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Nossos tempos atuais sem precedentes também são tempos de incertezas sem precedentes. Os cenários econômicos e de mercado são quase irreconhecíveis em comparação com alguns meses atrás, e essas mudanças provavelmente continuarão no futuro.

Agora é a hora de agir rapidamente, fazer as mudanças de estratégia necessárias e racionalizar e reequilibrar seus portfólios de projeto e inovação.

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O que é racionalização de portfólio?

A racionalização do portfólio é um processo dinâmico pelo qual você continuamente dimensiona corretamente o seu portfólio de projetos para refletir as mudanças nas condições econômicas e de mercado, ou mudanças nas prioridades estratégicas da sua organização.

Primeiro, você avalia, de um lado, os recursos de que dispõe (lado da oferta) e, do outro, todos os projetos ativos com seus requisitos de recursos atualizados (lado da demanda). Depois de ter uma compreensão abrangente de sua situação atual, você pode comparar os dois (o que você tem vs. o que você precisa, hoje, mas também a médio e longo prazo) e avaliar seus limites (ou restrições )

Em seguida, você eliminará todos os projetos óbvios de baixo valor e priorizará os restantes, alocando recursos de acordo com sua classificação até que as novas restrições de recursos sejam alcançadas.

Dez dicas práticas para racionalizar seu portfólio

1. Certifique-se de que as decisões de racionalização de portfólio sejam feitas no mesmo nível que suas decisões de alocação de recursos: a maioria das grandes corporações gerencia portfólios de produtos no nível da unidade de negócios, e é aí que as decisões de alocação de recursos devem ser tomadas.

2. Use esta oportunidade para atualizar sua estratégia de inovação: é muito provável que as circunstâncias atuais tenham afetado os mercados em que você atua, criando incertezas na forma como você pode ganhar nesses mercados. Portanto, você precisa validar rapidamente suas suposições de mercado mais impactantes, determinar quais mudanças de mercado serão temporárias e quais permanecerão após a recuperação e, em seguida, revisar sua estratégia de inovação.

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Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer:

  • Como o trabalho em casa está impactando nossos principais programas estratégicos?
  • Alguma nova área de oportunidade foi aberta? Existem novos clientes, novos serviços ou novos canais para buscar?
  • Existem projetos que devemos acelerar, desacelerar ou eliminar imediatamente?
  • Precisamos ajustar o tempo de nosso investimento em viabilidade ou trabalho exploratório?

3. Seja decisivo: Reduza a capacidade do projeto mais do que você acha que precisa, para que você não precise reduzir novamente no próximo trimestre. Suas equipes de projeto perderão produtividade e serão ineficazes se estiverem esperando por outra rodada de cortes.

Além disso, tente evitar colocar os projetos ’em espera’. Classifique os projetos como aprovados e financiados ou cancele-os. ‘Projetos em espera tendem a drenar a energia de funcionários bem-intencionados, mantendo-os em suporte de vida.

4. Limpe os projetos zumbis:

Podem ser:

  • Projetos pet (não aprovados ou aprovados)
  • Projetos que foram mortos ou colocados em espera que não parecem desaparecer (também conhecidos como projetos zumbis)
  • Projetos adormecidos que parecem definhar sem progresso visível
  • Projetos de melhoria incremental que começam como uma solicitação de campo única, mas não têm um impacto visível no negócio
  • Projetos científicos sem casa (ou seja, não vinculados ao roteiro da linha de produtos)

Agora é a hora de limpá-los de uma vez por todas (embora você deva fazer isso mesmo em tempos normais).

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5. Atualizar cronogramas de projetos e projeções de ROI para refletir a nova realidade: Para os segmentos de clientes mais afetados pela pandemia (aqueles produtos que dependem de gastos discricionários, atividades pessoais ou viagens de consumidores), aplique uma redução de risco ponderada às suas projeções de receita.

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6. Classifique projetos usando 3 ou 4 níveis, em vez de classificação absoluta: A decisão sobre se um projeto cai em um nível ‘A’, ‘B’ ou ‘C’ é mais simples e muito mais rápida do que um longo debate para determinar se um projeto deve ser o número 14 ou 15 em uma lista de 100 projetos.
O valor está na discussão de priorização. Aceite que você está tomando decisões sob condições incertas. Não existe um algoritmo mágico. Os dados ajudam a orientar os tomadores de decisão. Não lhes dá a resposta.

7. Deixe de lado os custos irrecuperáveis ​​do projeto e siga em frente: Por definição, um custo de projeto irrecuperável não pode ser recuperado e é irrelevante para a decisão de racionalização do portfólio. Este não é o momento para ficar emocionalmente ligado a um projeto questionável, porque você investiu para levá-lo até aqui. Se não tiver sucesso, capture os principais aprendizados e elementos de design reutilizáveis ​​e siga em frente.

8. Preserve as funções com gargalo: A maioria das empresas tem uma função, função ou conjunto de habilidades de gargalo crônico que retarda todo o pipeline do projeto. Encontre o gargalo em sua empresa e tome cuidado para não ir muito fundo nele. Normalmente é uma função compartilhada que tem uma pessoa espalhada por vários projetos. Aqui está uma dica – nem sempre é Engenharia ou P&D. Geralmente é Qualidade, Assuntos Regulatórios ou Fabricação.

9. Não corte muito os projetos de crescimento: Embora o foco implacável no negócio principal seja a prioridade para sobreviver a uma crise, é importante fazer isso sem hipotecar completamente o seu futuro. Em vez de cancelar totalmente os projetos de novo crescimento, você pode usar o financiamento medido para continuar os experimentos de baixo custo nas suposições de maior impacto e risco para suas oportunidades mais promissoras.

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10. Não tenha medo de se comunicar demais: Considere uma comunicação semanal onde você pode explicar as mudanças na estratégia de inovação, prioridades do projeto e realocações de recursos, além de responder a perguntas. Seja transparente sobre as alterações do portfólio que você está fazendo e explique o ‘Por quê?’. Lembre a seus funcionários que vocês estão juntos nisso para superar a crise. Isso é especialmente importante quando eles estão trabalhando em casa. Mais importante ainda, peça a opinião deles, eles terão boas ideias nas quais você não pensou.

Seguindo em frente

Essa crise já teve um efeito sem precedentes na economia. Os líderes corporativos estão enfrentando volatilidade e incerteza como nunca antes. Em algum momento, a pandemia terminará e os negócios começarão a se recuperar. Agir agora para racionalizar e reequilibrar seu portfólio de inovação o ajudará a sobreviver à recessão e o deixará preparado para vencer quando os bons tempos voltarem.

Noel Sobelman é pesquisador, escritor e consultor corporativo sobre eficácia da inovação.

Sua experiência inclui funções corporativas de nível sênior, criação de novos empreendimentos e consultoria. Ele é amplamente reconhecido por trazer uma abordagem prática e aplicável para empresas que buscam acelerar o crescimento a partir da inovação.

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