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Como resultado do COVID-19 e das medidas físicas de distanciamento, muitas pessoas agora estão usando telessaúde ou videoconferência para consultar seu psicólogo. Como prática que oferece terapia on-line há algum tempo, aprendemos algumas coisas ao longo do caminho que a equipe da Stirling Connections queria compartilhar. Há também uma série de desafios únicos no COVID-19, um dos maiores em que nossa família está em casa – parceiros, filhos, pais, colegas de quarto. Para garantir que você aproveite ao máximo sua sessão de psicologia on-line, identificamos 10 dicas para garantir que você maximize a terapia on-line enquanto em isolamento com COVID-19.

1. Prepare-se para sua consulta on-line de psicologia

Dedique 15 minutos no dia anterior ou no dia da sua consulta on-line de psicologia para refletir – sobre o que você quer conversar? O que você deseja obter com sua consulta on-line de psicologia? Durante a pandemia, muitas pessoas experimentaram uma capacidade reduzida de concentração, dificuldade em tomar decisões e aumentaram os sentimentos de opressão. Permita-se um pouco de tempo para reunir seus pensamentos e se preparar para sua sessão.

2. Prepare-se e vá à sua consulta com seu psicólogo on-line

Para muitos de vocês, não é possível ou seguro comparecer a um encontro presencial – portanto, isso não significa entrar no carro e ir embora (embora tenhamos tido algumas sessões em carros estacionados nas calçadas). Sugerimos que você siga o mesmo processo que normalmente faria na sua sessão de psicologia. Tome um banho, vista-se, prepare-se e saia para a sua consulta on-line de psicologia (se isso significa sair para ir para a próxima sala). Esse processo ajuda você a se preparar mental e emocionalmente para a sua sessão de psicologia online.

3. Escolha um horário que funcione para a sua sessão de psicologia online

Isso será diferente para todos. Talvez você esteja percebendo que, no final do dia, está cansado após um dia de reuniões de trabalho on-line, talvez seja melhor mudar sua consulta de psicologia on-line para o início do dia. Se você tem filhos pequenos, talvez faça sua sessão de terapia on-line durante a soneca ou escolha um horário em que eles fiquem felizes em fazer um show. Ou talvez o melhor momento para conversar com seu psicólogo on-line seja quando sua família sair para passear diariamente.

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4. Escolha o espaço certo para a sua sessão de psicologia online

Um dos aspectos mais importantes da terapia é que ela oferece um espaço seguro para você compartilhar seus sentimentos, pensamentos e experiências. É importante criar um espaço em casa que ofereça uma sensação de segurança semelhante para sua consulta de telessaúde.

Verifique se você está fora do alcance de outros membros da família. Isso pode exigir um pouco de criatividade. Escolha um quarto no outro extremo da casa e, se possível, peça aos membros da família que fiquem no extremo oposto. Se os seus colegas de casa não souberem que você está consultando um psicólogo on-line, você poderá dizer a eles que é uma consulta médica de telessaúde, uma reunião de trabalho ou uma conversa pessoal com um amigo. Algumas outras dicas para isolamento acústico – selam sua porta (por exemplo, rolhas) ou coloque um alto-falante do lado de fora da porta e toque música calma ou ruído branco.

5. Prepare-se com o equipamento certo para a psicologia online

Idealmente, se você tiver um laptop, use-o. Configure-o para que a câmera fique bem posicionada ao nível dos olhos. Mesmo se você estiver usando um telefone ou tablet, coloque-os em uma mesa, mesa ou mesa lateral da mesma maneira que faria em um laptop. Dessa forma, você não precisa segurar o dispositivo durante a sessão. Verifique se há iluminação suficiente e sem brilho externo. Use fones de ouvido para reduzir o ruído de fundo e diminuir a probabilidade de outros ouvirem o conteúdo da sua sessão de psicologia online.

6. Reduza as distrações para que você possa se concentrar na sua sessão com seu psicólogo on-line

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Antes de iniciar sua sessão de telessaúde, feche todos os aplicativos e contas de email em seus dispositivos. Desative as notificações para que lembretes e mensagens não apareçam durante a consulta psicológica online. Se você tem filhos e ninguém é capaz de assisti-los, tente configurá-los com um filme favorito ou alguma outra distração segura.

