3 lições de liderança de uma pandemia global
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


3 lições de liderança de uma pandemia global 1

Por Dave Wakeman

Meus editores sempre dizem que trago uma perspectiva interessante ao gerenciamento e à liderança de projetos. Eu gosto de pensar que é porque venho ao gerenciamento de projetos a partir de campos que não são frequentemente associados ao gerenciamento de projetos, como marketing, política e esportes.

Embora o gerenciamento de projetos atinja todos os campos.

Enquanto escrevo isso, estive em casa atuando como diretor de ensino do meu filho de 9 anos, diretor de ressonância do meu parceiro, chefe de ombro de muitos mentorandos e chefe de brinquedos do meu bulldog, devido à disseminação do coronavírus e às ações dos governos em todo o mundo para proteger seus cidadãos e mitigar os danos desse novo vírus.

Enquanto muitos de nós estamos fisicamente distanciados um do outro, tive muito tempo para assistir às respostas e observá-las como um exercício de gerenciamento de projetos.

E, para ser sincero, se muitos dos líderes ao redor do mundo estivessem trabalhando como gerentes de projeto para as organizações com as quais trabalho, muitos deles seriam demitidos.

Mas… acho que todos nós também podemos aprender muito a partir deste momento, e espero que aprendamos. Aqui estão três coisas que estou aprendendo sobre gerenciamento de projetos da crise do coronavírus:

1. Liderança é importante: Eu estava na Austrália em novembro e lembro-me de estar no aeroporto de Melbourne com meu colega na primeira vez que tomei conhecimento do coronavírus.

Desde então, vimos muitos líderes em todo o mundo subestimando o COVID-19, mentindo sobre seu conhecimento da doença ou tentando passar a bola pela má resposta, à medida que as pessoas afetadas pelo coronavírus continuavam a crescer.

READ  Empresa de tecnologia criará 70 milhões de máscaras faciais para o NHS e profissionais de saúde

Em todo o mundo, essa falta de visão, urgência e direção marcou a resposta ao coronavírus.

Isso é falta de liderança.

Em situações normais, sabemos que a liderança é importante e que ter visão, fornecer orientação e apoiar sua equipe são importantes. Em uma crise, a importância da liderança se multiplica exponencialmente.

É por isso que precisamos reconhecer que nosso papel como gerentes é liderar – suportar o peso do conhecimento, direção e ação. Isso está faltando em muitos lugares da pandemia.

2. A comunicação é rei: Em geral, 90% do trabalho de um gerente de projeto é comunicação, subindo e descendo o mapa das partes interessadas. Isso não muda, não importa que tipo de projeto você esteja liderando.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Ao trabalharmos com os impactos da pandemia viral, devemos considerar o que torna a comunicação eficaz, e isso inclui coisas como pontualidade, consistência e veracidade.

Vimos a pontualidade da comunicação dos líderes ser muito boa, pelo menos nas últimas semanas. No entanto, se eu fosse o líder desses projetos, teria como padrão comunicar e explicar as coisas anteriormente.

Quanto à consistência, vimos vários líderes em todo o mundo mudarem suas mensagens e orientações para os cidadãos quase diariamente, o que não é uma maneira muito eficaz de gerar os melhores resultados.

Finalmente, veracidade. Sei por experiência própria que você não pode contar para suas equipes e partes interessadas o tempo todo, devido a exposição legal, segurança ou outros problemas. Mas a maleabilidade da verdade diante de um evento único na vida tem sido bastante alarmante.

Todas essas três entradas são extremamente importantes para o sucesso de suas comunicações com sua equipe e partes interessadas.

3. O trabalho em equipe é essencial: Como gerentes de projeto, lideramos equipes de pessoas com diversas habilidades, agendas e necessidades. Nossa capacidade de fazer com que essas pessoas se movam na mesma direção, mesmo que seja o suficiente para concluir sua parte em nosso projeto, define nosso sucesso ou fracasso.

READ  4 maneiras de parar de procrastinar e fazer mais

Na reação global ao coronavírus, vimos uma resposta desarticulada com cada país e continente seguindo seu próprio caminho.

A falta de trabalho em equipe é prejudicial neste caso, obviamente. Não realizamos esforços coordenados para reduzir viagens, retardar infecções e aumentar a produção do equipamento médico necessário.

Mas o ponto mais importante é que, se você lidera uma equipe e ninguém trabalha em conjunto, sua capacidade de atingir seus objetivos e resultados positivos parece deteriorar-se rapidamente.

Isso está em exibição hoje.

No geral, fiquei decepcionado com a maneira como os líderes em todo o mundo responderam ao surto de coronavírus. Não devemos desconsiderar as lições aprendidas ao testemunhar órgãos governamentais em todo o mundo, que se elevam à ocasião ou vacilam em resposta à pandemia de coronavírus.

O que você acha? Deixe-me saber nos comentários.

Publicado
                por David Wakeman
em: 31 de março de 2020 13:36 |
Permalink



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *