Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos

Este artigo analisa e explica as 10 áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos da Guia PMBOK® – sexta edição. Você pode visualizar um PowerPoint das Áreas de Conhecimento e fazer o download do PDF abaixo.

Áreas de Conhecimento: Definição

O que exatamente são as ‘Áreas de Conhecimento’? E por que eles são tão importantes que possuem letras maiúsculas?

O PMI define uma área de conhecimento no Guia PMBOK® – Glossário da sexta edição, assim:

Uma área identificada de gerenciamento de projetos, definida por seus requisitos de conhecimento e descrita em termos de processos, práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas de seus componentes.

Basicamente, cada área de conhecimento (que você pode ver abreviada para KA) é uma categoria de conceitos e processos com um objetivo comum. Todas as coisas que você precisa saber e fazer para obter sucesso no gerenciamento de riscos, por exemplo, estão agrupadas na Área de Conhecimento em Gerenciamento de Riscos.

Então, quantas áreas de conhecimento existem no gerenciamento de projetos?

De acordo com Guia PMBOK® – Sexta edição, existem 10. No entanto, como em qualquer disciplina que exija trabalhar com equipes multifuncionais, você pode descobrir que precisa recorrer a outras áreas para concluir o trabalho.

READ  Partes interessadas exigentes são boas partes interessadas

Todos estes são amplamente abordados no PMP® treinando assim com o iZenBridge.

Quais são as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos?

As 10 áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos são:

  1. Gerenciamento de Integração
  2. Gerenciamento do escopo
  3. Gerenciamento de Cronograma
  4. Gerenciamento de custos
  5. Gestão da Qualidade
  6. Gestão de recursos
  7. Gerenciamento de Comunicações
  8. Gerenciamento de riscos
  9. Gestão de contratos
  10. Gerenciamento de partes interessadas.
10 áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos
10 áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos

Eles aparecem nessa ordem, pois há alguma lógica de como eles são mapeados para o ciclo de vida do projeto. Por exemplo, ajuda a conhecer o escopo de um projeto antes de planejar o cronograma. Você precisa conhecer os recursos antes de se comunicar com eles.

No entanto, não entendo por que o Gerenciamento de Stakeholders é o último – possivelmente porque foi adicionado no Guia PMBOK® – Quinta Edição e foi pregado no final. Para mim, faria mais sentido ser abordado anteriormente.

Independentemente disso – se você for fazer o exame PMP®, precisará memorizar as áreas de conhecimento e conhecê-las na ordem correta (ou seja, na ordem acima).

Áreas de Conhecimento PPT e PDF

Você pode visualizar uma visão geral super rápida de cada uma das áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos neste deck do PowerPoint Slideshare.

Você também pode baixar uma versão em PDF desta apresentação na minha biblioteca de recursos de gerenciamento de projetos.

Vamos analisar cada um deles com mais detalhes.

PMP Exam Prep

1. Gerenciamento de Integração

O Project Integration Management é o KA mais difícil de entender, porque (na minha opinião) parece tão vago.

O objetivo de toda essa área de conhecimento é deixar claro que tudo sobre gerenciamento de projetos se sobrepõe e precisa ser gerenciado como um todo holístico.

Em outras palavras, você não pode “agendar” o gerenciamento e ignorar quais os impactos que isso pode ter nas pessoas, nos riscos, nas comunicações, nos custos e no resto. Esse é o domínio em que você precisa gerenciar as interdependências entre praticamente tudo no projeto.

Eu sempre pensei que ter um KA inteiro para enfatizar esse ponto era excessivo, mas é um conceito realmente importante.

Este vídeo fornece uma visão geral do que se trata.

2. Gerenciamento de escopo

Esta área de conhecimento analisa tudo a ver com o gerenciamento do escopo do projeto. Por fim, o resultado final é que, depois de trabalhar nos processos relevantes, você sabe o que o projeto vai entregar.

Isso inclui requisitos (completos ou completos, conforme apropriado neste momento) e uma estrutura de detalhamento do trabalho, se você usar um.