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7. Recrie sua sala de terapia para sua sessão de psicologia online

Dê a si mesmo os confortos oferecidos em uma consulta de psicologia. Coloque-se em uma cadeira confortável, talvez com uma almofada. Certifique-se de ter uma caixa de lenços de papel e um copo de água.

Faça uma bela xícara de chá quente para se preparar para a sua sessão de psicologia online. Sempre que possível, sente-se imóvel, em vez de passear pela casa. Uma sessão de terapia é diferente de uma ligação de facetime com os amigos e requer toda a sua atenção. É claro que é absolutamente bom checar as crianças, mas, sempre que possível, tente se permitir a mesma quietude que você acessaria em uma sala de terapia.

8. Transição da consulta on-line de psicologia para casa

Normalmente, quando você comparece a uma consulta, há uma transição para dentro e fora da terapia. Você pode usar o tempo de espera na recepção para refletir sobre o que deseja discutir no compromisso. Na volta para casa, você pode deixar escapar emoções, colocar um pouco de música para melhorar o seu humor ou parar na praia para refletir. Permita-se esse mesmo tempo de transição após sua sessão de psicologia online. Dê um passeio depois da sessão de telessaúde, deite-se no chão e ouça alguma música ou reserve um momento para anotar os pensamentos. Permita-se tempo e espaço para fazer a transição.

9. Psicologia online não é para todos

A terapia on-line é um ótimo meio para muitas pessoas acessarem o suporte de que precisam, tanto no ambiente atual quanto fora dele. MAS, por favor, saiba que as sessões de psicologia on-line não são a terapia certa para todos. Para algumas pessoas, não é seguro conversar com um psicólogo on-line em casa. Para outros, pode ser esmagador demais falar sobre experiências traumáticas sem ter o terapeuta na sala.

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Ver o seu psicólogo online será uma transição para a maioria das pessoas e levará um pouco de tempo para se acostumar. No entanto, se não estiver funcionando, converse com seu psicólogo online. Eles ajudarão você a obter a ajuda de que precisa. Nós, como a maioria das práticas, temos alguns psicólogos que oferecem consultas presenciais nesses casos. Sua segurança e bem-estar são nossa prioridade. Por isso, compartilhe sua experiência com seu psicólogo on-line e eles o ajudarão a acessar o suporte presencial apropriado, sempre que possível.

10. Priorize sua saúde mental

Você já ouviu muitas discussões de nossos líderes e da mídia sobre a importância da saúde mental. Quando experimentamos eventos estressantes, muitas vezes entramos em estados de enfrentamento. Por exemplo, sabemos que em um desastre as pessoas estão focadas em suas necessidades básicas de segurança, por exemplo, quando ocorreram os incêndios, a necessidade imediata era de segurança física e necessidades básicas, como alimentos, finanças, abrigo.

À medida que essas necessidades fisiológicas são atendidas e o risco imediato passa, as pessoas começam a procurar apoio à saúde mental. Como psicólogos, sabemos que muitas vezes as pessoas não procuram nosso apoio durante os dias do desastre, mas nas próximas semanas e meses.

COVID-19 é diferente. Sabemos que o evento estressante (por exemplo, perda de emprego, estressores financeiros, isolamento, tristeza, medos à saúde) e a própria ameaça podem durar meses. É importante que você não deixe sua terapia atual em espera ou deixe de acessar o suporte. A prevenção e a intervenção precoce são nossa melhor arma, não apenas no combate ao COVID-19 por meio do distanciamento físico, mas também na prevenção da saúde mental, acessando o apoio emocional de que precisamos agora, para que, quando as restrições sejam levantadas, todos possamos voltar à vida mentalmente.

Cuide-se, priorize seu bem-estar mental. Esperamos que isso ajude você a tirar o máximo proveito de suas consultas com seu psicólogo. Lembre-se de que você pode estar fisicamente sozinho, mas estamos nisso juntos. A ajuda está apenas a alguns cliques de distância.

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