10 dicas para um planejamento eficaz de agilidade de sprint - Yodiz Project Management Blog
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A sessão de planejamento do sprint é uma das principais atividades para garantir uma execução bem-sucedida de seus projetos Agile. Se feito corretamente, ajudará a garantir que você tenha o comprometimento e a adesão de cada membro da equipe para entregar o conteúdo da melhor maneira possível. A sessão de planejamento do sprint é uma reunião colaborativa em que a equipe estima o tamanho das histórias do usuário, divide as histórias em tarefas e se compromete a entregar as histórias durante um sprint, de acordo com a “definição de concluído” pré-determinada e acordada.

O que você vai precisar:

  • Tempo de atribuição de 2-4 horas, dependendo da equipe e complexidade do sprint
  • Um escritório grande o suficiente para acomodar toda a equipe
  • Espaço de trabalho visual para um quadro de anotações (ou configure o Yodiz para equipes remotas)
  • Notas adesivas em pelo menos 3 cores diferentes
  • Refeições leves e / ou café

Aqui estão algumas dicas para garantir que você aproveite ao máximo sua sessão de planejamento de sprint e execute seus projetos com sucesso.

1. Defina a meta do sprint

Peça ao proprietário do produto que elabore o objetivo do sprint. Aqui está um exemplo de uma meta de sprint para um sistema de CRM:

“Mostre o caminho feliz para capturar pedidos de clientes com preferências de cobrança.”

2. Priorize as histórias que cumprem a meta do sprint

Depois que o objetivo for estabelecido, priorize as histórias que cumprem esse objetivo. Se você achar que sua equipe tem capacidade adicional disponível, considere priorizar histórias adicionais que não necessariamente complementem a meta do sprint.

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3. Organize uma reunião informal de preparação do planejamento de sprint

Antes da sessão real de planejamento do sprint, informe os membros relevantes da equipe sobre as expectativas para o próximo sprint e quais histórias os negócios precisam ser entregues. Use isso como uma verificação de integridade para garantir que as histórias planejadas sejam realmente factíveis e não possuam bloqueadores conhecidos. Você descobrirá que isso ajuda a reduzir o número de surpresas que podem surgir durante a sessão.

4. Organização das reuniões

  1. Envie o convite e tenha uma configuração de vídeo chamada se parte da sua equipe for remota.
  2. Imprima a meta do sprint e coloque-a em algum lugar de destaque na sala de reuniões. Tenha notas adesivas de cores diferentes prontamente disponíveis.
  3. Anote a velocidade da equipe em negrito. Anote a velocidade de referência acordada, que pode ser a última velocidade do sprint ou uma média dos três últimos sprints. Se for o primeiro sprint da sua equipe, você pode usar uma velocidade de referência de 8 pontos da história por desenvolvedor por sprint.
  4. Verifique se está claro o que cada cor pegajosa representa. Por exemplo, verde é para histórias de usuários, azul é para tarefas e roxo é para erros.
  5. Providencie lanches leves ou pelo menos café, o que é sempre apreciado.
  6. Tenha as histórias escritas nos adesivos e organize-as na parede em sua ordem de prioridade. Para equipes remotas, faça o mesmo no sprint ou no backlog.

5. Introdução das histórias de candidatos

Deixe o proprietário do produto explicar o objetivo e os detalhes de cada uma das principais histórias que podem ser encontradas neste sprint. Se a equipe tiver alguma dúvida, é hora de perguntar.

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6. Dimensionamento das histórias

As equipes podem fazer o dimensionamento das histórias usando técnicas como o planejamento de pôquer. Se a equipe não tiver experiência em dimensionar histórias, você pode usar o método de dimensionamento “Camiseta” como uma maneira de basear as estimativas na complexidade da implementação. Recomendamos o uso dos seguintes tamanhos de camiseta para comparar os pontos da história:

Dimensionamento de camisetas XS S M M + eu XL XXL XXXL
Pontos da história 1 2 3 5 8 13 20 40.

Dica Yodiz: Use pontos reais da história ao usar o Yodiz, mas o tamanho da camiseta é uma boa maneira de educar sua equipe sobre como estimar histórias.

7. Dividir histórias em tarefas

Verifique se a equipe dividiu as histórias em tarefas, pois isso ajudará a equipe a pensar em tudo o que precisa ser feito para concluir as histórias. Também é uma boa prática criar o Testing como uma tarefa separada. Ao estimar tarefas, alguns acham útil estimar tarefas em horas, pois é mais fácil para equipes e indivíduos fazer seu próprio rastreamento.

8. Acordo sobre correções de bugs e trabalho de suporte

Concorde com a porcentagem da capacidade que será usada para correção de bugs e suporte ao trabalho, se houver. Existem várias maneiras de explicar isso:

  1. Use uma capacidade fixa, como 20%, para correções de bugs e outros trabalhos de suporte.
  2. Tenha os bugs vinculados a uma história de usuário e, em seguida, dimensione a história com correções de bugs incluídas, para que não haja capacidade reservada fixa.
  3. Verifique se a história do usuário “definição de concluído” inclui testes e correções de bugs, pois isso ajuda a fornecer software de melhor qualidade no final de cada sprint.
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9. Definir datas de vencimento

É muito útil planejar em detalhes quando cada história será concluída. O uso de datas de vencimento é um bom mecanismo para direcionar e acompanhar o progresso e é especialmente útil para testes e comunicações com partes interessadas externas.

Dica Yodiz: Nesse estágio, é útil usar o calendário Yodiz para definir as datas de vencimento de cada tarefa e história do usuário. Isso permitirá que você mapeie visualmente qual história será concluída em que dia. Dependendo da sua abordagem, essas datas podem ser vistas como “datas de vencimento” aspiracionais e não reais. Você pode aprender mais sobre como usar o calendário Yodiz aqui.

10. Dias úteis de trabalho

Para calcular o impacto potencial na velocidade do sprint, certifique-se de registrar os dias de folga, feriados ou outros eventos da equipe que possam afetar a entrega do sprint.

  • Objetivo de sprint acordado
  • Backlog de sprints comprometidos com histórias e a soma dos pontos da história não é mais do que a velocidade
  • O trabalho de correção e suporte de bugs está incluído no backlog do sprint e não excede a capacidade acordada
  • Cada história é dividida em tarefas e cada tarefa tem horas estimadas
  • O número total de tarefas estimadas não é mais do que a capacidade real da equipe
  • Tarefas e histórias de usuário são mapeadas no Calendário Yodiz com datas de vencimento
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