Dica: não se preocupe em criar uma WBS. Se não é uma ferramenta útil para você, na vida real, você não precisa usá-la! Mas você precisará saber sobre eles se pretende fazer o exame PMP®.

3. Gerenciamento de Cronograma

O Gerenciamento do cronograma do projeto consiste em fazer um plano detalhado para informar a todos quando o projeto entregará o que está nos requisitos.

O gerenciamento do cronograma se sobrepõe fortemente às comunicações, pois o cronograma do projeto é de grande interesse para as partes interessadas. É um documento importante que você usará para gerenciar as expectativas das partes interessadas. E você o usa para acompanhar o progresso.

Existem várias técnicas diferentes para acompanhar o progresso do cronograma, incluindo gerenciamento de valor agregado e porcentagem concluída. Há um outro padrão de prática do PMI para agendamento, portanto, este KA não possui muitos detalhes sobre o “como”.

Neste KA, você aborda tudo o que é necessário para definir o trabalho necessário para entregar o escopo, colocar essas tarefas na ordem certa, estimar quanto tempo elas levarão para fazer e criar o cronograma do projeto.

O domínio também cobre manter a programação atualizada.

Você verá frequentemente o gerenciamento de cronograma e o gerenciamento de custos (veja abaixo) nas descrições dos trabalhos de gerenciamento de projetos, porque são as habilidades técnicas que os empregadores desejam saber que você pode fazer.

Imagem de Monday.com

4. Gerenciamento de Custos

O gerenciamento de custos é basicamente o gerenciamento do financiamento do projeto.

Sob o guarda-chuva do gerenciamento de custos, você irá:

Muitos gerentes de projetos em projetos menores não têm a palavra final sobre quanto dinheiro é alocado para o projeto ou assinam finalmente sobre como é gasto. Eu acho isso lamentável. Se você for fazer o trabalho, deverá ter autoridade para fazer tudo.

No entanto, acho que muitos gerentes na função de patrocínio preferem manter os recursos da bolsa. É uma pena, pois eles poderiam delegar isso aos gerentes de projeto.

Meus sentimentos pessoais sobre se você deve ter acesso ao orçamento ou não, fazer o que você precisa fazer para entender como sua organização espera que você lide com as finanças do seu projeto.

Seja você levantando pedidos de compra e aprovando faturas ou seu patrocinador, deixe o processo bem claro para que o financiamento não seja causa de atraso.

Elizabeth no telefone

5. Gestão da Qualidade

Seria bom pensar que a qualidade era algo formal coberto em todos os projetos, mas, na minha experiência e na experiência dos gerentes de projeto que eu oriento, a qualidade não é geralmente considerada formalmente.

Obviamente, isso depende do seu projeto. Se você está abrindo uma fábrica que fabrica tijolos, deseja que cada tijolo cumpra os critérios de qualidade que o tornam seguro para as obras.

Muitos projetos relacionados ao “trabalho do conhecimento” não adotam a mesma abordagem regimentada da qualidade. No entanto, é uma área de conhecimento importante que você deve conhecer e usar conforme apropriado para garantir um resultado de qualidade em seu projeto.

O Gerenciamento da qualidade do projeto envolve a preparação de um plano de gerenciamento da qualidade com métricas. Em seguida, você implementa o plano, executando tarefas relacionadas à qualidade e fazendo correções de curso, conforme necessário, para manter seu projeto com os resultados esperados.

10 áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos (PMBOK 6) com PPT e PDF 1

6. Gerenciamento de Recursos

O gerenciamento de recursos do projeto é tão importante! É o domínio em que você decide o que precisa para concluir o projeto.

Os recursos normalmente são pessoas, mas também podem ser outras coisas como:

  • Equipamento ou veículos
  • Hardware e software de TI
  • Materiais como areia, cascalho ou outros componentes
  • Instalações p. um escritório que você precisa alugar durante o projeto
  • Aparelhos de escritório como projetores.

Eu contaria dinheiro como um recurso também. Se você não tiver o financiamento, não estará executando seu projeto.

Esta área de conhecimento abrange o planejamento de como você fará o gerenciamento de recursos, a estimativa de quais recursos você precisa, a aquisição dos recursos necessários e a garantia de que os recursos físicos que você está usando estejam disponíveis conforme necessário.

Você também acompanhará a utilização dos recursos e tomará as medidas corretivas, se necessário – por exemplo, se estiver obtendo seus recursos a uma taxa mais rápida do que o planejado.

10 áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos (PMBOK 6) com PPT e PDF 3

A Área de Conhecimento em Gerenciamento de Recursos também abrange o desenvolvimento da equipe do projeto e o gerenciamento da equipe.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Desenvolver a equipe significa:

  • Ajudando-os a melhorar suas habilidades
  • Garantir que eles possam trabalhar juntos de forma eficaz
  • Criando um ambiente em que a equipe possa fazer o melhor trabalho possível.

Gerenciar a equipe significa:

  • Acompanhamento do desempenho individual em relação ao trabalho planejado
  • Fornecendo feedback sobre suas contribuições
  • Resolução de problemas que os indivíduos podem ter
  • Gerenciar iniciantes e desistentes na equipe para que a equipe permaneça coesa e as mudanças não afetem o desempenho do projeto.

Isso é bastante para um gerente de projeto, principalmente se as pessoas não trabalharem diretamente para você. Faça o seu melhor e lembre-se de definir o tom da cultura da equipe.

O trabalho em equipe é muito importante, portanto, concentre-se no que você pode fazer para tornar sua equipe de projeto um ótimo lugar para trabalhar. Mantenha o moral e o entusiasmo elevados.

Leia a seguir: Idéias para criação de equipes: caça ao tesouro on-line

10 áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos (PMBOK 6) com PPT e PDF 5
O bingo de palavras-chave pode ser uma maneira divertida de manter o engajamento elevado durante as reuniões

Gerenciamento de Comunicações

Nesta área de conhecimento, você:

  • Criar um plano de gerenciamento de comunicações
  • Comunicação “faça”, ou seja, execute seu plano, envie briefings, faça apresentações ou o que for
  • Monitore o sucesso (ou não) daqueles
  • Faça as alterações necessárias para garantir que suas próximas comunicações sejam efetivamente recebidas e cumpridas.

Gerenciamento de riscos

Há toda uma credencial do PMI no gerenciamento de riscos, o que indica que o gerenciamento de riscos é importante para os gerentes de projeto.

A área de conhecimento de gerenciamento de riscos abrange uma visão geral adequada do que você precisa fazer para gerenciar os riscos em seu projeto. Se você quiser uma orientação mais detalhada, há muitos livros sobre o assunto.

Dentro deste KA, você estará:

  • Planejando como gerenciar riscos no projeto e criando um plano de gerenciamento de riscos
  • Identificação de riscos
  • Analisando riscos (qualitativa e quantitativamente)
  • Planejando a resposta ao risco com base em sua análise
  • Realização das atividades de resposta a riscos
  • Monitorar o risco para verificar o sucesso (ou não) de suas atividades de resposta e tomar as medidas necessárias.

Basicamente, esse é o processo de gerenciamento de riscos em poucas palavras. Você gerenciará os riscos durante todo o projeto. Qualquer pessoa pode aumentar um risco ou tomar medidas para gerenciar um risco. O gerenciamento de riscos é um esforço da equipe e este é um KA que você usará repetidamente até que se torne uma segunda natureza.

Elizabeth Harrin trabalhando juntos

Gestão de contratos

Se o seu projeto não está comprando nada, você pode pular toda essa área de conhecimento na vida real, embora seja necessário conhecê-la para o exame PMP®.

Na área de conhecimento de gerenciamento de compras, você:

  • Planeje as compras necessárias e crie uma declaração de trabalho
  • Planeje como você tomará decisões sobre fornecedores
  • Realize o exercício de compras para selecionar um fornecedor
  • Gerenciar o relacionamento com o fornecedor enquanto eles fazem o trabalho
  • Feche o contrato de aquisição no final do trabalho.

Dependendo do que você está comprando e do tipo de organização em que trabalha, você pode ter acesso a uma equipe de compras especializada que pode ajudar com tudo isso. Há muitas contratações envolvidas e essas negociações podem ser bastante desafiadoras se você não estiver acostumado a estar nesse ambiente.

10 áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos (PMBOK 6) com PPT e PDF 7

Gerenciamento de partes interessadas

O gerenciamento das partes interessadas do projeto é minha área de conhecimento favorita, porque acredito que os projetos são realizados por meio de pessoas.

Também acredito que gerenciar pessoas é uma maneira um pouco arrogante de pensar sobre o trabalho que fazemos neste domínio, por isso é preferível pensar nisso como engajamento das partes interessadas.

Nesta KA você:

  • Identifique as pessoas envolvidas e afetadas pelo projeto – as partes interessadas
  • Planeje como você os envolverá em seu trabalho: crie um plano de envolvimento das partes interessadas
  • Gerencie as atividades que você usará para envolvê-las e obtenha feedback sobre se as atividades foram bem-sucedidas ou não.
  • Aja com base no feedback para melhorar o trabalho de engajamento das partes interessadas da próxima vez.

Essa também é a área do projeto em que você provavelmente terá mais desafios, porque as pessoas não agem da maneira que você espera que elas às vezes. Você estará lidando com conflitos, negociando, gerenciando políticas de escritório.

Elizabeth apresentando

Para mim, essa é a parte mais interessante do gerenciamento de projetos e também posso vê-lo na mesa com os gerentes mais seniores da empresa.

Esse também é o domínio em que você provavelmente planeja atividades de gerenciamento de alterações, se não tiver um gerente de mudanças de negócios dedicado na equipe.

O gerenciamento de partes interessadas é a parte mais interessante do gerenciamento de projetos e também pode ser visto na mesa com os gerentes mais seniores da empresa. Clique para Tweet

Portanto, vale a pena gastar algum tempo aprendendo as ferramentas e técnicas para apoiar como você realiza o trabalho através de outras pessoas, porque elas são essenciais para o seu sucesso e o sucesso do projeto!

Áreas de Conhecimento Mnemônicas

Lutando para se lembrar de tudo isso, na ordem certa? Este vídeo aborda cinco maneiras rápidas de memorizar as 10 áreas de conhecimento no Guia PMBOK – sexta edição.

Aprendizado

  • Existem 10 áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, de acordo com o Guia PMBOK® – Sexta Edição
  • Eles abrangem os principais domínios que você precisa conhecer e usar como gerente de projeto
  • Você não pode usá-los todos em cada projeto
  • Você precisará conhecer todos eles para o exame PMP®.

O iZenBridge foi revisado e aprovado como fornecedor de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI). Como provedor de educação registrado no PMI (R.E.P.), o iZenBridge concordou em cumprir os critérios de garantia de qualidade estabelecidos pelo PMI. Saiba mais sobre a variedade de cursos on-line e presenciais em seu site.


Participe da biblioteca de recursos gratuita para receber a apresentação da Área de conhecimento em PDF. Assine aqui.

Deixe-me entrar na Biblioteca de Recursos!

Obtenha acesso a mais de 30 modelos de gerenciamento de projetos, e-books, listas de verificação e muito mais. A senha secreta está no seu email de confirmação!

Você pode ler minha política de privacidade aqui.

Fixar para leitura posterior:

Aprenda as 10 áreas de conhecimento

Deixe-me entrar na Biblioteca de Recursos!

Obtenha acesso a mais de 30 modelos de gerenciamento de projetos, e-books, listas de verificação e muito mais. A senha secreta está no seu email de confirmação!

Você pode ler minha política de privacidade aqui.



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *