cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


O gerenciamento de projetos é bom em tornar o complexo simples ou pelo menos gerenciável. Existem, é claro, muitas maneiras diferentes de atingir esse objetivo, muitas das quais são empregadas durante o ciclo de vida de um projeto.

Um diagrama de rede do projeto é uma ferramenta que ajuda a simplificar um plano de projeto complexo, permitindo que um gerente de projeto tenha uma visão geral do projeto. É importante ter uma visão geral de qualquer projeto, ver quando ele começa e termina e rapidamente observe todos os pontos intermediários que se cruzam e como eles funcionam juntos.

Mas alguns podem evitar os diagramas de rede, pensando neles como aqueles esquemas densos que representam os nós e conexões em uma rede de computadores. Isso seria um erro. Os gerentes de projeto precisam de ferramentas, e o diagrama de rede do projeto é excelente.

ferramentas gratuitas para fazer diagramas de rede

O que são diagramas de rede do projeto?

Um diagrama de rede de projeto é uma representação visual do fluxo de trabalho de um projeto. Um diagrama de rede é um gráfico preenchido com caixas que indicam tarefas e responsabilidades e, em seguida, setas que mapeiam a programação e a sequência em que o trabalho deve ser concluído. Portanto, o diagrama de rede é uma forma de acompanhar visualmente o andamento de cada fase do projeto até sua conclusão.

Os gerentes de projeto usam um diagrama de rede para rastrear o projeto, permitindo-lhes ver o progresso de cada elemento. Em seguida, eles podem compartilhar o status com o resto do grupo do projeto. Isso é especialmente útil para aqueles que entendem melhor as informações fornecidas visualmente. Para esses membros da equipe, os diagramas de rede ajudarão no desempenho de suas tarefas e aumentarão a produtividade do projeto.

Outro aspecto do diagrama de rede é que ele ilustra literalmente o escopo do projeto. Isso porque o diagrama de rede coleta todas as ações e resultados do projeto.

Tipos de diagramas de rede: ADM e PDM

Os diagramas de rede podem ser divididos em dois tipos, o método do diagrama de setas (ADM) e o método do diagrama de precedência (PDM).

Como esperado, o método do diagrama de setas usa setas para representar as atividades do projeto, com a ponta da seta sendo o início e a ponta sendo o final. O comprimento da seta é a duração da atividade. As setas conectam nós ou caixas que são símbolos do início e término da atividade em sequência.

No método do diagrama de precedência, cada nó ou caixa é uma atividade. Existem setas, mas neste caso, elas representam a relação entre as atividades. Essa relação pode ser uma das seguintes:

  • Terminar para começar: Isso significa que uma atividade não pode ser iniciada antes que outra seja concluída.
  • Comece a começar: Use isto quando duas atividades puderem começar simultaneamente.
  • Terminar para terminar: Use isso quando as atividades devem terminar juntas.
  • Do começo ao fim: Use isto quando uma atividade não puder terminar até que outra comece.

Vantagens e limitações dos diagramas de rede

Agora que você sabe o que é um diagrama de rede, vamos dar uma olhada mais crítica nos prós e contras.

Profissionais dos diagramas de rede do projeto

Começando com os profissionais, os diagramas de rede são uma bênção para o planejamento de projetos. A técnica coleta todas as tarefas necessárias para concluir o projeto com sucesso. Essa atenção aos detalhes antes de iniciar um projeto ajudará a identificar as atividades críticas e onde pode haver folga ou o tempo em que uma tarefa pode ser atrasada.

Ter feito um diagrama de rede também é uma ótima maneira de definir prazos e, tendo todas as tarefas dispostas em um gráfico, torna mais fácil solicitar os recursos materiais e equipamentos necessários para cumpri-las. Esta descrição de recursos ajudará no fluxo de caixa e na montagem da equipe certa.

Além disso, ter as tarefas em um diagrama de rede e ser capaz de ver onde elas dependem de outras tarefas pode ajudar a resolver os problemas que surgem durante o projeto.

Contras dos diagramas de rede do projeto

Também existem limitações. Fazer um diagrama de rede do projeto leva tempo e custa dinheiro para ser produzido. Além disso, o diagrama de rede, dependendo do projeto, pode ser excessivamente complexo e difícil de discernir visualmente. Isso vai contra um de seus principais objetivos.

Claro, pode haver erros ao fazê-lo ou outros fatores desconhecidos que podem influenciá-lo fora dos dados coletados; tudo isso pode tornar o diagrama de rede enganoso e potencialmente prejudicial ao seu projeto.

Alguns não acreditam na necessidade de um diagrama de rede, que existem outras ferramentas que cobrem o mesmo terreno. Por exemplo, existe o gráfico de Gantt, que também é uma representação gráfica da linha do tempo do projeto com tarefas, duração e dependências. Mas um gráfico de Gantt também pode alocar recursos, atualizar o status do projeto e rastrear tarefas e tempo.

diagrama de gráfico de gantt
Gráfico de Gantt online do ProjectManager.com

Melhores práticas para diagramas de rede do projeto

Para aproveitar os aspectos positivos e evitar os negativos dos diagramas de rede, é útil saber o que funciona. Por exemplo, um diagrama de rede é uma linguagem visual e, como qualquer método comunicativo, requer o uso de símbolos compartilhados e universalmente compreendidos.

Faça seu diagrama claro e organizado

Além da padronização, você também desejará tornar o diagrama o mais claro e fácil de discernir possível. Isso significa não sobrecarregar a página com setas que se cruzam. Na verdade, todas as setas que você usa para fins direcionais devem ser retas. Mas a extensão de tempo que uma seta representa não deve ser determinada por seu comprimento.

Quando estiver traçando seu diagrama, use as setas que vão da esquerda para a direita. É assim que as pessoas lêem no Ocidente, e o diagrama deve seguir intuitivamente esse padrão. Para manter as coisas ainda mais claras, o diagrama deve ter um ponto de entrada e um ponto final.

Faça um esboço do seu diagrama

Em um nível mais básico, comece seu diagrama desenhando-o primeiro. Você pode, então, apagar e mover itens até que tenha projetado o diagrama de rede mais eficaz.

Depois de fazer o design final, pense no tipo. Fontes diferentes podem enfatizar partes do diagrama e torná-lo mais fácil de ler. Uma legenda ou chave no canto também ajudará o leitor a entender.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Identifique as tarefas para o diagrama de rede do seu projeto

Outra dica, antes mesmo de colocar o lápis no papel, é organizar suas tarefas. Você não quer começar seu diagrama e perceber que deixou de fora algumas atividades importantes. Também existem dependências, onde as tarefas não podem começar ou terminar até que outra comece ou termine. Identifique-os também e divida o projeto em suas fases. Então você está pronto para começar a projetar o diagrama de rede do seu projeto.

Ferramentas gratuitas para fazer diagramas de rede

Só há uma maneira de saber se um diagrama de rede é para você ou não: experimente. Para sua sorte, há muitas opções online gratuitas. Nós escolhemos três de nossos favoritos para você chutar os pneus e levar para um passeio.

Sorteio do Google

O Google tem uma ferramenta para tudo o que você faz, então quase nem é preciso dizer que eles têm uma para diagramas de rede. O Google Draw é totalmente gratuito (você nem precisa inserir seu cartão de crédito). Ele pode ajudá-lo a fazer fluxogramas, diagramas UML, relações de entidade, maquetes e, é claro, diagramas de rede.

Os dados são armazenados no Google Drive, mas também pode armazenar dados no Dropbox e no OneDrive. O Google Draw pode importar de uma variedade de formatos de arquivo diferentes e tem 27 idiomas e é fácil de compartilhar. É rápido e tem suporte colaborativo em tempo real quando conectado a uma conta do Google.

Por outro lado, não há muitos modelos e formas para escolher. Pode ser uma batalha difícil aprender se você não tem experiência em design. Essa plataforma é melhor se você deseja colaborar com outros recursos do Google e apenas fazer diagramas de rede ocasionalmente.

Dia

Dia é uma ferramenta de código aberto que pode ser usada para fazer diagramas de rede. É bastante fácil de aprender e pode fazer diagramas de rede básicos. Dia salva documentos formatados em XML, que são reduzidos automaticamente para economizar espaço. Está disponível para Linux, Mac e Windows.

Dia é gratuito e é uma boa opção de nível básico para pessoas que procuram se familiarizar com a criação de diagramas de rede, bem como diagramas UML e fluxogramas.

O software possui uma boa interface de usuário, o que ajuda os usuários, e também é fácil e rápido de instalar devido ao seu pequeno tamanho de arquivo. No entanto, o software não tem apelo visual. É um pouco simples demais e alguns o criticaram como feio por causa de seu design em preto e branco, que poderia ser melhorado com cores.

Glyffy

Embora o Gliffy seja gratuito, a versão gratuita é muito limitada. Se você gostar, provavelmente vai querer comprar a versão completa, com um custo de assinatura. O custo é escalonado, US $ 14,85 a cada três meses para um único usuário, que pode fazer 200 diagramas, mas nenhum deles se integra ao Google Drive. Uma conta empresarial de um único usuário custa US $ 29,85 por três meses, o que inclui diagramas ilimitados, mas ainda não se integrará ao Google Drive. Para isso, você precisará do pacote de equipe de negócios, que custa US $ 59,88 por ano. O fato de os diagramas serem fáceis de fazer e colaborar provavelmente ajudará na transição de gratuitos para pagos.

O Gliffy é um aplicativo baseado na web e não adequado se você deseja fazer diagramas mais técnicos. No entanto, para um diagrama de rede de gerenciamento de projeto, este é um bom primeiro passo para o diagrama de rede.

Os diagramas ganham vida com ProjectManager.com

Um diagrama de rede é um bom começo, mas você precisará de mais do que um diagrama para controlar a fase de execução. Melhor executar seu projeto com uma ferramenta que oferece serviço completo. ProjectManager.com é um software de gerenciamento de projeto baseado em nuvem que leva o fluxo de trabalho para o próximo nível.

ProjectManager.com oferece as ferramentas para transformar seu diagrama de rede em um projeto completo com gráficos de Gantt que podem atribuir tarefas e adicionar durações, para que agora tenham datas de início e término. Você pode evitar gargalos em seu fluxo de trabalho vinculando tarefas que dependem umas das outras. Divida os projetos em marcos para tornar ainda mais grandes fases do projeto mais digeríveis.

Captura de tela do gráfico de Gantt
Planeje projetos inteiros no gráfico de Gantt online do ProjectManager.com –Experimente de graça

Existe até uma ferramenta de recursos que mostra quais membros da equipe estão sub ou superalocados para manter a carga de trabalho equilibrada. Isso mantém o fluxo de trabalho e evita a alocação dispendiosa de recursos ou prazos perdidos.

Visualize fluxos de trabalho com placas dinâmicas

O fluxo de trabalho é gerenciado posteriormente com a visão do projeto kanban. Basta alternar para a visualização do quadro e tudo em seu Gantt agora é refletido em um quadro kanban. O fluxo de trabalho é representado por colunas personalizáveis, que indicam onde cada tarefa está no projeto.

captura de tela do kanban em ProjectManager.com
Crie fluxos de trabalho visuais com nossos quadros kanban colaborativos.

Cada tarefa é um cartão que pode ser arrastado e solto de uma coluna para outra, o que proporciona transparência ao processo e mantém as equipes focadas apenas nas tarefas que têm capacidade de realizar. Quando os membros da equipe atualizam seu status, esses dados são refletidos instantaneamente em todo o software. Notificações automatizadas por email mantêm as equipes alertas quando mudanças são feitas ou os prazos estão se aproximando.

ProjectManager.com fornece aos gerentes de projeto e equipes as ferramentas de que precisam para gerenciar seu fluxo de trabalho, conhecer suas responsabilidades e cumprir o cronograma.

(Esta postagem foi atualizada em setembro de 2020)

Depois de dar uma olhada nos aplicativos de diagramação de rede gratuitos e ter uma ideia de como eles funcionam, dê uma olhada no ProjectManager.com, um software de gerenciamento de projetos baseado em nuvem. Nosso gráfico de Gantt online faz muito do que um diagrama de rede pode fazer, mas também sempre para colaboração em tempo real, relatórios de status e é fácil de alterar conforme o projeto muda. Experimente gratuitamente por 30 dias com esta avaliação.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br
READ  Melhor Software de Gerenciamento de Recursos de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *