que não sabia anteriormente. O autocuidado leva você a uma jornada de autoconhecimento e auto-aperfeiçoamento. Você é capaz de reviver o eu interior, que você pensou ter perdido em algum lugar. Você é capaz de identificar seus pontos fortes e fracos e, com isso, é capaz de trabalhar mais especificamente no auto-aperfeiçoamento.

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Quando seu autoconhecimento aumenta, sua confiança na validação externa pode ser bastante reduzida. Isso fará você se sentir bem consigo mesmo, que é um dos melhores favores possíveis para sua saúde mental.

O autocuidado não é apenas algo que você pode começar a fazer hoje e terminar amanhã. É um processo contínuo sobre o qual você precisa se tornar habitual. Colocar-se em primeiro lugar não é ser egoísta; ao contrário, é ser sábio. Amar a si mesmo abrirá as portas para amar os outros. Se valorizar fará você entender o valor dos outros. O autocuidado faz com que você se cuide da mesma maneira que cuidaria de outra pessoa, porque você é importante – e você deve ser seu próprio ser humano favorito!






© Copyright 2020 GoodTherapy.org. Todos os direitos reservados. Permissão para publicação concedida por Jacqueline D. Pearce, terapeuta em Baldwin, Nova York

O artigo anterior foi escrito exclusivamente pelo autor mencionado acima. Quaisquer opiniões e opiniões expressas não são necessariamente compartilhadas pelo GoodTherapy.org. Perguntas ou preocupações sobre o artigo anterior podem ser direcionadas ao autor ou postadas como um comentário abaixo.



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